Profeta Malaquias fala da vinda de um Castigo por causa do relativismo, então os ímpios prosperando se verão em apuros

Para entender diversos conceitos proféticos, recomendamos a leitura dos artigos da seção: 

Clique para mais: Profecias Católicas 

E do artigo seguinte, onde explicamos porque as profecias de Malaquias são aqui consideradas, e damos a interpretação para a primeira metade dela:

Profeta Malaquias profetiza um castigo para os sacerdotes: "vós ofereceis sobre o meu altar um pão imundo"

Profeta Malaquias da Sagrada Escritura, tradução da Vulgata do Pe. Matos Soares.

Cap.2, 10-14 - Porventura não é um mesmo o pai de todos nós ? Não foi um mesmo Deus que nos criou ? Por que razão, pois, despreza cada um de nós o seu irmão, violando a aliança de nossos pais ? Judá prevaricou e a abominação foi cometida em Israel e em Jerusalém; porque Judá contaminou o povo consagrado ao Senhor, o qual ele amava, e casou-se com a filha de um deus estranho. O Senhor exterminará das tendas de Jacó o homem que fizer isto, quer seja mestre, quer discípulo, e o que oferece qualquer dom ao Senhor dos exércitos.

Ainda fizestes mais isto: Cobristes de lágrimas, de prantos e de gemidos o altar do Senhor, de modo que eu não olharei mais para vossos sacrifícios, nem receberei da vossa mão coisa que me possa aplacar. E dissestes: Por que causa ? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a esposa da tua juventude, a qual desprezaste, sendo ela a tua companheira e a esposa da tua aliança.

A mulher da mocidade aqui tem vários sentidos: diz São Bernardo e muitos outros Santos e exegetas que quando se fala de amor entre esposos se fala do amor de Deus, o amor para a Igreja. E quando se elogia a mulher é a Virgem Maria quando não a própria Igreja.

A aliança primeiramente mencionada é o desprezo que uns tinham para com os pagãos no começo, e na situação atual significa o desprezo para com os povos pagãos por meio do ecumenismo e outras falácias progressistas que servem para desprezá-los e deixá-los fora da aliança com Deus, que o próprio versículo diz que é violada desse jeito. Acontece que não falamos de um índio isolado no mato propriamente: na sociedade neo-pagã atual falamos de uma massa enorme, de pessoas que vivem ao nosso lado, amigos de trabalho, jornalistas, etc. Todos vivem como pagãos, só que com tecnologia, até a imoralidade chega a ser maior nos grandes centros do que no meio do mato entre alguns índios.

E por isso Judá prevaricou, porque casou-se com um povo estranho, esse povo do qual falamos. Também esta profecia se refere ao tempo do Messias Nosso Senhor Jesus, os quais os Reis e Sumo Sacerdotes eram estrangeiros e estranhos aos seus cargos, não pertenciam a tribo que deveriam pertencer, assim pelo menos conta Eusébio de Cesaréia. Assim o Castigo Mundial é anunciado para grandes e pequenos que vivem assim, não fará distinção o Senhor dos exércitos.

O altar ficou profanado, é o culto profanado, do qual já comentamos antes, é a infiltração de elementos externos à religião dentro da Igreja, o que nos antigos tempos eram normalmente idolatrias dos pagãos. Mesmo assim, nas profecias não vemos tanto a idolatria ser mencionada, isto porque é uma "abominação cometida em Israel", mas não necessariamente uma abominação de idolatria.

Deus não receberá o sacrifício porque o próprio culto deixa irado a Deus, mas há aqueles que não sabem que vivem a abominação por terem nascidos nelas, há vários fatores, mas em geral, os pecados que eles cometem em uma semana, ou no próprio oferecimento do sacrifício a cólera de Deus não é aplacada porque todo o culto não consegue, em sua agradabilidade, compensar a cólera Divina acendida.

15-16 - Porventura não a fez aquele que é uno e não foi o seu sopro que a animou ? E que pede este único senão que saia de vós uma linhagem de Deus ? Guardai, pois, o vosso espírito e não desprezeis a mulher que recebestes na vossa mocidade. Direis: Quando tu lhe conceberes aversão despede-a, diz o Senhor Deus de Israel; mas a iniquidade de quem tal fizer, lhe cobrirá o seu vestido, diz o Senhor dos exércitos. Guardai, pois, o vosso espírito e não as desprezeis.

