A Doutrina Católica dá medida de modéstia no trato social?

Contraste entre a indumentária antiga
de um rei e a nova, de estilo
burguês. Também o trato social
decaiu


São João Batista de La Salle, rogai por nós!

Extraído de: "O Príncipe dos Cruzados (Volume II, 2a edição)".

Modéstia nos gestos em geral


Difícil é dar medida de modéstia gestual na mesa e nos salões com tantas diversidades culturais. Em alguns países é falta de educação servir o vinho a si mesmo, em outros não. Então, considerando que se tem consciência disso, em um lugar determinado ato é pecado e em outro não? Ou só uma das culturas é pecaminosa? E se uma pessoa que em consciência desobedece essa regra de etiqueta local peca, como mostrar que o pecado não é relativo ao lugar?

Primeiro, é preciso entender que há uma modéstia global, isto é, algo que nenhuma cultura pode desobedecer. Assim, o costume indígena de andar pelado deve ser banido. Ou mesmo o costume de muitos (infelizmente não mais ligado somente aos índios) de comer igual um animal.

Dentro da modéstia geral, são saudáveis as diferenças regionais e nacionais, até porque dizem muito sobre a característica de um povo, mostram quais hábitos são mais comuns em certas regiões, e por quais razões. Tais razões por vezes se fundam nos próprios hábitos, como o dos gaúchos, que comem muita carne e, para auxiliar a digestão, no lugar da ingestão de verduras tomam mate, que também esquenta, pois sua região é fria.


Outro hábito a ser notado é o do francês, que em sua residência considera falta de educação aquele convidado que se serve ou serve os outros de vinho, coisa que é reservado somente ao dono da casa. No caso dos gaúchos, não pecaria o homem comendo verduras junto da carne e negando educadamente o mate, pelo fato que nem todos são acostumados com essas comidas no paladar (embora seja sempre bom estarmos em harmonia com o ambiente). Já no caso do francês seria um desrespeito à hospitalidade do dono da casa se servir de vinho (em consciência desta regra de educação local) porque faria oposição à generosidade francesa embutida nesse ato, enquanto no caso dos gaúchos não há ato de virtude conectado ao hábito do chimarrão. Aliás, fazer isso em nada adiciona ao homem, antes tira, pois do outro modo ele é servido.

Baseado nisso, cremos poder responder:
Então, em um lugar determinado ato é pecado e em outro não? Ou só uma das culturas é pecaminosa?  Enquanto estiver nos limites da modéstia geral para os movimentos e gestos, é pecado se o ato for contrário ao costume que está atrelado a uma virtude, enquanto a pessoa que o comete tem consciência que o ato a ser feito será mal-visto.

E se uma pessoa que em consciência desobedece essa regra de etiqueta local peca, como mostrar que o pecado não é relativo ao lugar? Não é relativo, porque no hábito saudável a virtude atrelada ao costume é imutável.

Com isso estão delineadas as linhas gerais de um método muito básico para analisar os costumes existentes ou vindouros no mundo.


São João Batista de La Salle sobre alguns aspectos universais do trato social

"Para falar com prudência, deve-se também observar o momento propício para falar ou para calar; porque o Sábio diz que é ser muito imprudente e leviano não observar o momento e falar quando somente a vontade de falar nos leva a isso.

De acordo com São Paulo (Col 4:6), todas as palavras que dizemos, devem ser acompanhadas pela graça e temperadas pelo sal de tal maneira que se saiba por que
e como as dizemos.

Por fim, segundo o conselho do Sábio (Eclo 18:19), precisamos informar-nos antes de falar e assim nunca falar de uma coisa que não conhecemos bem, e dizer o que temos a dizer com tanta sabedoria e honestidade que nos tornemos amáveis em nossas palavras" [1].

"Ao falar sempre se devem utilizar termos honestos, ordinários e inteligíveis e próprios do tema de que se fala e não termos particulares e rebuscados. Deve-se particularmente evitar as expressões impróprias que não são francesas [língua do santo] e que não correspondam à pureza da língua. Embora não seja correto usar no discurso termos e expressões muito rebuscadas, é preciso evitar um certo francês corrupto que não poucas pessoas usam com freqüência por não prestarem bastante atenção a sua maneira de falar" [2].

Exemplo de noção não igualitária de trato social retirado de um manual de civilidade antigo

"Ponto importantíssimo em matéria de civilidade é a arte de tratar cada um segundo a dignidade, a precedência e os méritos adquiridos. Conta-se que o príncipe de Talleyrand era mestre consumado nesta arte. Num jantar familiar de alta sociedade, eis como distribuiu as fatias de um pernil. Ao seu vizinho da direita, o Sr. Barão de... principal conviva, disse:

"Sr. Barão de..., poderia eu ter a ousadia de lhe oferecer uma fatia de pernil?"

Ao comensal da esquerda, segundo conviva em dignidade, disse:

"O sr. teria a gentileza de aceitar um pouco de pernil?"

Ao terceiro falou: "O sr. quer pernil?"

Ao quarto: "Um pouco de pernil?"

Enfim ao quinto, disse apenas com um gestinho da faca: "Pernil?" " [3].


CLIQUE: Modéstia, Pureza e Elegância: masculina e feminina

------------------------------------------
[1] Regras de Cortesia e de Civilidade Cristã, Cap.vii, Seção iv 
[2] Idem. cap.vii, art.vi
[3] Pequeno Manual de civilidade para uso da mocidade, preliminares, pg.5