Os Salmos falam de um castigo divino ? Análise dos Salmos 73 e 74

Essa interpretação seguirá assim: texto bíblico e abaixo o comentário.

-Salmo 73

1 Hino de Asaf. Por que, Senhor, persistis em nos rejeitar? Por que se inflama vossa ira contra as ovelhas de vosso rebanho? 

Parece que o Senhor deixou seu povo, e as ovelhas ficam como à deriva sofrendo na crise.

2 Recordai-vos de vosso povo que elegestes outrora, da tribo que resgatastes para vossa possessão, da montanha de Sião onde fizestes vossa morada. 3 Levanta as tuas mãos contra a soberba sem limites. Quantas maldades cometeu o inimigo no santuário.

A Igreja parece completamente devastada pela crise, os santuários também. Mas seria só materialmente o sentido desse versículo ? Não, porque toda a profecia, como visto antes, diz alguma coisa sobre cada época. "Toda escritura serve para ensinar" diz São Paulo, e não se pode tirar uma palavra dos livros sagrados, segundo São João no Apocalipse, por conseguinte servem para o âmbito profético.
 

4 Os adversários rugiam no local de vossas assembléias, como troféus hastearam suas bandeiras. 

A bandeira é uma bandeira contra a verdadeira Igreja.

5 Pareciam homens a vibrar o machado na floresta espessa. 6 Rebentaram os portais do templo com malhos e martelos, 

A floresta espessa é a Igreja já crescida, bem florescida com tantos santos e templos, e esses homens querem destruir essa floresta
 

7 atearam fogo ao vosso santuário, profanaram, arrasaram a morada do vosso nome. 8 Disseram em seus corações: Destruamo-los todos juntos; incendiai todos os lugares santos da terra.
Incendiar com o fogo da heresia deles, todos os lugares de peregrinação estarão cheios desse veneno que os inimigos atearam.

9 Não vemos mais nossos emblemas, já não há um profeta. Deus não nos conhecerá daqui em diante.

A Igreja, por causa disso tudo, parece irreconhecível, e não há mais santos ou profetas.

10 Ó Deus, até quando nos insultará o inimigo? O adversário blasfemará vosso nome para sempre? 11 Por que retirais a vossa mão? Por que guardais vossa destra em vosso seio?

Clamor ao Senhor por toda a situação.

12 Entretanto, Deus é nosso rei desde os tempos antigos, ele opera a salvação no meio da terra. 13 Vosso poder abriu o mar, esmagastes nas águas as cabeças de dragões. 14 Quebrastes as cabeças do dragão, deste-o a comer aos povos da Etiópia. 15 Fizestes jorrar fontes e torrentes, secastes os rios de Etan. 


Lembrança de todos os castigos que Deus infringiu, por causa que o justo vê necessário um castigo.

16 Vosso é o dia, a noite vos pertence: vós criastes a lua e o sol, 17 Vós marcastes à terra seus confins, estabelecestes o inverno e o verão.
Deus foi quem fez os astros, não foi uma combinação do universo. A Terra também foi medida e suas estações. O salmista lembra isso porque isso foi esquecido pelos homens e tem a ver com o castigo, que terá efeitos astronômicos, como a escuridão, exatamente para deixar claro isso.

18 Lembrai-vos: o inimigo vos insultou, Senhor, e um povo insensato ultrajou o vosso nome. 19 Não abandoneis ao abutre a vida de vossa pomba, não esqueçais para sempre a vida de vossos pobres. 


O salmista pede justiça contra o povo insensato, e também o inimigo, que no caso é aquele que tomou a Igreja.

20 Olhai para a vossa aliança, porque todos os recantos da terra são antros de violência. 21 Que os oprimidos não voltem confundidos, que o pobre e o indigente possam louvar o vosso nome.
Toda a terra está envolto em confusão, é a primeira fase do castigo, a confusão das mentes. Os pobres e indigentes não conseguem distinguir a verdade na confusão geral, não há ninguém que os exorte.

22 Levantai-vos, ó Deus, defendei a vossa causa. Lembrai-vos das blasfêmias que continuamente vos dirige o insensato. 23 Não olvideis os insultos de vossos adversários. A soberba daqueles que te aborrecem aumenta continuamente.


Pedido de justiça ao Senhor.

-Salmo 74

1 Ao mestre de canto. Não destruas. Salmo de Asaf. Cântico. 


O mesmo salmista do salmo anterior, para manter a continuidade do pedido do castigo.

2 Nós vos louvaremos, Senhor, nós vos louvaremos; glorificaremos vosso nome e anunciaremos vossas maravilhas.

Aqui se trata de três hábitos do justo: dar louvor ao Senhor, glorificar Ele nas ações, e fazer apostolado em todos os ofícios. De modo que essa parte significaria mais o apóstolo consagrado do que a pessoa ordinária, que tem um trabalho normal.
  
3 No tempo que fixei, julgarei o justo juízo. 

Há um tempo fixado por Deus, são as eras que o mundo deverá passar, como vemos em Teologia da História.

4 Vacile, embora, a terra com todos os seus habitantes, fui eu quem deu firmeza às suas colunas. 

A Terra irá tremer, e todos os habitantes também. Para mostrar que Deus foi quem criou o céu e a terra.

5 Digo aos arrogantes: Não sejais insolentes; aos ímpios: Não levanteis vossa fronte, 6 não ergais contra o Altíssimo a vossa cabeça, deixai de falar a Deus com tanta insolência.

É bom que não pequem nesse tempo e antes dele por soberba, vociferando maledicências contra o Senhor.

7 Não é do oriente, nem do ocidente, nem do deserto, nem das montanhas que vem a salvação. 

Deus lembra ao homem que nada no mundo pode salvá-lo, isto é, o materialismo não vencerá, só o amor à Deus. Esta parte significa também que não adianta ir para o deserto, montanha ou qualquer lugar no dia do castigo, porque o castigo vem para todos onde quer que estejam.

8 Mas Deus é o juiz; a um ele abate, a outro exalta. 

Como disse Nosso Senhor, "um será levado, outro deixado". Essa parte do Salmo lembra aquela parte do Evangelho de propósito, para o exegeta fazer a relação.

9 Há na mão do Senhor uma taça de vinho espumante e aromático. Dela dá de beber. E até as fezes hão de esgotá-la; hão de sorvê-la os ímpios todos da terra. 

O Castigo ou vingança do Senhor, fará sumir os ímpios da terra.

10 Eu, porém, exultarei para sempre, salmodiarei ao Deus de Jacó. 

O homem que sabe disso e é justo se penitenciará, rezará nesse dia. Esse salmo próprio servirá de consolo.

11 Abaterei as forças dos pecadores, e será exaltada a fronte do justo.

Naqueles dias dos ímpios será tirado todos os recursos, e os justos serão exaltados na terra. Também se refere ao tempo depois do Castigo, onde essa profecia se manterá até a vinda do Anti-Cristo.

CLIQUE: Profecias Católicas