As prefiguras da Santa missa no antigo testamento. O sacrifício da santa missa revoga o sacrifício antigo.



Sobre a Santa Missa:

“Este Sacrifício foi estabelecido para tomar o lugar de todos os sacrifícios do Antigo Testamento” 
Santo Agostinho, Cidade de Deus, Livro XVII

O sacrifício da santa missa revoga o sacrifício antigo. Algumas previsões da instituição da santa missa no Antigo Testamento. 


-Gênesis 14

Melquisedeque usa pão e vinho, que haveria de ser usado pelo Senhor na instituição da missa

18 Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, mandou trazer pão e vinho, 19 e abençoou Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e terra! 20 Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos em tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.


-Gênesis 22
 

Abraão oferece seu filho único a Deus, mediante pedido, e na hora do sacrifício, Ele manda um anjo parar Abraão, e oferece um cordeiro, porque é Deus quem oferecerá Seu Filho único em holocausto.

O cordeiro a ser sacrificado é encontrado entre os espinhos, é a prefigura da coroa de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo.


1. Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: “Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele.
2. Deus disse: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.”
3. No dia seguinte, pela manhã, Abraão selou o seu jumento. Tomou consigo dois servos e Isaac, seu filho, e, tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado.
4. Ao terceiro dia, levantando os olhos, viu o lugar de longe.5. “Ficai aqui com o jumento, disse ele aos seus servos; eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós.”
6. Abraão tomou a lenha do holocausto e a pôs aos ombros de seu filho Isaac, levando ele mesmo nas mãos o fogo e a faca. E, enquanto os dois iam caminhando juntos, 7. Isaac disse ao seu pai: “Meu pai!” “Que há, meu filho?” Isaac continuou: “Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?” 8. “Deus, respondeu-lhe Abraão, providenciará ele mesmo uma ovelha para o holocausto, meu filho.” E ambos, juntos, continuaram o seu caminho.
9. Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha.
10. Depois, estendendo a mão, tomou a faca para imolar o seu filho.
11. O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui!”
12. “Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.”
13. Abraão, levantando os olhos, viu atrás dele um cordeiro preso pelos chifres entre os espinhos; e, tomando-o, ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho.

-Salmo 109


Ele está sentado à direita do Pai, só pode ser o Filho de Deus


1 Salmo de Davi. Eis o oráculo do Senhor que se dirige a meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu faça de teus inimigos o escabelo de teus pés. 2 O Senhor estenderá desde Sião teu cetro poderoso: Dominarás, disse ele, até no meio de teus inimigos.

Foi gerado antes da aurora, isto é, é o Filho gerado pelo Pai antes de todos os séculos


3
No dia de teu nascimento, já possuis a realeza no esplendor da santidade; semelhante ao orvalho, eu te gerei antes da aurora

 
Como Melquisedeque no Gênesis, o Messias irá usar pão e vinho na Nova Aliança, por isso é segundo a ordem dele
 

4 O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec.

-Salmo 39

Nessa parte trata de tirar os pecados do mundo pela paixão de Cristo
 
Ao mestre de canto. Salmo de Davi. 2 Esperei no Senhor com toda a confiança. Ele se inclinou para mim, ouviu meus brados. 3 Tirou-me de uma fossa mortal, de um charco de lodo; assentou-me os pés numa rocha, firmou os meus passos;

O novo cântico é a nova aliança, muitos verão esse aliança pois ela durará até o fim do mundo. O homem deve manter-se nessa fé.
 

4 pôs-me nos lábios um novo cântico, um hino à glória de nosso Deus. Muitos verão essas coisas e prestarão homenagem a Deus, e confiarão no Senhor. 5 Feliz o homem que pôs sua esperança no Senhor, e não segue os idólatras nem os apóstatas.

As riquezas do santo sacrifício são inumeráveis.
 

6 Senhor, meu Deus, são maravilhosas as vossas inumeráveis obras e ninguém vos assemelha nos desígnios para conosco. Eu quisera anunciá-los e divulgá-los, mas são mais do que se pode contar.

Os sacrifícios são nada em comparação ao sacrifício da missa, o Salvador diz "eis que eu venho. No rolo do livro está escrito de mim"
 

7 Não vos comprazeis em nenhum sacrifício, em nenhuma oferenda, mas me abristes os ouvidos: não desejais holocausto nem vítima de expiação. 8 Então eu disse: Eis que eu venho. No rolo do livro está escrito de mim: 9 fazer vossa vontade, meu Deus, é o que me agrada, porque vossa lei está no íntimo de meu coração

-Malaquias 1

O sacrifício será eterno, e se renovará do nascente ao poente, isto é, sempre haverá missas.

11 Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifícios e oblações puras. Sim, grande é o meu nome entre as nações - diz o Senhor dos exércitos.

-Malaquias 3
 

O anjo da aliança seria Nosso Senhor Jesus Cristo

1 Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem - diz o Senhor dos exércitos. 2 Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros.

Purificará o mundo dos pecados na sua paixão. Com a insituição da missa a oblação será agradável

3 Sentar-se-á para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm. 4 E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.

-Jeremias 33

Nascerá da linhagem de Davi, é o Messias, que não faltará na sucessão do trono.

15 E nesses dias e nesses tempos farei nascer de Davi um rebento justo que exercerá o direito e a eqüidade na terra. 16 Naqueles dias e naqueles tempos viverá Jerusalém em segurança e será chamada Javé-nossa-justiça. 17 Porque diz o Senhor: Não faltará jamais a Davi um sucessor para ocupar o trono da Casa de Israel. 


O sacrifício será eterno, isto é, nunca faltará missas.
 

 18 E, diante de mim, não faltarão jamais descendentes aos sacerdotes e aos levitas para oferecer os holocaustos, queimar as oferendas e celebrar o sacrifício cotidiano.