Hipótese teológica da vinda no fim do mundo de S.João Evangelista ressurrecto, pela Escritura e os Doutores da Igreja

Para entender melhor, veja:

A Escritura e os Doutores da Igreja dizem que Elias e Enoch virão no fim dos tempos na época do Anti-Cristo


Hipótese Teológica da divisão das eras da Igreja em parte segundo S.Agostinho e S.Boaventura

Artigos sobre: Profecias Católicas 

Tirada do livro "O Príncipe dos Cruzados"


-São João Apóstolo morreu realmente e possui a visão beatífica (é santo), e sua morte foi tranquila, não por martírio

Prova os Padres da Igreja e os antigos historiadores

Segundo o Pe.Jugie [1], a morte do Apóstolo está certificada por vários documentos a partir do século II, entre estes a carta do Bispo de Êfeso, Polícrates, ao Papa Vítor I, e depoimentos de São Dionísio de Alexandria, Tertuliano, Eusébio de Cesaréia, São João Crisóstomo, São Jerônimo, o Papa São Celestino e os padres do Concílio de Êfeso (ano 431). Como ressalta o Pe.Jugie, o fato da morte, e o túmulo do Apóstolo, são tão conhecidos, que nem sequer os apócrifos se afastam, neste ponto, da história autêntica.

São Jerônimo [2] diz que a morte de São João foi tranquila: "É uma questão saber como os filhos de Zebedeu, Tiago e João, tomaram o cálice do martírio, sabendo que a Escritura relata que só Tiago foi decapitado por Herodes(At, 12) , enquanto João acabou sua vida em uma morte tranquila. Mas quando nós vemos na história eclesiástica que João foi lançado a um caldeirão de óleo fervente o que faria mártir, e que foi exilado na ilha de Patmos, podemos ver que ele não era sem vontade de martírio, e que João bebeu o copo da confissão, o mesmo que as três crianças na fornalha ardente beberam, embora o perseguidor não tenha conseguido derramar o sangue delas."

Também o Pe.Jugie enumera todos os exegetas e santos que acreditaram na morte (mas que tem posições diferentes sobre a ressurreição de S.João): [3]

Nicetas David, Nicéforas Blemmides, Nicéefotas Calisto Xantopoulos, Cyrillo Lucaris, Pascasio Radberto, São Fulberto de Chartres, São Pedro Damião, Hugo de São Vitor, São Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Nicolas de Lyra, Thomas d'Argentina, São Teodoro Studita, Abelardo, Hildeberto de Tours, Raul Ardent.
 

Prova a Igreja 

A Igreja também celebra a festa de São João Apóstolo.

Prova pela visão da Beata Anne Catarina Emmerich, apoiada por Santo Antonino

Conforme conta Plinio Corrêa de Oliveira:
"Morte de São João: João rezava com os braços estendidos, de pé, junto à sepultura. Lançou seu manto dentro dela, desceu, deitou-se e rezou novamente.
Uma grande luz desceu sobre ele. Ainda falou com seus discípulos. Esses estavam junto à sepultura, choravam e rezavam. Vi então algo maravilhoso: enquanto João estava deitado e morria placidamente vi, como um resplendor sobre ele, uma figura luminosa e com ele mesmo saindo de seu corpo como de um envoltório, desaparecendo na mesma luz e resplendor.
Vi também que o corpo de João não está na Terra.

Veio entre o leste e o oeste, um espaço luminoso semelhante a um sol, e o vejo ali como se intercedesse a favor dos demais, como se recebesse algo de cima e os desse aos de baixo.
Vejo este lugar como pertencente à Terra, porém é todo elevado sobre ela. De nenhum modo se pode chegar até lá.
Santo Antonino narra esses mesmos fatos da forma como narra Catarina Emmerich.
A tradição confirma o que foi visto pela vidente na morte do Santo.
Santo Agostinho, São Gregório de Tours, Santo Hilário, São Gregório Nazianzeno, Santo Alberto Magno, São Tomás de Vilanova e outros são de parecer que João morreu efetivamente, mas que seu corpo foi tirado da Terra e que agora vive, como Enoch e Elias, para voltar ao fim dos tempos para pregar às nações."
[4]

Prova pela Sagrada Escritura

"Podeis vós bebeis o cálice que eu hei de beber ? Eles responderam-lhe: Podemos. Disse-lhes: Efetivamente haveis de beber o meu cálice" Mt, 20. "Não sabeis o que pedis, retorquiu Jesus. Podeis vós beber o cálice que eu vou beber, ou ser batizados no batismo em que eu vou ser batizado? Podemos, asseguraram eles. Jesus prosseguiu: Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados no batismo em que eu devo ser batizado. " Mc 10.


