Amar os inimigos e odiar mais nós mesmos do que eles. É o que ensina São Francisco de Assis

Dos escritos de São Francisco de Assis, 22.º Exortação aos Irmãos

1 Todos nós, irmãos, consideremos com atenção o que o Senhor diz: Amai os vossos inimigos, e fazei bem aos que vos odeiam (Mt 5, 44). Porque também nosso Senhor Jesus Cristo, cujos passos devemos seguir (1Pe 2, 21), ao que o entregou chamou amigo (Mt 26, 50), e aos que o crucificaram, espontaneamente se lhes pôs nas mãos.

Portanto, todos os que injustamente nos causam tribulações e angústias, opróbrios e injúrias, dores e tormentos, martírio e morte, são nossos amigos, aos quais muito devemos amar, pois que por tudo isto que nos fazem, temos a vida eterna.

E com ódio tratemos, sim, o nosso corpo com seus vícios e pecados, porque, vivendo nós segundo a carne, quer o diabo roubar-nos o amor de nosso Senhor Jesus Cristo e a vida eterna, e perder-se com todos no inferno.

Porque nós, pela nossa culpa, somos asquerosos, miseráveis, e contrários ao bem, mas prontos e inclinados para o mal, pois, segundo o Senhor diz no Evangelho, do coração do homem é que procedem e vêm os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os roubos, a avareza, a maldade, o embuste, a impudicícia, os maus olhares, os falsos testemunhos, as blasfémias, os desatinos (Mc 7, 21; Mt 15, 19). Todos estes males brotam do interior do coração do homem (Mc 7, 23); e estes, sim, que mancham o homem (Mt 15, 20).