Santos que profetizaram mas nunca fizeram milagres, santos sem milagres mas com virtudes. O que é preciso para ser santo ?

S. Inácio de Loyola
Exemplo da vida de Santo Inácio 

Diz o famoso jesuíta do século XVI, Pe.Ribadeneyra, discípulo de Santo Inácio de Loyola:

“Até aqui contamos a vida de nosso B. Padre Inácio, dela poderá tomar cada um a parte que mais lhe convenha, para imitá-la.

 “Mas que duvida que haja alguns que se admirem e espantem, e perguntem porque é que sendo estas coisas verdadeiras (como sem dúvida o são), não fez milagres o nosso B.Padre, nem Deus quis patenter a santidade deste seu servo com sinais e testemunho sobrenatural, como o fez com muitos outros santos ?

São Gregório citado

“Se bem que nem todos os santos foram esclarecidos com milagres, nem os que fizeram mais milagres e maiores que outros, são por isso mais santos, porque a santidade de cada um não se há de medir assim, nem tem por regra de avaliação os milagres, mas a caridade, como diz o bem-aventurado São Gregório por estas palavras: ‘A verdadeira prova da santidade não é fazer milagres, mas é amar aos outros como a si mesmos, ter verdadeiro conhecimento de Deus, e melhor conceito do próximo do que de si mesmo. Porque o Redentor nos ensinou com clareza, que a verdadeira virtude não consiste em fazer milagres, mas em amar, quando disse: ‘Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros’. Pois que não disse: nisto conhecerão que sois meus discípulos, se fizerdes milagres, mas se vos amardes uns aos outros, dá claramente a entender que o verdadeiro sinal de que alguém é servo de Deus não consiste nos milagres, mas só na caridade. É assim o maior argumento e o sinal mais certo de que alguém é discípulo do Senhor, é o dom do amor fraterno. Até aqui são palavras de São Gregório”.

São João Batista citado

“E por isso, pouco antes disse o mesmo santo, que, nos homens dever-se-ia reverenciar a humilde caridade, e não as obras maravilhosas que se fazem nos milagres, e que se o testemunho dos milagres fosse necessário para ilustrar a glória dos santos, não seriam honrados, hoje em dia, muitos deles, na Igreja de Deus. Pois vemos  que tendo dito a mesma Verdade (Nosso Senhor Jesus Cristo) que entre os nascidos de mulher não se havia levantado outro maior que São João Batista, entretanto disse dele o Evangelista da mesma Verdade, que ele (São João Batista) não fez nenhum milagre".

São Jerônimo citado

“E diz S. Jerônimo sobre as palavras de São Mateus que alegamos: ‘O profetizar e fazer milagres, e expulsar os demônios, algumas vezes não se faz por mérito do que o opera, mas pela invocação do Nome de Jesus Cristo, em nome de cuja virtude se obra, concedendo-o Senhor, ou para a condenação dos que invocam o seu santo Nome e não vivem bem ou para proveito dos que vem ou ouvem os milagres; os quais, ainda que tenham em pouca consideração os homens que fazem os milagres, honram neles a Deus Nosso Senhor, em cujo santo nome se fazem. E assim vemos que Saul, Balaão e Caifás, profetizaram, naõ sabendo o que diziam, e Faraó e Nabucodonosor foram iluminados, e entenderam as coisas que aviam de suceder no futuro, e nos Atos dos Apóstolos os filhos de Sceva parece que expulsaram os demônios dos corpos, e Judas, sendo Apóstolo, tendo ânimo de traidor, fez muitos milagres como os demais apóstolos’. Estas são as palavras deste Glorioso Doutor".

São Paulo Apóstolo citado

“E é doutrina de São Paulo, que alguém pode ter o dom da profecia e de toda a ciência e conhecimento, sem caridade, e ainda força para transportar montanhas de um lugar para outro. De maneira que não se deve exigir a ninguém os milagres, como se deles dependesse necessariamente a santidade, mas devemos, isso sim, nivelar e medir todo este assunto com a verdadeira regra da caridade".

Santo Agostinho, São João Crisóstomo, Santo Atanásio, São Gregório Nazianzeno, São Gregório de Nicéia, que milagres estes todos fizeram ?

"Porque, ainda que muitas vezes Deus Nosso Senhor manifeste com milagres e sinais a santidade de seus servos, isto, como dissemos, não o é sempre, nem necessário. Quais são os milagres que lemos ter feito Santo Agostinho em sua vida ? São Crisóstomo ? Santo Atanásio ? Os dois Gregórios, Nazianzeno e de Nicéia ? Certamente nenhum ou muito poucos. E não é por isso que nos atreveríamos a dizer que foi o maior santo que eles o outro Gregório, a quem, pelas maravilhas que fez, os gregos chama taumaturgo, que quer dizer o que faz milagres" [1].

Clique aqui para ver mais Leituras Místicas

----------------------------------------
Fontes:

[1] Pedro de Ribandeneyra, S.J., “Vida del Bienaventurado Padre San Ignacio de Loyola", in Historias de la Contrarreforma, BAC, Madrid, 1945, pp.3878 a 389. Imprimatur: Casimiro, Obispo Aux y Vic. Gen.