S.Paulo Apóstolo fala do advento da apostasia e dos falsos doutores: "nos últimos dias virão homens de falsa piedade". Nossa exegese

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I Timóteo 4, 1-4

Ora, o Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé,

Novamente a apostasia que o Apóstolo falava, agora mais especificamente "da fé". Antes argumentamos que seria uma apostasia (separação) não só do império romano realmente, como já aconteceu, como desse império como prefigura do Reino de Maria, agora podemos falar mais claramente que a apostasia é também da fé católica. Só que como esse "novo império romano" não surgiu, nos nossos tempos teremos a apostasia da fé somente, como prefigura dessa apostasia geral com anti-Cristo, embora haja discussões a respeito dessa última apostasia do mundo, dado que alguns sustentam que só aconteceria com o anti-Cristo de fato. Os "últimos tempos" são os fins das eras, como tratamos antes.

dando ouvido a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, que com hipocrisia propagam a mentira e têm cauterizada a sua consciência,

Espíritos enganadores são as diversas seitas e chefes de seitas, heresias e pessoas de língua dupla, que pervertem a fé. Doutrinas de demônios são as reivindicações contrárias à fé, tanto no campo político como no religioso. Esses espíritos podem suscitar essas doutrinas, mas uma coisa não está necessariamente relacionada a outra, por isso elas são mencionadas separadamente.

A hipocrisia é o espírito duplo, aquele que é herege tem esse espírito especialmente, o que nos leva a crer, são as heresias dominando o mundo, se propagando e cauterizando as consciências. Como dissemos no comentário aos Tessalonicenses, o ambiente estará preparado para isso.

que proíbem o matrimônio e o uso dos alimentos, que Deus criou, para que, com ação de graças, participem deles os fiéis e aqueles que conheceram a verdade.

Santo Tomás argumenta que tais práticas lembram as dos maniqueus, no entanto nossa interpretação é geral.

Matrimônio espiritual e sacramental, que correspondem à vida religiosa e ao casamento, ou seja, o casamento natural e o estado religioso será combatido, e isso nos faz lembrar as reivindicações em nossa época dos sodomitas modernos, bem como as perseguições religiosas, ou até mesmo a destruição das vocações através das falsas doutrinas, o matrimônio religioso não será mais reconhecível, terá outra aparência.


Uso dos alimentos lembram a prática judaizante, que podemos estender para o judaísmo em si, da qual o anti-Cristo nasce ao que argumenta muitos doutores. Mas também o alimento tem o sentido de mantimento natural do corpo, o uso de certos animais para fabricar roupas e outras coisas. Nos nossos dias a revolução ecológica que visa colocar o homem no mesmo nível dos animais (e depois abaixo) visa tirar o direito humano de sacrificar animais para roupas, alimento, remédios, pesquisa, etc. Parece que os alimentos querem denotar tudo que é natural ao homem, e que esses enganadores se oporam, tanto que o Apóstolo diz dos "fiéis e aqueles que conheceram a verdade", pois não só os fiéis ficam sabendo pela palavra de Deus mas todo aquele que analisa a verdade conhece essa ordem das coisas.


II Timóteo 3


Sabe, porém, que nos últimos dias sobrevirão tempos perigosos,

Perigo é para a alma ou para o corpo. A totalidade do sentido dessa passagem só iria se cumprir se fosse para ambos. Na época de São Paulo era mais para o corpo, em tempos de crise na Igreja e disseminação de seitas, o perigo para a alma existe, e pode ser junto com o perigo para o corpo, como acreditamos que será com o anti-Cristo que tomará todo o Reino de Maria, destruindo a fé, e tentará acabar fisicamente com os poucos fiéis que sobrarão.

porque haverá homens egoístas, avarentos, altivos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, malvados, sem afeição, sem paz, caluniadores, incotinentes, desumanos, sem benignidade, traidores, protervos, orgulhosos

Os ídolos do século serão a própria pessoa e o dinheiro. As blasfêmias normalmente vem por causa do ódio ao bom que Deus instituiu, como por exemplo a filha do pecado da luxúria, e ajunta a isso a incontinência citada. Desse gosto pelo sensível virá a traição, a falta de afeição, a calúnia, a desumanidade, tudo para salvar as aparências, da qual fala o Apóstolo em seguida.

e mais amigos dos prazeres do que de Deus, tendo uma aparência de piedade, porém não tendo a realidade.

