Nossa Senhora de Fátima mostra a visão de uma Igreja destruída e martirizada. O que significa o milagre do Sol?

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós! S. Jacinta de Fátima, rogai por nós! S. Francisco de Fátima, rogai por nós!

Para entender melhor essa interpretação, veja:

As três aparições do Anjo em Fátima prévias as de Nossa Senhora. Uma interpretação exegética.


Extraído de: "O Príncipe dos Cruzados (Vol. I, parte I, 3a edição, Cap. V)".

Anterior deste capítulo:
Nossa Senhora de Fátima fala do castigo sobre as nações, e de um triunfo dEla com a conversão completa da Rússia

Mais adiante hipotetizamos sobre uma parte adicional do segredo de Fátima. Porém, ressaltamos que o terceiro segredo divulgado não nos parece falso, como alguns dizem, pois os símbolos se encaixam perfeitamente com os primeiros eventos, conforme esta interpretação. Nossos comentários em negrito.

- 3a parte do segredo

"Escrevo, diz Ir. Lúcia, em ato de obediência a Vós meu Deus, que me mandais por meio de Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Bispo de Leuria, e da Vossa e minha Santíssima Mãe."

"Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora, um pouco mais alto, um anjo com uma espada de fogo na mão esquerda. Ao cintilar despedia chamas que pareciam incendiar o mundo. Mas, apagavam-se com o contato do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro. O anjo, apontando com a mão direita para a terra, com voz forte dizia: - Penitência, penitência, penitência."


O Anjo pede penitência três vezes, em claro paralelo com a terceira aparição do anjo em Fátima antes de Nossa Senhora. Nessa, o anjo reza três vezes. Já argumentamos antes que esse anjo está ligado ao símbolo da "consumação", por isso, encaixa-se bem nessa terceira parte.
 
"E vimos numa luz imensa, que é Deus, algo semelhante a como se vêem as pessoas no espelho, quando lhe diante passa um bispo vestido de branco. Tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre. Vimos vários outros bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande cruz, de tronco tosco, como se fora de sobreiro como a casca. O Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade, meia em ruínas e meio trêmulo, com andar vacilante, acabrunhado de dor e pena. Ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho."


O Papa é seguido por inúmeros religiosos por uma cidade em ruína. Parece ser não só a civilização destruída pelos castigos, mas a própria Igreja, já que o Papa segue com os membros da Igreja.
 
"Chegando ao cimo do monte, prostrado, de joelhos, aos pés da cruz, foi morto por um grupo de soldados que lhe disparavam vários tiros e setas e assim mesmo foram morrendo uns após os outros, os bispos, os sacerdotes, religiosos, religiosas e várias pessoas seculares. Cavalheiros e senhoras de várias classes e posições. Sob os dois braços da cruz, estavam dois anjos. Cada um com um regador de cristal nas mãos recolhendo neles o sangue dos mártires e com eles irrigando as almas que se aproximavam de Deus." [1].


O Papa será martirizado, junto com muitos religiosos. Pode significar tanto um martírio corporal, quanto um espiritual, isto é, um sofrimento por falta de espiritualidade. Os soldados estão a mando de alguma nação, ou algum tipo de exército do demônio (seita). Achamos digno de nota que soldados do então regime comunista tentaram impedir a chegada das pessoas no local do milagre.
 
*****************

Há um significado no milagre do Sol? [2]


No milagre de Fátima, todas as testemunhos relataram que o Sol girou e saiu do lugar, ameaçando que chocar-se com a terra. Muitos considerarão aquilo o fim do mundo.

O professor Plinio Corrêa de Oliveira tinha a seguinte interpretação:

O movimento do Sol queria indicar que a humanidade está perto dos maiores castigos já vistos, e assim o Sol parecia querer-se colidir com a terra. Compete para isso o fato desses castigos terem em si o sobrenatural, por isso todo o milagre.

A isso adicionamos:

A Igreja é quem deve iluminar o mundo: "não se acende uma lamparina para colocar debaixo da mesa". Por isso o Sol, dentre os astros, simboliza o Igreja. E se no milagre o Sol sai de sua órbita, e não simplesmente um cometa aparenta vir, ou uma luz diferente aparece, ou nuvens, etc., significa que a Igreja parece não ser a mesma, isto é, saí do lugar rodando, e parece querer levar o mundo ao seu fim (querendo se chocar com a terra).

Também se o sol sai do lugar, o mundo se escurece: aqui estão implícito os três dias de escuridão.

Há um significado em outros efeitos extraordinários na hora do milagre, como o fato de todos terem se secado rapidamente de uma chuva espessa que tinha alagado até sete centímetros do chão? Há significado a presença de soldados para impedir as pessoas de chegarem no local onde estavam as crianças? [2]

A chuva ter secado tão rapidamente simboliza um acontecimento na proximidade do Reino de Maria, do qual já falamos em capítulos precedentes. O povo no meio da chuva (tribulações), veria o milagre (os três dias de escuridão que acaba com a crise na Igreja e no mundo), e depois vem a restauração, isto é,
o sol volta ao lugar, e as roupas se secam rapidamente (o Reino de Maria).

Os soldados que impediram a chegada dos fiéis na Cova da Iria representam as autoridades civis que, conforme outras revelações particulares, serão hostis à verdadeira religião, como vemos ultimamente no âmbito econômico, jurídico, etc.

 
Próximo deste capítulo:
S. Jacinta, vidente de Fátima, prevê a vinda de modas imorais, de padres desobedientes aos superiores e governantes anti-católicos

-------------
[1]
Revelado em 13 de Julho de 1917, em Fátima, e que a Ir. Lúcia dos Santos (1907—2005), a única das três videntes ainda viva, redigiu em 03 de Janeiro de 1944. Disponível no site do Vaticano.
[2] Os fatos aqui mencionados que aconteceram no dia do milagre foram tirados do livro "O Milagre do Sol", John M. Haffert, Assoc. Devotos de Fátima.