Nossa Senhora de La Salette mencionou eventos que Fedeli achava milenarismo |
O. F. deve toda a sua formação católica tradicional a Plinio Corrêa de Oliveira. Fedeli era um mero aluno de história deste e revolucionário pró-revolução francesa, nem católico ainda. Convertido [1], Fedeli entrou para o que ele chamou depois em inúmeras conferências de "gloriosa TFP", liderada por "Dr. Plinio, terror da revolução, amor e glória dos filhos de Nossa Senhora" [2].
Passou o Sr. Fedeli 30 anos dentro da TFP, sendo enganado pela seita [3], e isso só prova que ele não era intelectual, pois como alguém que se apresente como inteligente poderia ser enganado tanto tempo? E depois, dado que ele descobriu "a seita" em 1981, como ele ficou mais de dois anos dentro de uma seita? Baseado em que princípio intelectual ou católico alguém faz isso?
Era óbvio que ele agia por inveja, inspirado pelo demônio, provam isso suas cartas:
“São 15 dias que me debato numa crise imensa” (carta 1981, p.1)
“Quando soube disso senti-me à beira da loucura” (id., p.4)
“Passei noites sem dormir” (id., p.13) [4]
“Existe contra mim dentro do grupo (uma campanha) que impede que se me dê a posição a que tenho direito e que me é negada há vinte anos” (Carta 1982, p.24) [5]
E o próprio, pouco antes de sua cisão, ainda prometia fidelidade:
“Não se venha a dizer que nós apostatamos ou que somos traidores. Não toleramos esta derradeira calúnia” (Carta de 31-05-1983, pg.26) [6].
Na época de sua saída, confrontado com as mais de 1200 páginas de resposta teológica e vida de santos que o contradiziam, dizia-se “nem filósofo, nem teólogo” em plena Folha de São Paulo. Meses depois, como prometido, lançou seu livro resposta: continha nada de novo. Então Dr. Plinio chamou-o de controvérsia-realejo [7], isto é, semelhante àquele instrumento antigo que toca sempre a mesma música. Trinta anos depois reaparece com o mesmo livro reeditado, chamando João Clá Dias, alvo predileto e principal fonte para as acusações, de "discípulo perfeito" de Plinio Corrêa, de modo que lhe são imputados os delírios de Clá, que foram muitos, mas dentro da TFP nunca viraram parte da formação, tendo chegado a ser nos Arautos do Evangelho, que o então Mons. Clá fundou. Uma das principais mentiras do mural da Associação Montfort para salvar as aparências.
O. F. morreu em plena campanha da Montfort, logo após ter juntado uma grande quantia de dinheiro para gravar sua primeira aula dessa campanha que, ao que tudo indica, visava a divulgação do derradeiro livro mentiroso. Morte súbita e repentina de um ataque do coração, conforme conta um então discípulo [8]. Tinha lançado o livro pouco antes, porque se completava 27 anos de saída do grupo de Dr. Plinio, como explicou: “27 anos são 3 vezes 9. 3 ao cubo. E simbolicamente o 3, e mais ainda o 3 elevado a terceira são bem simbólicos”[9]. Morrer em plena campanha anti-Pliniana, pouco antes de gravar um vídeo calunioso, nove dias depois do seu tosco simbolismo, levando em conta que 3 levado a 2 são 9, não é simbólico?
Não são essas as características de alguém que vive uma vida santa.
Tampouco o são as colaborações que fez para lançar suas acusações, a começar por Giulio Folena que, como ele, Folena, próprio conta "se manteve em um tranquilo anonimato, contraiu posteriormente matrimônio e montou um pequeno ateliê de confecções em sua própria residência.
De repente, vinte anos depois de sua exclusão, surge da pequena vida privada em sua modesta casa, para adentrar no mundo das viagens internacionais. Visita cardeais e teólogos na Europa e, apoiando-se em suspeitas confidências de tais personalidades, começa a fazer declarações para a imprensa contra a TFP brasileira – ao mesmo tempo que reconhece estar "ressentido" por ter sido excluído da entidade" [10].
Excluído por frequentar prostíbulos: conforme confirma o Dr. Átila em sua carta resposta em nome da TFP [11].
No seu livro Folena compara Dr. Plinio a Jim Jones que, abusando de autoridade, provocou a morte de seus seguidores por auto-envenenamento [12], diz que Dr. Plinio "concebeu horror à sexualidade e, indiretamente, aversão ao sexo feminino" [13], e que atribuía a TFP "uma missão superior à dos Apóstolos" [14].
Obj.2: Orlando Fedeli denunciou corretamente o delírio milenarista da TFP na Bagarre (Castigo Mundial) e no Reino de Maria
O Sr. Orlando Fedeli diz que sempre acreditou em "um triunfo de Maria" conforme o segredo de Fátima, mas que rejeita o Reino de Maria, pois "Dr. P.C. de Oliveira fez de triunfo, Reino. E fez de Reino, um delírio" [15].
