Lançamento da 3a edição do volume 1 de "O Príncipe dos Cruzados" (parte 1 e 2). Pressupostos, sumários sintéticos e downloads

Volume I,
Parte 1.
Concepção artística de
um brasão hipotético
Com júbilo e alívio publicamos a prometida terceira edição do volume I no dia 18 de Novembro de 2021, Festa da dedicação das Basílicas de S. Pedro e S. Paulo.

Vale reiterar:

-
À introdução
deste trabalho, antes "introdução ou como ler este volume", se agregou o nome de "pressupostos" por expressar melhor sua importância.
Volume I,
Parte 2

- Aqui só não se disponibiliza publicamente o capítulo VI do volume I, parte 1, bem como as referências de incrementos de cada edição ao final dos pressupostos por razões de encurtamento.



A SEGUIR:

* PRESSUPOSTOS E INTRODUÇÃO DE TODO O VOLUME I
.

* SUMÁRIO SINTÉTICO DA PARTE
1 COM ALGUNS HIPERLINKS

* SUMÁRIO SINTÉTICO DA PARTE 2
COM ALGUNS HIPERLINKS

* PASSOS PARA DOWNLOAD DOS PDF'S:




* PRESSUPOSTOS E INTRODUÇÃO DE TODO O VOLUME I
(nas outras edições chamado de "como ler este volume...")


Adendo da 3a edição: ordenamos os pressupostos deste volume, elencados desde a primeira, ainda que esparsos pela introdução:

Pressuposto 1: o público-alvo da parte 2 deste volume é o geral, já a parte 1, infelizmente hoje pode interessar mais a um público determinado, embora o seu capítulo VI, o resumo breve de tudo, seja acessível ao público geral. Acima de tudo, onde se adentra na seara teológica, este volume é inteiramente submisso à censura eclesiástica, isto é, à hierarquia que vai do Sumo Pontífice aos seus subordinados no globo.

A Santa Sé legisla, julga e administra a Santa Igreja de Deus, tendo o Papa Reinante como a última instância. Por isso, o
primeiro capítulo da parte 1, que reune doutrina de autoridade eclesiástica sobre profecias, foi nomeado "essencial" para a compreensão de todo o resto. Toda teologia da história, hipóteses e interpretações da parte 1 não são, portanto, infalíveis.
 
Pressuposto 2: a parte 2 do volume I demonstra tudo que não caberia na parte 1 relativo à Plinio Corrêa de Oliveira: seu profetismo, atuação através da TFP, e sua santidade que cremos sem querer nos adiantar ao juízo da Santa Sé, suprema legisladora e juíza de todo o direito canônico.
 
De modo que a segunda parte do volume I pode ser lida sem a primeira, e a primeira sem a segunda, com boa vontade. Formam um conjunto, porém, são divulgadas separadas por duas razões: extensão das partes e o interesse de muitos em só uma.

Pressuposto 3: a parte 1 se concentra nos eventos bem anteriores ao fim do mundo e à vinda do Anticristo, como exposto no capítulo I, onde também se rechaça qualquer tipo de milenarismo, ou reino próximo de mil anos antes do fim da história, bem como qualquer segunda vinda de Cristo à Terra antes da derradeira.
 
Pressuposto 4: na parte 1, cálculos de datas não miram o fim do mundo ou o Anticristo. Não marcam data para castigos ou para o "triunfo do Coração de Maria", mas conjecturam a vinda de vozes anunciadoras destes. Tais métodos se assemelham aos que prevêem chuva com mais certeza, pois detêm muitos elementos de medição. Aqui, são estes: compilação doutrinária sobre tratamento de profecias e exegese (C. I), teologia da história sobre o tema (C. II), hipóteses relativas ao que foi apresentado (C. III), e o conjunto das profecias públicas (C. IV) e das privadas mais autorizadas, fiáveis e convergentes (C. V). Repila-se, porém, qualquer estímulo a esperar sentado, ou a fugir para as montanhas em dada época. E se mesmo assim são passíveis de censura eclesiástica, não o serão por gente com mau espírito, ou censores fora da comunhão com o Santo Padre.
 
"Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente?" (S. Lucas XII). Pode-se representar a parte 1 deste volume com uma metáfora: o Capítulo I são os tijolos, o II, o cimento, o IV, a água que firma o cimento, o V, o telhado, e as conjecturas principalmente vistas no capítulo III, a mão de tinta que uniformiza tudo. Já a planta é o capítulo VI, o breve resumo de tudo.
 
Pressuposto 5: o critério seletivo e exclusor de diversas profecias foi explanado no começo do capítulo V da parte 1.

A Providência Divina sempre sabe melhor. Por enquanto, ansiamos pelo encontro de algumas das profecias, hoje perdidas, para incluí-las. De fato, elas existem.
  
