Roupas modestas e elegantes para homens - modéstia e elegância católica masculina - Tipo Inverno com acessórios

Para saber mais:

A decadência da indumentária ou aonde aquele que preza a elegância deve mirar, por Plinio Corrêa de Oliveira

Santos e prelados deram medida de modéstia e pudor para as vestes?

Roupas modestas e elegantes para homens - modéstia e elegância católica masculina - Tipo Fino

Roupas modestas e elegantes para mulheres - modéstia e elegância católica feminina - Tipo Fino

Apresentamos algumas fotos com modelos de roupas, masculina e feminina, dentro da modéstia e elegância, para que inspirem os interessados, e não como dicas de modas. Aqui os trajes serão divididos em três grupos: social, fino, gala

Fino: todos sabem que é o mais bonito possível, somente usado em ocasiões muitos especiais, como casamento, etc

Já a categoria "social" é, no ocidente, mera camuflagem para quem segue a linha da modéstia e da elegância, pois é um modo de não aparentar muito distante de um ambiente pervertido na indumentária. Por exemplo, se a pessoa usa uma roupa do grupo "fino", e todos usam roupas imodestas e feias que sequer entram na categoria "social", ela passará a impressão de estranheza, e os outros passarão a não quererem se vestir assim. Não raro, até fazem brincadeiras para desmerecer o traje, e o apostolado pelo exemplo se torna ineficaz.

Por isso, a meta consiste em sempre usar o traje mais bonito de seu ambiente, para elevá-lo, sem cair no erro acima. Se em um ambiente a maioria vai de fino, vá de fino.
Se em um ambiente todos usam roupas feias e de índio, vá com o tipo social, a não ser que outra razão melhor o impossibilite, por exemplo, um encontro com parentes que se vestem mal, mas gostam desse traje "fino", isto é, não desmerecem, nem fazem piada, etc. Já para ir ao Santo Sacrifício da Missa, por este ser o evento mais importante da terra, convém vestir-se de modo a mostra que assim se crê, usando
roupas boas do grupo "fino", embora o "social" também esteja conforme a modéstia.

A meta da elevação do ambiente pelas roupas é simples: elevar a dignidade humana, ao contrário do que faz a moda contemporânea, que parece inspirar-se em rituais satânicos, roupas de selvagens e índios, isto é, na cultura neopagã, e às vezes nem isso, pois os pagãos de outrora não se vestiam tão mal.

Assim como a música desarmônica desagrada, do mesmo modo a roupa feia, desarmônica, só que de um jeito sutil, pois o belo eleva a alma para as coisas sublimes, as quais tem no ápice Deus Nosso Senhor, o Sumamente Belo. Por isso, nesta série com fotos de roupas interessantes, publicaremos as usadas em épocas quando a Igreja moldava a mentalidade social, de modo que ficará ilustrado a meta na questão da indumentária:

Trajes tradicionais folclóricos de Espanha, Toledo  

-Traje de Inverno com acessórios

Blazer e sobretudo

 
Dr. Plinio com amigos da TFP no inverno europeu

Com acessórios (luvas, chapéus, etc)