Papa Francisco: aumento do uso de ar-condicionados é hábito nocivo, "tal comportamento que às vezes parece suicida". Vida na selva ?

Clique na foto para ver maior
O Papa Francisco afirmou em sua Encíclica Laudato Si' (grifos nossos), do dia 24 de Maio de 2015:

"55. Pouco a pouco alguns países podem mostrar progressos significativos, o desenvolvimento de controles mais eficientes e uma luta mais sincera contra a corrupção. Cresceu a sensibilidade ecológica das populações, mas é ainda insuficiente para mudar os hábitos nocivos de consumo, que não parecem diminuir; antes, expandem-se e desenvolvem-se. É o que acontece – só para dar um exemplo simples – com o crescente aumento do uso e intensidade dos condicionadores de ar: os mercados, apostando num ganho imediato, estimulam ainda mais a procura. Se alguém observasse de fora a sociedade planetária, maravilhar-se-ia com tal comportamento que às vezes parece suicida".

Algumas ponderações sobre esta afirmação. Ela:

1 - Se levada a cabo, acabaria com a economia mundial
2 - É contraditória com a atitude do Papa
3 - Só nos faz entrever mais absurdos

1 - Se levada a cabo, acabaria com a economia mundial

Não só para melhor conservar objetos de arte, arquivos antigos e computadores servem os condicionadores de ar, mas para protegem algo mais valioso que isso: a vida humana.

Um artigo do "National Review" nos mostra que, há dois anos atrás, o "National Bureau of Economic Research" publicou um estudo sobre como o ar-condicionado reduz as mortes por calor nos Estados Unidos por até 80% e poderiam salvar ainda mais vidas em países mais quentes e mais pobres [1]. Se o Papa acredita no aquecimento global, ainda mais necessário seria elogiar o ar-condicionado em vista de salvar estas vidas e trazer conforto para estas zonas !

Os condicionadores de ar também aumentam a produção de trabalho e preserva a economia dos países. Citado pelo artigo acima, um estudo publicado pelo mesmo "National Bureau of Economic Research" argumenta que a produção tem seu cume em 18 graus e diminui por volta de 15% toda vez que a temperatura cresce 10 graus.

2 - É contraditória com a atitude do Papa

Acaso o Papa Argentino deixa seu aposento do Domus Sanctae Marthae sem refrigeração alguma no verão de Roma que chega até 40 graus ou sem aquecimento no inverno que chega a 6 graus negativos ? Ou recebe seus convidados, chefes de Estados e pessoas importantes de vários países, nos enormes aposentos do Vaticano, nesse períodos, sem condicionar o ar de maneira alguma ? Que disparate seria se recebesse.

E os Arquivos secretos e a Biblioteca do Vaticano, bem com as inúmeras obras de arte de lá deverão sofrer os malefícios das alterações climáticas não dispondo dessa tecnologia (o que é estritamente necessário para conservar estas coisas melhor) ? 

3 - Só nos faz entrever mais absurdos

O curso dos acontecimentos da crise mundial, que foi profetizado pela tradição católica, assim como o extermínio dessa crise na esfera civil e eclesiástica, bem como a restauração da ordem (vitória da contra-revolução), é algo evidente, algo provado em detalhes por nós em outros artigos.

Mas esta e outras declarações semelhantes do Papa Francisco fazem-nos pensar se esta crise, dentro da Igreja, atingirá todos os seus aspectos possíveis, se todas as coisas mais impensáveis em outro tempo acontecerão. Ririam, um tempo atrás, os que ouvissem que Dr.Plinio Corrêa de Oliveira cogitou a recepção de um Papa "pós-conciliar" receber um disco voador com ET's marcianos (que só podem ser demônios), mas o próprio Papa Francisco nos disse que ele os batizariam, se pedissem.

O que mais nos espera ? Chegará a crise na Igreja na plenitude dos atos e palavras fora da piedade do Papado ? Um Papa ainda andará pelado no Vaticano ? De short mergulhará em uma piscina mista ? Falará que o homossexualismo deve ser aceito ? Nesse raciocínio, tudo caminha para o imprevisto. Que Deus nos ajude.

Salmo em reparação (Salmo 129)

"Desde o mais profundo clamei a Ti, Senhor. Senhor, ouve a minha voz. Estejam atentos os teus ouvidos à voz da minha súplica. Se examinares, Senhor, as nossas maldades, quem, Senhor, poderá subsistir ?

Mas em Ti se acha a clemência, e por causa da tua lei pus em Ti, Senhor, a minha confiança. A minha alma está confiada na sua palavra, a minha alma esperou no Senhor.

Desde a vigília da manhã até a noite, espere Israel no Senhor. Porque no Senhor está a misericórdia, e há nele copiosa redenção. E Ele mesmo redimirá Israel de todas as suas iniquidades".

Veja mais sobre a crise na Igreja:

Papa Francisco diz: "todos nós nos encontraremos no céu". Há espaço para o inferno na teologia de Francisco ?

Papa Francisco diz: "O Corão é um livro profético de paz". O que pensar ? 

João Paulo II celebra missa com homens e mulheres nus (índios), que ajudam a ler a epístola e a levar as oferendas  

Papa Bento XVI em fotos mostra que revolucionou os símbolos, roupas e paramentos Papais

Papa Bento XVI refuta em fotos os que o chamam de "mestre da liturgia"

Clique aqui para ver mais provas da crise na Igreja

--------------------------------------------
[1] "Pope Francis Is Wrong about Air Conditioning". Shubhankar Chhokra, 18 de Junho de 2015. Disponível em: http://c10.nrostatic.com/article/pope-francis-air-conditioning-climate-change-encyclical