Pressuposto 6: o nome “TFP”, quando usado, não se refere ao caráter jurídico perante a lei civil, mas ao seu sentido espiritual ou à sua existência até 1995, quando faleceu a fonte desta vocação, um profeta por sabedoria, segundo o título da parte 2 deste volume desde 2015.
 
Assim, há liberdade para as teses sem emitir juízo sobre a "Associação em defesa da Tradição, da Família e da Propriedade" atual. Este volume e toda a série, portanto, não pertence a nenhuma entidade ou grupo, bem como não exprime o pensamento da TFP brasileira e a de outros países, co-irmãs e autônomas.
 
*** 
 
O sumário explica por si o intento deste volume. Reforçamos aqui o que devia ser afirmado por todo católico: o objetivo é glorificar a Deus: "o que profetiza, fala aos homens para sua edificação, exortação e consolação" I Cor. XIV. "Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom" I Tess V. Fazemo-lo através da exposição das profecias privadas, as quais convergem em uma grande denúncia ao mundo oposto à doutrina católica tradicional, e a Civilização que esta inspirou. 

Também estas profecias têm vaticínios do futuro. Afinal, "o Senhor Deus não faz nada sem ter revelado antes o seu segredo aos profetas, seus servos" Amós III, 7.

Este volume está em formato digital, pois incentiva o uso de algum e-reader para a leitura desta obra que, apesar de não ser de domínio público, é disponibilizada gratuitamente. Com um e-reader que simula um livro de verdade, lê pdf's antigos, e ainda inclui dicionário, o leitor também terá acesso a muitas obras boas que caíram em domínio público.


Adendo da 3a edição: após 5 anos, chegamos à conclusão que esse trabalho é menos que palha. Se há algum mérito, ele precisa ser concedido aos inúmeros santos, beatos, e profetas em odor de santidade que receberam inúmeras profecias, sem contar com os diversos católicos que trataram do tema. Só tivemos a graça de poder compilar toda esta riqueza da Santa Igreja. Um dia a Virgem Santíssima suscitará filhos verdadeiramente marianos para realizarem um trabalho bem melhor do que este. Ademais, se há alguma contribuição original nesta obra, o assentimento é inteiramente dependente do juízo da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Se algum dia algo aqui escrito for recusado, previamente já nos pomos ao lado Dela.

A data escolhida para publicar esse pdf pela primeira vez também é relevante: 13 de Maio de 2015, festa de Nossa Senhora de Fátima. Noventa e oito anos depois da primeira aparição. A data é simbólica, também, porque sete anos após começarão, segundo nossas hipóteses, eventos nunca antes vistos pela humanidade, mas antes vislumbrados pelos profetas (Adendo da 3a edição: não se trata do fim do mundo, tampouco é um convite para esperar sentado, ou programar a vida de acordo com isso!). O primeiro dos 7 anos que nos separa do ano aguardado, e a primeira das 7 aparições que nos separa da aparição aguardada têm data no dia 13 de Maio. Afinal, a Virgem de Fátima ainda disse: “Virei aqui uma sétima vez”. Somente seis aparições ocorreram.


Na 2a edição, foram feitas diversas correções de português, assim como reformulação ou eliminação de frases incompreensíveis, mesmo no contexto, por causa da falta de revisão em alguns artigos escritos com pressa e sob "brainstorming".

Adendo da 3a edição: escritos em plena "Pátria Educadora" do governo socialista brasileiro, a primeira e a segunda edição careciam de revisão de ortografia, coesão, pontuação, norma culta da língua, paralelismo sintático, concordância verbal, crase, etc. Graças a Deus pudemos corrigir isso, livrando-nos um pouco da ignorância. A pressa foi tão inimiga da perfeição que só nesta 3a edição foi percebida a falta de um artigo importante na 1a edição.
O que chamamos de atualização na 2a edição eram as revisões, agora de fato feitas. Quanto à diagramação, foi inserido o que faltava: numeração, quebras de página, capa na parte, bordas menores, arrumação de textos fora de ordem, etc. A inclusão de imagens aumentou o número de páginas. Se julgamos correto em deixar público o trabalho sem todos esses elementos, o futuro dirá melhor do que o presente, já o fato consiste no seguinte: esta edição é a mais próxima do que visávamos.

***
 
Adendo da 3a edição:
é importante ressaltar trechos de pedidos e confianças inspiradas de Plinio Corrêa de Oliveira (dispostos integralmente na parte 2 deste volume) e oferecer à Mãe de Deus este labor, para que seja o cumprimento de anseios tão justos, tão esquecidos, tão urgentes que esse filho da Virgem Santíssima exprimiu, e que infelizmente seus herdeiros não atentaram em cumprir. Antes mesmo de conhecermos estas palavras a seguir, já tínhamos o objetivo de fazer algo assim, e podemos dar graças à Maria Santíssima por poder compilar este trabalho, mesmo tão aquém do ideal.
 
