Papa Francisco contra a pena de morte defendida pela Igreja Católica

Antes, a verdadeira Doutrina Católica sobre o tema:

A Escritura, Papas e Santos falaram a favor da guerra justa e da pena de morte ?

O Sumo Pontífice em Exortação Apóstolica afirma que a Igreja "rejeita firmemente a pena de morte"

"Da mesma forma, a Igreja não só sente a urgência de afirmar o direito à morte natural (...), mas também «rejeita firmemente a pena de morte»" [1].

No Angelus de 21 de Fevereiro de 2016, pede a abolição mundial da pena de morte

“Apelo à consciência dos governantes, para que se chegue a um consenso internacional pela abolição da pena de morte e proponho aos que entre eles são católicos que cumpram um gesto corajoso e exemplar: que nenhuma condenação seja executada neste Ano Santo da Misericórdia” [2]

No dia 20 de Março de 2015, classificou como "ofensa à inviolabilidade da vida e à dignidade da pessoa humana que contradiz o desígnio de Deus"

"O Papa Francisco disse nesta sexta-feira (20) que a "pena de morte é o fracasso do Estado de direito", em carta entregue ao presidente da Comissão Internacional contra a Pena de Morte, o espanhol Federico Mayor Zaragoza, com quem o pontífice se encontrou em audiência no Vaticano (...).

O Papa argumentou que a pena capital é um "recurso frequente ao qual lançam mão alguns regimes totalitários e grupos de fanáticos, para o extermínio de dissidentes políticos, de minorias, e de todo sujeito etiquetado como perigoso ou que pode ser percebido como uma ameaça para seu poder ou para a execução de seus fins".

"Trata-se de uma ofensa à inviolabilidade da vida e à dignidade da pessoa humana que contradiz o desígnio de Deus. Não faz justiça às vítimas, fomenta a vingança", sentenciou" [3].

Salmo em reparação (Salmo 6)

"Senhor, não me arguas no teu furor, nem me castigues na tua ira. Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou enfermo; sara-me, Senhor, porque meus ossos estremeceram. E a minha alma turbou-se em extremo, mas Tu, Senhor, até quando ? Volta-te, Senhor, e livra a minha alma, e salva-me pela tua misericórdia.

Porque na morte não há quem se lembre de Ti, e na habitação dos mortos, quem Te louvará ? Estou esgotado à força de tanto gemer, lavarei meu leito com lágrimas todas as noites, regarei com elas o lugar do meu descanso. 

Os meus olhos se turbaram por causa do furor, envelheci no meio de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade, porque o Senhor ouviu a voz do meu pranto.

O Senhor ouviu a minha súplica, o Senhor ouviu a minha oração. Sejam confundidos, e em extremo conturbados todos os meus inimigos, retirem-se e sejam num momento cobertos de vergonha".

Veja mais sobre a crise na Igreja:

João Paulo II homenageia o herege blâsfemo Martinho Lutero nos quinhentos anos de seu nascimento

Bento XVI diz amar a Igreja cismática, lamenta as excomunhões do passado, e diz crescer na unidade ao rezar junto deles e hereges 

João Paulo II celebra missa com homens e mulheres nus (índios), que ajudam a ler a epístola e a levar as oferendas  

Papa Francisco critica a sociedade patriarcal, fala de um "tipo" bom de feminismo e que não se deve pressionar os que coabitam a casar

Clique para entender a crise na Igreja

------------------------------
[1] Exortação Apostólica Pós-Sinoidal Amoris Laetitia, de 19 de Março de 2016. Citando Relatio Finalis, 2015, 64. 
[2] Link: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2016/documents/papa-francesco_angelus_20160221.html 
[3] G1 Notícias, "Papa Francisco diz que pena de morte é fracasso do Estado de direito". Link: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/03/papa-francisco-diz-que-pena-de-morte-e-fracasso-do-estado-de-direito.html