Eles serão amantes dos prazeres, porque "aqueles dias serão como nos dias de Noé", e "como nos dias de Lot em Sodoma e Gomorra" segundo Nosso Senhor Jesus Cristo. A falsa aparência de piedade para se cumprir em todo o sentido profético haveria de existir entre sacerdotes e leigos, e assim se cumpre nos dias de hoje com a crise na Igreja.

Também essa parte refuta os que dizem que foram certos grupos minoritários que mudaram a Igreja, que acabaram com a tradição, porque o Apóstolo denuncia tudo, e hoje quem o faz ? A Igreja vive seu esplendor segundo os últimos papas, eles quando falam de problema, sempre parece que são problemas pequenos, não uma crise global, como indica São Paulo.


Foge também destes, porque deles procedem os que entram pelas casas e levam cativas mulherinhas carregadas de pecados, movidas por várias paixões, as quais aprendem sempre e nunca chegam ao conhecimento da verdade.

São os homens da luxúria, a época, enfatiza São Paulo, é da predominância desses homens movidos por luxúria e paixões. São Tomás adiciona que o "foge também" é para lembrar o "foge do herege, após repreendê-lo uma ou duas vezes" que aparece em Tito. Disso tiramos que esses serão ou hereges ou infiéis mesmo, e por isso o "foge também", porque então tem um sentido duplo.

E, assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, 

Janes e Jambres, segundo a tradição, foram os magos que resistiram a Moisés quando veio pedir ao Faraó a liberação do povo e este chamou os dois magos que batalharam com Moisés e tiveram suas varas transformadas em serpentes. Eles são a prefigura então desses homens perversos que São Paulo nos informa.


No sentido histórico, eles são o sinal do começo de um êxodo, o sinal de uma praga, o sinal de uma luta entre grandes potências enganadoras e grandes profetas, profetas estes, que levarão o povo ao tal êxodo, que como defendemos, tem sua meta no Reino de Maria.

A magia, não só tinha o sentido de comércio com o demônio, mas também tinha o sentido de tecnologia, pelo menos era assim até na época medieval, por isso houveram muitas confusões, a ciência experimental foi, a princípio, cheia de superstições. Sabendo disso, podemos dizer com mais clareza que a tecnologia, nos gozos que ela oferece e ciladas que ela coloca ao homem (embora seja uma ferramenta muito útil, ela é usada para isso também), é o motivo pelo qual o Apóstolo lembrou a resistência dos magos à Moisés, não que Moisés significasse a falta de tecnologia, mas significava a fé, que os magos recusaram para se aterem ao material
. Não quer dizer também que a batalha entre o profetismo e a magia será do lado do profetismo a ausência do recurso à tecnologia, porque esse lado pode usar tal recurso, embora seja melhor os milagres propriamente.


homens corrompidos do espírito, réprobos acerca da fé; todavia não irão avante, porque se tornará manifesta a todos a sua loucura, como também se tornou a daqueles.
 
Novamente a questão da heresia nos tempos desses homens orgulhosos. O que é importante nessa passagem é como será manifesta a loucura deles. Já dissemos que será de modo análogo ao que houve na batalha de Moisés e os magos, com milagres e tudo, mas também com pragas.

