Por que a Igreja Católica é a única verdadeira religião

Baldaquino da Basílica de São Pedro. Embaixo, nas catacumbas,
está o sepulcro de S. Pedro, prova da beleza das
sagradas palavras:
"Tu és Pedro, e sob esta pedra construirei a minha Igreja"


Cidade do Vaticano em forma de Chave, representando
a chave de S. Pedro dada por Nosso Senhor Jesus Cristo

AVISO: esta seção visa nortear quem tem boa disposição para entender o que diz de si a Santa Igreja Católica Apostólica Romana e, portanto, não acolhe o homem da galhofa, o mofador, ou todo homem orgulhoso que, cheio de si, já se considera detentor de toda a verdade do universo, o qual ele julga implicitamente que precisa se amoldar a seu pensamento pervertido ou às suas paixões, seus verdadeiros deuses.





- Ao homem que aceita o Antigo Testamento
  
Provas da Trindade na Escritura: o Filho de Deus, por Eusébio de Cesaréia 

As prefiguras da Santa missa no Antigo Testamento. O sacrifício da Santa Missa revoga o sacrifício antigo.

A Arca da Aliança é a prefigura de Maria Santíssima, por isso a ela deve-se maior veneração




- Ao homem que não aceita Escritura alguma, mas que possui boa vontade


"Ou Deus existe para o Qual devemos tender -- e a luz desta verdade necessariamente deve projetar seus reflexos sobre toda a nossa peregrinação terrestre. Ou Deus não existe, a imortalidade é um sonho -- e então o problema da vida deve resolver-se todo entre o berço e o túmulo. Qualquer das alternativas repercute sobre todas as particularidades como sobre o sentido geral da existência. No primeiro caso, tudo aqui é relativo, o Absoluto está no além, valorizando o que dele depende pelas suas relações com ele. Na segunda hipótese, a vida atual adquire um valor absoluto e qualquer dos seus bens -- fortuna, ciência, prazer, glória -- pode impor-se como ideal único de nossa felicidade, e tudo o mais será lícito para o atingirmos. (...) Deus, do alto, domina toda a nossa atividade determinando-lhe essencialmente o seu valor humano." 

(Padre Leonel Franca, O Problema de Deus, cap. I: A importância eterna do problema)

Pela via das provas da existência de Deus, o maior especialista é S. Tomás de Aquino através da "Suma contra os Gentios":

    Breve notícia do sumário:


    "Livro I: começa com perguntas gerais da verdade e da razão natural, e do capítulo 10 investiga o conceito de Deus monoteísta, os capítulos 10 a 13 relacionados à existência de Deus, seguidos por uma investigação detalhada das propriedades de Deus (capítulos 14 a 102).
    Livro II: criação (a saber, o universo físico, tudo o que existe).
    Livro III: a providência e a condição humana, ou seja, os atos do bem e do mal, o destino e o intelecto humano e a relação dos seres criados com o criador.
    Livro IV: discute pontos da doutrina cristã que separam o cristianismo de Niceia das outras religiões monoteístas, isto é, as doutrinas da Trindade, da Encarnação, dos Sacramentos e da Ressurreição".

Veja em pdf online: http://obrascatolicas.com/livros/Apologetica/Suma%20Contra%20os%20Gentios%20Volume%20I%20Livro%201.pdf




- Ao homem que aceita o Novo Testamento

Prova da Igreja Católica Apostólica Romana como verdadeira Igreja de Jesus Cristo baseada no primado de Pedro nas escrituras 

As prefiguras da Santa Missa no antigo testamento. O sacrifício da santa missa revoga o sacrifício antigo.

A Arca da Aliança é a prefigura de Maria Santíssima, por isso a ela deve-se maior veneração


Pastor da imagem: mais um que, baseado na própria autoridade de intérprete da Bíblia,
inovou novamente e cometeu adultério com uma fiel



Maravilhas presentes só na Igreja Católica Apostólica Romana: