Nossa Senhora de Fátima fala do castigo sobre as nações, e de um triunfo dEla com a conversão completa da Rússia

Videntes depois de verem o inferno
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós! S. Jacinta de Fátima, rogai por nós! S. Francisco de Fátima, rogai por nós!

Para entender melhor essa interpretação, veja também:


Lúcia, vidente de Fátima: a consagração da Rússia será feita, mas será tarde. Depois da punição de Deus ao mundo, este se converterá


Extraído de: "O Príncipe dos Cruzados (Vol. I, parte I, 3a edição, Cap. V)"
.

Anterior deste capítulo:
As três aparições do Anjo em Fátima prévias às de Nossa Senhora. Uma interpretação exegética.

Comentários nossos em negrito.
 
- 1a parte do segredo

"[Nossa Senhora] abriu de novo as mãos, como nos dois meses passados. O reflexo pareceu penetrar a terra e vimos como que um mar de fogo. Mergulhados em esse fogo, os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faúlhas em os grandes incêndios, sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor. (Deveu ser ao deparar-me com esta vista que dei esse Ai! que dizem ter-me ouvido). Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvões em brasa.

Esta visão durou apenas um momento, graças à nossa boa Mãe do Céu, que antes, na primeira aparição, nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu. Se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor." [1]

A terra se abre para a visão do inferno: tradicionalmente os teólogos dizem que o Inferno está no centro da terra realmente. O inferno parece estar realmente embaixo da terra segundo essa visão, mas as almas estão "sem peso nem equilíbrio", ou seja, parece que não se pode vê-las com os olhos humanos porque ainda sofrem somente em alma, fase do inferno prévia ao Juízo Final. Essa parte do segredo é intensa, mas íntima, como a primeira aparição do Anjo, porque simboliza o que o homem deve ter em mente, e simboliza o castigo em sua primeira fase: a confusão das mentes, como relacionamos antes na exegese da aparição do anjo de Fátima.

- 2a parte do segredo

"Nossa Senhora explicou então aos pastorinhos com bondade e tristeza: Vistes o Inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar, mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior." 


Nossa Senhora profetiza a guerra mundial
 
"Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre."

"Para a impedir virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a Comunhão Reparadora nos Primeiros Sábados."


Virá antes de uma luz, que na história se identificou à aurora boreal de 1939. Mas a profecia se refere também a uma outra luz? As perseguições ao Santo Padre e à Igreja parece ter um contexto maior do que foi naquela guerra.


"Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz, se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja, os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas," 


Conforme veremos nas revelações de Fátima à S. Jacinta e Lúcia, não houve consagração. Logo, haverá a consequência: comunismo, nações aniquiladas, e o Papa sofrendo. Ora, pela análise de tudo que vemos até aqui, do otimismo após João XXIII ao conjunto das revelações particulares analisadas, este papa será vindouro.

"por fim o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz." [2].


O triunfo do Imaculado Coração nós relacionamos com o Reino de Maria, conforme o conjunto das profecias. Já a consagração e conversão da Rússia é o que a Irmã Lúcia falou, como veremos um pouco mais adiante.

 
Por fim, cremos que essa frase se relaciona às nações, porque está relacionada com o castigo das nações, assim como a segunda aparição do Anjo antes de Nossa Senhora. Também é relacionada com o Papa Santo, não só por mencioná-lo, segundo nossa interpretação, mas porque a conversão da Rússia se fará com ele, conforme defendemos neste capítulo.

Resumo do cerne desta análise sobre as duas primeiras partes do segredo:
A consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, que a própria Mãe de Deus solicitou e assegurou que será feita, será organizada e levada a termo através das mãos pontificais do Papa vindouro entrevisto em todas as partes incontestáveis do segredo de Fátima, as quais não seriam bem entendidas meramente se significassem eventos passados meramente. Portanto, "luz desconhecida", "guerra", "fome" e "perseguições à Santa Igreja e ao Papa" precisam ser entendidas no contexto da vinda do Papa vindouro.  

 
Próximo deste capítulo:
Nossa Senhora de Fátima fala do castigo sobre as nações, e de um triunfo dEla com a conversão completa da Rússia


--------------------------------------
[1] As aparições e mensagens de Fátima conforme os manuscritos da irmã Lúcia, Antonio Augusto Borelli Machado, 1975, Ed. Artpress, pg.44-46.
[2] Idem. Pg.46-47