Aqui vem um detalhe curioso, pois se será "manifesta a todos", quer dizer que
até a manifestação nem todos conhecerão a essência desses homens: eles enganarão a muitos. De que modo será manifesta ? Só possuímos a opinião das revelações particulares como a da Beata Taigi que já tratamos: a vinda de um Papa Santo eleito de forma extraordinária implantará reformas para sacudir toda a enganação.

Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, a minha maneira de viver, as intenções, a fé, a loganimidade, a caridade, a paciência, as (minhas) perseguições, sofrimentos,

Um apelo à tradição e exemplo de São Paulo, bastião desta. A maneira de viver de sempre, as intenções de sempre, a fé de sempre ajudarão o fiel naquela hora. Mesmo assim haverá o fiel que suportar perseguições, sofrimentos, e ter paciência e caridade, "a caridade de muitos esfriará" disse Nosso Senhor. O pecado contra a caridade é o cisma, e o apóstolo aí indica quanto é desnecessário cismar e estar desunido da Igreja naquele tempo quando "a abominação da desolação estiver no lugar santo".


quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e em Listra, perseguições que sofri, mas de que me livrou o Senhor.
 
Esses eventos são as prefiguras daqueles tempos, se serviu de exemplo para o Apóstolo. De tudo aquilo livrou Deus o justo.

Em Antioquia não só é onde São Paulo resistiu em face a São Pedro pelas práticas judaizantes, e é contrariado por outros apóstolos (Gl 2), como é palco de evangelização de pagãos (At 15) e é de lá que veio parte dos judeus que apedrejaram São Paulo em Icônio (At 14).


Em Icônio o povo, que era composto por gentios e judeus, ficou dividido entre os judeus e os apóstolos, e no fim eles fugiram por causa do motim dos inimigos da religião que queriam apedrejá-los (At 14).
 
Em Listra aconteceu o milagre do homem aleijado das pernas que São Paulo sarou e então os pagãos aclamarão Barnabé e Paulo como Deuses e queriam a eles sacrificar, mas foram impedidos pelos Apóstolos. Logo em seguida Judeus de Antioquia e Icônio apedrejaram Paulo e ele ficou como morto, mas depois foi milagrosamente curado (At 14).

Porque ele é finalmente apedrejado em Listra, o apóstolo cita esse local por último, porque é a última perseguição, representa o martírio. Estes três lugares de evangelização representam, no contexto profético que dá São Paulo, a perseguição religiosa, pelos próprios membros da religião (as heresias), as divisões (cismas), e então o apedrejamento (martírio, morte). Estas são as fases que a Escritura Sagrada quer que tenha atenção nos últimos tempos, e que chegaram ao ápice na época do anti-Cristo, mas que antes terá sua prefigura em alguns aspectos.

No entanto só podemos fazer uma análise geral da prefigura desses eventos, assim como o Apóstolo faz, caso contrário cairíamos em mil opiniões, ficaria muito nebulosa a interpretação. Então, junto a estes homens prevaricadores dos últimos tempos haverão três fases, a das heresias (quando eles aparecem e começam este último tempo), a dos cismas, e que por isso redundará em confrontos. Parecerá que a Igreja, representada pelo apóstolo, morreu, mas então ela se levantará.


Todos os que querem viver piamente em Jesus Cristo, padecerão perseguição. Porém os homens maus e sedutores irão de mal a pior, errando e induzindo outros a erro.
Mas tu persevera no que aprendeste e que te foi confiado, sabendo de quem aprendeste; desde a infância tiveste conhecimento das sagradas letras, que te podem instruir para a salvação, pela fé que está em Jesus Cristo. 

São Paulo exorta novamente para se ater às Escrituras Sagradas, aos textos antigos e ensinamentos da tradição, porque isto garantirá a fé naquele tempo.

Toda a Escritura divinamente inspirada é útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para formar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, apto para toda a obra boa.


Além da Escritura, pode se dizer dos escritos permeados de infalibilidade da Igreja, as quais são os propriamente ditos e os da tradição, repetições do que sempre foi o ensinamento católico.