"Então, o melhor jeito é estudar e analisar o que previram a respeito de nosso século as melhores fontes, quer dizer, processos de canonização, livros escritos por santos, etc. E vermos o que tem de unum em todas essas visões, e o que tem de discordantes.

É um embasamento que no caos da Bagarre [N.E: nome usado para o castigo mundial explicado no capítulo II da parte 1] nos parece o porto do contra-caos, e, até certo ponto, pode ser que as previsões tratem de algumas coisas e não de outras. Mas tem alguma coisa que é um vade mecum, que me parece de uma importância muito grande.
 
Essas revelações privadas têm o que há de falível em que há em toda obra humana. Mas não se pode sustentar que nelas, consideradas no seu conjunto, nada há em que o fiel não possa encontrar uma previsão provável, se não indiscutível do fatos que vão acontecer. Não é, portanto, uma afirmação concernente a esta ou aquela previsão, mas é concernente ao bloco, ao conjunto.

Deus não teria dado tantas revelações a santos, beatos ou pessoas cuja heroicidade e virtudes a Igreja estudou e proclamou, que acabassem não sendo no seu conjunto fiáveis. Isso é uma coisa que me parece de primeira evidência. Portanto, é razoável que os fiéis procurem com prudência e com discernimentos necessários, atendendo o que diz a Igreja sobre as cautelas com que é preciso considerar essas previsões. E assumi-las na medida em que nos pareçam razoáveis, e com isso fazer um tesouro que poderá nos servir para muita coisa complicada e difícil que possamos ter diante de nós.
"
(Conselho de Dr. Plinio para uma comissão de estudos de profecias no dia 19 de Abril de 1995, segundo contou o Sr. Luis Dufaur em uma reunião no ANSA, no dia 26 de Setembro de 1996).
 
"Esta [N.E: meditação do "passado do homem e sua história espiritual com vistas ao futuro"] é uma espécie de meditação profética, que tenho a impressão que é da escola espiritual da TFP e que propriamente permitam-me uma confidência, mas estamos chegando à plenitude dos tempos e é preciso ir soltando as confidências tenho a impressão que os Êremos [N.E: casas de estudo da TFP] deveriam ter caminhado para lá. Para mim isto é evidente.

Não fizeram porque não quiseram. Quando eu falava, por exemplo no
Êremo de Elias, certo mistério no Êremo de Elias, etc, eu tinha em vista sobretudo – não me leve mal a confidência – encaminhar o espírito para este suco de meditação que não recebeu apetência. Isto estou longe de comentar com amargura, com nada disto, isto é uma outra questão.

Porém, cada um deveria em torno da meditação profética, vista como meditação síntese, meditação própria à nossa vocação, mas enquanto meditação síntese, meditação culminante, cada um cabendo ter feito algo de específico. Não foi feito e está acabado, mas o chamado fica, para isto renascer de algum modo em Jasna Gora [N.E: outro Êremo], de outra maneira, etc" (
Reunião Normal, 4 de Fevereiro de 1967, Sábado).

Peçamos à Virgem Co-Redentora que suscite apóstolos que possam fazer um trabalho como este, mas muito melhor.
 
***
 
A seguir, pode-se ver os incrementos mais dignos de nota de cada parte, em todas as edições, conforme prometido desde a primeira.

1a edição - Parte 1 (13 de Maio de 2015) e 2 (Maio de 2015), 477 e 193 páginas, respectivamente.

2ª edição (2018):

Parte 1 (609 pgs.):
(...).

Parte 2 (218 pgs.):
(...).

3ª edição (2021): 
:

Parte 1 (790 pgs.):
(...).

Parte 2 (308 pgs.) (
...).


Somente com descobertas relevantes colocaremos novos detalhes e artigos em futuras edições, que certamente existirão pelo menos para correção de erros de português, estilo, etc. Comprometeremo-nos, assim como afirmado desde a primeira edição, a ressaltar aqui estas mudanças.
  

Eloi Taveiro,
18 de Novembro de 2021,

Festa da dedicação das Basílicas de S. Pedro e S. Paulo.