A esposa que desprezastes é a Igreja, é a Igreja como era no princípio, "da juventude", é a tradição obviamente. Mas é também Nossa Senhora e por isso é dito que Deus "a fez", porque o Senhor a fez com singularidade, seu "sopro a animou", isto é, o "magnificat anima mea Dominum" que Nossa Senhora entoou.

Para guardar a própria alma, para a salvação, é necessário não desprezar esta mulher, Nossa Senhora, mas também a mulher é a Igreja na tradição. Deus diz para não desprezar a mulher como antes dissera, mas isto ainda não foi confirmado no tempo da profecia, coisa que iria só acontecer com Nosso Senhor Jesus Cristo, então podemos interpretar: a mulher que pode ser desprezada aqui é o povo pagão, ou neo-pagão, como temos atualmente. Eva é por onde entrou a idolatria no mundo, é por onde começou a perda da aliança que antes era uma aliança no paraíso, mas em Cristo a mulher é redimida por causa de Maria. Então Eva significa de certo modo o paganismo, e por isso está escrito a "mulher da mocidade", e quando "o seu sopro a animou", o que nos lembra Adão é claro.

E do mesmo modo este povo, esta Eva, não pode ser deixado de lado da aliança de Deus, ele precisa ser catequizado, não pode ser como estranho, não pode ser desprezado sob pretexto de ecumenismo, etc. Se não fizerem o que Deus manda o vestido deles será de iniquidade, serão castigo para aqueles que os desprezarão, e ao mesmo tempo, serão adornados pelo o que foi tirado dos desprezadores, e por isso se fala de vestido.

17 - Vós fatigastes o Senhor com os vossos discursos, e dissestes: Em que o temos nós fatigado ? Nisso que dizeis: Todo o que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e este lhe é agradável; ou, se assim não é, onde está o Deus de justiça ?

É o relativismo propagada nesta sociedade, então Deus seria sem Justiça, indiferente para tudo.

Cap.3, 1-2 - Eis que mando eu o meu anjo, o qual preparará o caminho diante da minha face. E imediatamente o Dominador que vós buscais, e o anjo do testamento que desejais, virá ao seu templo. Ei-lo, aí vem, diz o Senhor dos exércitos. E quem poderá considerar no (que sucederá no) dia da sua vinda, e quem poderá ter-se à sua vista ? Porque ele será como o fogo que derrete (os metais), e como a erva dos lavandeiros.

O anjo é São João Batista, que por sua vez é prefigura de Santo Elias, que virá no fim do mundo como argumentamos antes. E no fim do livro de Malaquias Profeta aparece Elias nominalmente, como para salientar que antes é a prefigura. Ele prepará o caminho diante da face de Deus, isto é, quando Jesus estiver no mundo, e Nosso Senhor, o verdadeiro Dominador e anjo do testamento virá ao templo, a Igreja. Mas estas coisas precisamos avaliar no sentido ainda para se concretizar, porque por mais que já tenha se concretizado, avaliamos estas profecias no que elas tem a dizer para nós no futuro ainda. E por isso, esclarecendo como ela foi cumprida no passado, nos diz como será no futuro. Assim, temos que esta profecia se refere também às três testemunhas do Apocalipse: São João Evangelista, Elias e Enoch, respectivamente o que prepara o caminho, o Dominador, e o anjo do testamento.

São João Apóstolo prepara o caminho porque ele é o sagrado por Jesus Cristo, é a linhagem sacerdotal que não acabará até o fim, e prepara "diante da minha face", isto é, ele vê a Deus, porque está ressuscitado. Ele prepara o caminho porque sagrou Elias e Enoch no paraíso terrestre onde vivem os três, como sustentamos antes. Elias é a figura do Dominador, porque ele tem mais essa simbologia quando vemos que ele manda fogo sobre os inimigos etc. E o anjo do testamento é Enoch, porque confirma o testamento inicial, o testamento pré-diluviano, a testemunha única daquele tempo e de tudo que ocorreu após isto. Estes três virão ao templo (a Igreja) tomado pelo anti-Cristo.