Vale lembrar que alguns declaram este site como adepto da heresia milenarista, mas curiosamente, não aceitam na prática o julgamento da hierarquia católica, e desconhecem a tradição que dizem seguir, principalmente no ensino da caridade, que afugenta o cisma. Vejam: Doutrina Católica sobre o milenarismo (crasso, mitigado, etc). Nossa posição
Em resumo, falaram de um dos temas cruciais contemporâneos (crise na Igreja), bem como vislumbram pelo menos um dos temas caros a quem investiga honestamente as profecias autorizadas (apóstolos dos últimos tempos, Grande Castigo, Reino de Maria, etc): Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de La Salette, Nossa Senhora do Bom Sucesso, Beata Taigi, Beata Canori-Mora, Beato Palau, Venerável Holzhauser, São Vicente de Ferrer, São João Bosco, Santa Catarina de Siena, Santa Gemma Galgani, Santa Hidelgarda, Santa Brígida, São Luís de Montfort, São Maximiliano Kolbe, São João Maria Vianney, São Domingos Sávio, São Pio X, Santa Teresa de Jesus, etc.
Obj.3: O prof. Fedeli denunciou corretamente Anna Catherine Emmerich e a gnóstica "Montanha dos Profetas"
Os delírios vangloriosos de Fedeli, que se achava intelectual, chegavam ao ponto de fazê-lo pensar ter sido o primeiro a descobrir os erros na obra da Beata Emmerich: “Aquele que passou perto de vinte anos num êremo de gelo e mesmo (...) de calúnia, lendo, estudando, anotando, foi a ele que Nossa Senhora permitiu descobrir o que há cento e cinquenta anos e que D. Gueranger e Mons. Delassus elogiaram” (Carta de Março de 1982, pg.19)
Mas "em 1901, o Pe. Georg Chober, consultor da Sagrada Congregação dos Ritos, emitiu, a pedido dessa Congregação, um juízo sobre os escritos, no qual se pronunciou severamente contra os erros neles existentes. E a partir de então, os vários peritos consultados pela referida Congregação tem apontado erros nas obras atribuídas a Ana Catarina Emmerick." [16]
"A Sagrada Congregação dos Ritos, em decreto de 1927, decidiu nos termos do cânon 2042 do CDC de 1917, não considerar como sendo da vidente os escritos de Brentano. A Sagrada Congregação para as Causas dos Santos, no decreto de 4 de Maio de 1981, adotou análoga posição." [17]
E foi por isso que no dia 24 de Junho de 1983, em pleno Auditório São Miguel da TFP, Dr. Plinio, ao saber desses dados, ordenou que a retirada dos exemplares das bibliotecas da TFP, bem como não citassem a obra em publicações [18]
Mas o Sr. Fedeli insistiu em dizer que Dr. Plinio apoiava "a heresia de Anne Catherine Emmerich", e que apoiou a "gnóstica montanha dos profetas". Montanha esta, que segundo hipóteses de Dr. Plinio estariam Elias e Enoch. É claro que a hipótese de que eles estão em uma montanha é válida, se nos lembrarmos que Elias e Enoch estão no paraíso terrestre, que pode ser uma montanha fora da vista dos homens ordinários.
CLIQUE AQUI para ver a doutrina comum dos Doutores da Igreja sobre Elias e Enoch no paraíso terrestre.
---------------------------------------------------------------------------
[1] Orlando Fedeli, “Gnose Burlesca...”, Quinta parte, 2
[2] 30.05.1973 – Quarta-feira - Jubileu Episcopal de Dom Mayer
[3] Orlando Fedeli, No país das maravilhas: a Gnose burlesca da TFP e dos Arautos do Evangelho, parte 1
[4] Refutação a uma investida Frustra: Três Cartas, Refutação por Átila Sinke Guimarães, parecer do Pe.Victorino Rodriguez, O.P., pg.10
[5] Idem. Pg.13
[6] Idem.pg.11
[7] Estes fatos são narrados em Um homem, uma obra, uma gesta, Homenagem das TFP's a Plinio Corrêa de Oliveira, pg.161-162
[8] Comunicado sobre o falecimento do Professor Orlando Fedeli (Guilherme Chenta) - MONTFORT
[9] Orlando Fedeli, No país das maravilhas: a Gnose burlesca da TFP e dos Arautos do Evangelho, parte 1
[10] "Escravos do Profeta", EMW Editores, São Paulo, 1987, pp. 112, 139 e 140 apud. A TFP responde sobre escravidão e seita na TFP, Átila Sinke G.
[11] Já citada acima. A notícia é de "13 de julho de 1964, jornal "Notícias Populares", de São Paulo, Hoteleiro autuado por exploração do lenocínio - RUPA limpa a Zona Sul: 500 fora de circulação.
[12] "Escravos do Profeta, p.322
[13] Idem. p.317
[14] Idem. p.319
[15] Milenarismo e Reino de Maria da TFP, Orlando Fedeli, Pergunta de Ivan Rojas, 03-07-2002
[16] As duas coisas estão em Refutação a uma investida Frustra: Três Cartas, Refutação por Átila Sinke Guimarães, parecer do Pe.Victorino Rodriguez, O.P., pg.16
[17] Idem. Pg.48
[18] Idem. pg.48-49