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* SUMÁRIO SINTÉTICO DO VOLUME 1, PARTE 1

(hiperlinks em azul para alguns mais importantes ou para páginas deste site)



PRESSUPOSTOS E INTRODUÇÃO DESTE VOLUME

Sete anos de Cruz, Sofrimento e Desprezo. Cronologia de um fracasso

Parte 1: Da Teologia da História às profecias

Cap. I - Doutrina Católica compilada essencial e subjacente à parte 1 (veja a seção)

(Compilado de doutrina católica sobre revelações públicas e privadas. Regras da exegese empregada a partir de obras conceituadas. Doutrinas comuns dos Doutores e Padres da Igreja sobre escatologia. Profetismo na ordem do Carmo. Contra o milenarismo. Diferença entre teologia da história, hipótese teológica e interpretação. Fatores sociais e psicológicos afetando interpretações. "Fim dos tempos" e "últimos tempos": sua diferenciação e autores, incluso um elogiado por S. Teresinha, concordando que falta o mundo ser católico. Sociologia Católica Tradicional, base para este trabalho. Razões da Peste na Teologia da história).

Cap. II - Teologia da História (veja a seção)

(Castigo Mundial ou Bagarre, três dias da escuridão. Reino de Maria, características deste Reino. Apóstolos dos últimos tempos. Três apóstolos principais. Raciocínios do Pe. Antônio Vieira, Plinio Corrêa de Oliveira, originais, e uma apreciação dos erros e acertos do padre português)

Cap. III - Hipóteses Teológicas (veja a seção)

(Eras da Igreja em parte segundo Santos. Sobre São João Evangelista. Hipóteses relativas a eventos futuros. Duplo dogma a ser proclamado. Monte Nebo e a Arca da Aliança. As dez Tribos perdidas de Israel. Behemot e Leviatã. Descobertas incríveis nos documentos do Mar Morto e uma Teoria sobre isso, etc)

Cap. IV “Unum” interpretativo das Profecias Públicas (divisão por tema predominante)

(Crise na Igreja, Castigo Mundial, Reino de Maria, Eventos nestes. Do antigo ao novo Testamento, com contribuições de diversos exegetas)

Cap. V“Unum” interpretativo das Profecias Particulares (ORDENADO CRONOLOGICAMENTE SÓ NO PDF)

(Critérios de seleção e supressão de revelações particulares. Grandes Aparições da Rainha dos Profetas, profecias e previsões privadas segundo os critérios)

Capítulo VI - Conclusão ou História do Futuro (SÓ NO PDF)

(Resumo breve do exposto nesta parte do volume I: conjunto das profecias privadas, teologia da história e hipóteses feitas em harmonia com resto)


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* SUMÁRIO SINTÉTICO DO VOLUME 1, PARTE 2

(todos os artigos estão na página dedicada ao tema, embora não necessariamente nesta ordem do pdf)

PRESSUPOSTOS E INTRODUÇÃO DESTE VOLUME

Sete anos de Cruz, Sofrimento e Desprezo. Cronologia de um fracasso

Parte II: Plinio Corrêa de Oliveira: O Santo Elias de seu tempo e profeta por sabedoria

Breve biografia

Cap. I: Previsões e profetismo no âmbito da Política no século XX

1. Previsões na esfera Política

2. Profetismo na esfera Política

Cap. II: Previsões e profetismo na esfera Religiosa no século XX

1. Na década de 30 e 40, quando o progressismo no Brasil lançava raiz, e uma mentalidade anti-cristã na política tentava impor-se

2. No Concílio Vaticano II, na Missa Nova de Paulo VI e na Resistência Filial ao Papa

3. Nas campanhas contra os omissos e subversivos na Igreja, e na divulgação da mensagem profética de Fátima

Cap. III:
Previsões e profetismo no âmbito dos Costumes, Ambientes e Civilizações no século XX

1. Previsões na esfera Temporal

2. Profetismo na esfera Temporal (resumo)

Cap. IV: Previsões aos particulares e ações da Providência a seu favor

1. Previsões no âmbito dos eventos particulares

2. Ações da providência a seu favor

Cap. V: Elementos de sua vida presentes em hagiografias da Igreja (neste link, em "exemplos" )

Se se escreve sobre um homem que buscou a divulgação da verdade, do conhecimento, e buscou a coerência na fé, nada mais sensato que divulgá-lo, conhecê-lo, e ser coerente com o que ele inspirou, portanto, a parte 2 está disponível gratuitamente: https://archive.org/details/o-principe-dos-cruzados-volume-1-parte-2-3-ed-plinio-correa-de-oliveira-o-santo-
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* PASSOS PARA DOWNLOAD DOS PDF'S:

Para evitar a sinalização anterior de que aqui é casa da mãe Joana (via
download livre), e a fim de resguardar direitos morais e patrimoniais, segundo a lei 9.610/98, somente disponibilizaremos o volume I após pedido via e-mail à edição geral do site, com nome completo do interessado:

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SOLICITAR BREVE E EDUCADAMENTE via e-mail o seu pedido, especificando a parte desejada.

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