Agora vamos avaliar no conjunto próximo na sexta era que está para chegar, e das primícias das três testemunhas. A terceira testemunha vem antes, e prepara o caminho, esta na nossa opinião é um profeta, a qual daremos as características em outro artigo. Então chegam os dois, não necessariamente ao mesmo tempo, mas não com muito espaço de tempo entre um e outro. Eles virão ao templo também, isto é, tomarão a Igreja Católica da Crise terrível como em prefigura do tempo do anti-Cristo e das três testemunhas propriamente.

Alguns podem contestar dizendo que a última frase do parágrado diz de uma pessoa só com duas características, exprimidas por "Dominador" e "anjo do testamento" mas não é assim, porque antes desta frase aparece "Ei-lo, aí vem, diz o Senhor dos exércitos", e aqui é uma pessoa só, para indicar que a plenitude da profecia é uma pessoa só, Nosso Senhor Jesus Cristo, mas as múltiplas faces são os seus santos e eles cumprem as profecias parcialmente, e só parcialmente, para que a Glória seja toda de Deus. E por isso a frase "Ei-lo" é reservada ao Senhor dos exércitos, ele só pode anunciá-lo completamente, e por isso não há redundância, antes era obscuridão, mas agora, segundo nossa exegese, é a clareza da plenitude da profecia. E se não for certa nossa visão, que ela possa pelo menos ser uma ato de adoração, pois não nos movemos por curiosidade, antes pelas maravilhas que Deus deixou para nos fazer conhecê-Lo.

Então o profeta fala de dois grupos de pessoas: quem pode considerar o que sucederá, e quem pode tê-lo à sua vista, o que divide a terceira testemunha das outras duas, Elias e Enoch, como salientamos que o parágrafo todo quer dizer em uma profunda dimensão só captável por exegese.

Ele será como fogo destruidor e ao mesmo tempo cura, porque (se falamos somente das testemunhas) eles, representando Ele, destruiram as heresias, causarão a ruína da civilização impiedosa e salvarão a muitos de tudo aquilo.

3-4 - E sentar-se-á como um homem que senta para fundir e refinar a prata; purificará os filhos de Levi, refiná-los-á como o ouro e como a prata, e eles oferecerão sacrifícios ao Senhor em justiça. E o sacrifício de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos séculos passados e nos primeiros anos.

Serão purificados os filhos de Levi por estas ações proféticas, isto é, os sacerdotes. Então haverá de novo uma boa safra de sacerdotes. Veja que esta parte não pode se referir ao tempo do anti-Cristo propriamente, quando acaba o mundo, e os sacerdotes que vem depois não podem oferecer sacrifícios mais na terra, que será destruída. Então o único jeito de salvar o sentido profético desta parte é admitir uma prefigura em nosso tempo. E por que é preciso salvar o sentido profético ? Pois a palavra de Deus tem a plenitude da profecia, não pode perder seu poder para ficar somente como uma profecia passada, embora realizada. Em suma, depois disso o sacrifício será como nos "primeiros anos", e "séculos passados", ou seja, a abominação não vai durar mais de um século, e vai substituída pela antiga tradição.

5-6 - Então aproximar-me-ei de vós para exercer o juízo e serei uma testemunha pronta contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os perjuros, contra os que defraudam o salário do trabalhador, as viúvas e os orfãos, oprimem os estrangeiros e não me temem, diz o Senhor dos exércitos. Porque eu sou o Senhor, e não mudo; por isso é que vós, ó filhos de Jacó, não tendes sido ainda consumados. 


Os feiticeiros são os que usam da tecnologia para maus fins, que é, segudo alguns dizem, como magia pela seu funcionamento pouco compreendida pela maioria. Os adúlteros representa a parte impura da sociedade, a luxúria. Os perjuros e fraudes nos salários, a parte injusta, que nos lembra as doutrinas confiscatórias e totalitárias.

