Papa Francisco, citando João Paulo II, disse que a Igreja (que é Santa e Imaculada) pecou na colonização dos povos da América

No dia 10 de Julho, quinta-feira, o Papa Francisco concluiu o II Encontro dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com o seguinte discurso (grifos nossos):

"Aqui quero deter-me num tema importante. É que alguém poderá, com direito, dizer: "Quando o Papa fala de colonialismo, esquece-se de certas ações da Igreja". Com pesar, vo-lo digo: Cometeram-se muitos e graves pecados contra os povos nativos da América, em nome de Deus. Reconheceram-no os meus antecessores, afirmou-o o CELAM e quero reafirmá-lo eu também. Como São João Paulo II, peço que a Igreja "se ajoelhe diante de Deus e implore o perdão para os pecados passados e presentes dos seus filhos". E eu quero dizer-vos, quero ser muito claro, como foi São João Paulo II: Peço humildemente perdão, não só para as ofensas da própria Igreja, mas também para os crimes contra os povos nativos durante a chamada conquista da América. E junto, junto a este pedido de perdão e para ser justo, também quero que recordemos os milhares de sacerdotes, bispos, que se opuseram fortemente à lógica da espada, com a força da cruz. Houve pecado, houve pecado e abundante, e por isto pedimos perdão, e peço perdão, porém também alí, onde teve pecado, onde abundou o pecado, superabundou a graça através destes homens que defenderam a justiça dos povos originários" [1].

Salmo em reparação (Salmo 129)

"Desde o mais profundo clamei a Ti, Senhor. Senhor, ouve a minha voz. Estejam atentos os teus ouvidos à voz da minha súplica. Se examinares, Senhor, as nossas maldades, quem, Senhor, poderá subsistir?

Mas em Ti se acha a clemência, e por causa da tua lei pus em Ti, Senhor, a minha confiança. A minha alma está confiada na sua palavra, a minha alma esperou no Senhor.

Desde a vigília da manhã até a noite, espere Israel no Senhor. Porque no Senhor está a misericórdia, e há nele copiosa redenção. E Ele mesmo redimirá Israel de todas as suas iniquidades".

Veja mais sobre a crise na Igreja:

Papa Francisco cita maometanos que dizem "O Corão é um livro profético de paz" e alegou entender isto 

João Paulo II celebrou missa com homens e mulheres nus (índios), que ajudavam a ler a epístola e a levar as oferendas  

Papa Bento XVI em fotos mostrou que revolucionou os símbolos, roupas e paramentos Papais

Papa Bento XVI refutou em fotos os que o chamam de "mestre da liturgia"

Clique aqui para ver mais provas da crise na Igreja

------------------------------------------
[1] Disponível em: http://www.news.va/pt/news/discurso-do-papa-francisco-aos-movimentos-populare