7-9 - Desde os dias de vossos pais vos apartastes das minhas leis e não as guardastes. Voltai para mim, e eu me voltarei para vós, diz o Senhor dos exércitos. Porém dissestes: Como nos voltaremos nós ? Deve um homem ultrajar o seu Deus como vós me tendes ultrajado ? E dissestes: Em que te temos ultrajado nós ? Nos dízimos e nas primícias. Portanto vós fostes amaldiçoados com a penúria; e vós, a nação toda, me ultrajais.


A recusa da Igreja como ela é, a modificação da lei. As oferendas foram ultrajadas porque Deus quer um espírito contrito como oferta e sacrifício e isto já não há mais.

10-12 - Levai todos os vossos dízimos ao (meu) celeiro, haja alimento na minha casa, depois disto ponde-me à prova, diz o Senhor, (e vereis) se não vos abro as cataratas do céu, se não derramo a minha bênção sobre vós em abundância. Por vós afugentarei o inseto devorador, o qual não estragará os frutos da vossa terra; nem haverá nos campos vinhas estéreis, diz o Senhor dos exércitos. Todas as nações vos chamarão ditosos; porque vós sereis um país de delícias, diz o Senhor dos exércitos.


Depois de levar as verdadeiras ofertas, o Senhor dará as melhores bênções, porque haverá chegado o tempo do Reino de Maria. Aqui também se refere aos que não sofrerão na hora do Castigo, não carecendo de fome (o inseto devorador é o gafanhoto, da qual tratamos do papel no livro de Joel), e por isso as nações (estrangeiros, fora daquela bênção) chamarão estes de ditosos, e veja que são "todas as nações", ou seja, todos estarão nesta situação.

13-18 - As palavras que tendes tendes proferido contra mim, têm-se multiplicado cada vez mais, diz o Senhor. E dizeis: Que temos dito contra ti? Tendes dito: É em vão que se serve a Deus; que temos nós ganhado em guardar os seus preceitos e termos andado tristes (ou penitentes) diante do Senhor dos exércitos ? Por isso, nós chamamos agora ditosos aos homens arrogantes, pois que eles prosperam vivendo na impiedade; eles provocam a Deus, e ficam salvos. Então os que temem o Senhor falaram uns com os outros. E o Senhor se pôs atento e ouviu. Na sua presença foi escrito um livro de memória a favor dos que temem o Senhor e pensam no seu nome. E eles, no dia em que eu hei de proceder, serão para mim, diz o Senhor dos exércitos, um bem particular; tratá-los-ei benignamente, como um pai trata seu filho que o serve. Vós mudareis então de parecer e vereis que diferença há entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve.


O tempo do utilitarismo, do ateísmo, do materialismo como nunca houve, pois os ímpios prosperam e fazem as multidões perderem a fé. O Senhor promete a reviravolta de tudo. Mas que livro é este escrito de memória ? No âmbito profético do passado, obviamente o novo testamento. No contexto do juízo é "o livro da vida" de que fala o Apocalipse. Mas no contexto do Castigo Mundial ? São os decretos contra o mundo moderno vindos do Papa Santo, que tem o poder de decretar contra este mundo, e que vai ter seus decretos postos em prática pelo Grande Monarca, a outra testemunha prefigura e os apóstolos dos últimos tempos.

Cap.4 - Porque ele que virá um dia semelhante a uma fornalha acesa; e todos os soberbos, todos os que cometem a impiedade serão como a palha; este dia, que está para vir, os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, sem lhes deixar nem raiz, nem germe. Mas para vós os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça e estará a salvação sob as suas asas; vós saireis então e estareis como novilho de uma manada. Calcareis os ímpios, quando estiverem como cinza debaixo da planta de vossos pés, nesse dia em que eu hei de proceder, diz o Senhor dos exércitos.

Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, a qual eu lhe dei em Horeb para todo o Israel, (a qua contém) os meus preceitos e mandamentos.

Eis que vós enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia grande e horrível do Senhor. Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para não suceder que eu venha e fira a terra com anátema.

 

Para este dia, Deus pede para lembrar da lei como era para Moisés, isto é, a lei de Deus, esta mesma que foi deixada de lado nesse tempo. Elias virá para converter a muitos, e como prefigura o Grande Monarca fará o mesmo, assim como o Papa Santo. Depois da ruína dos ímpios o sol nascerá para os que temem o Senhor, isto é, o Reino de Maria.