O cálice nas Sagradas Escrituras sempre tiveram o significado de amargura, mas não necessariamente de paixão, tanto que Nosso Senhor fala no outro evangelho de batismo ao mesmo tempo que de cálice. Isto indica claramente que o batismo é o batismo do martírio, porque Nosso Senhor havia sido já batizado (Mc 1), e o cálice é o cálice da amargura, porque ambos os irmãos que perguntam nessa passagem, Tiago e João, passam por situações amargas, sendo São Tiago martirizado (At 12), e João exilado em Patmos após ter passado por situação de quase martírio, que foi ser salvo do caldeirão de azeite ardente. Se não fosse assim as duas coisas não teriam sido mencionadas.

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Era o predileto dos apóstolos e o maior deles, com mais atributos proféticos, o que faz a comparação entre ele e outros apóstolos do Novo Testamento ser parecida com a comparação entre Elias e os profetas do Antigo.

"Pedro, tendo-se voltado, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava, o qual na ceia estivera reclinado sobre o seu peito, e lhe perguntara: Senhor, quem é o que te há de entregar ? " Jo 21.

O discípulo que Jesus muito amava quer dizer o preferido, e isto tem razão de ser. Enumeramos as grandeza de São João.


1.Único que escreveu todas as classes de livros no Novo Testamento, o profético (Apocalipse), o sapiencial (Cartas) e o legal (o evangelho), se tirarmos fora o histórico que são os Atos dos Apóstolos. Isso demonstra um conhecimento teológico muito grande.

Nesse sentido faz um elogio o grande São Vicente Ferrer no seus sermões, este que fazia inúmeros milagres e era profeta.

"A coroa de espinhos. A coroa de Cristo teve quatro pontas, quatro florões como as coroas reais teve seus florões. Na frente a ciência da trindade, atrás a ciência de todas as criaturas e de todas as coisas pretéritas e futuras e de todos os pensamentos dos corações.

À direita teve o conhecimento da glória do Paraíso como o dos predestinados. A esquerda teve conhecimento das penas infernais e dos que estão condenados ao inferno com as causas de suas condenações. Cristo foi coroado com essa coroa no momento de sua concepção.

São João Evangelista foi coroado com esta mesma coroa da Sabedoria. Foi assim coroado na noite da Paixão mais do que todos os outros Apóstolos. Reclinado sobre o coração de Mestre recebeu como dádiva, recebeu isto como dádiva esplêndida.
Por isso disse dele à Igreja em seu ofício: "Bebeu a água pura do Evangelho da fonte sagrada do peito do Senhor".

Naquele instante foi-lhe imposto a coroa Real com seus quatro florões, o conhecimento de Deus pelo qual João compôs o Evangelho, o conhecimento de todas as criaturas da glória e dos predestinados. Com isto escreveu a sua primeira Epístola Canônica, o conhecimento dos condenados e por ele compôs o seu segundo e terceiro epistolar. Portanto, dele podemos dizer: "Coroa de ouro sobre sua cabeça gravada com o signo da santidade".

A coroa de ouro é a segunda teologia da Bíblia o escrito dos doutores gravados com sinal da santidade. Porque a coroa da Sabedoria que é a teologia não tem a força se não está assinalada com o sinal da santidade que é a vida digna. São João Evangelista a manifestou em altíssimo grau."

Isso nos conta Plinio Corrêa de Oliveira, que faz o seguinte resumo:

"Os florões da coroa têm uma hierarquia. Um florão é o da fronte, é o mais nobre de todos, e é o Amor de Deus. Os outros florões servem para conduzir ao amor de Deus.
São o florão do conhecimento desde o começo do mundo até o fim, um florão.
Segundo florão, o conhecimento da situação de todos os homens no Céu, entendido dos que para lá foram, com as respectivas coroas. Como é que se santificaram, porque é que são coroados.
Terceiro florão idem no Inferno.
Bem, esses servem para o conhecimento do Amor de Deus. Para o conhecimento de Deus."
[5] 

2.Esteve ao pé da Cruz com Nossa Senhora

Dr.Plinio comenta que no conhecimento que São João tinha mostrado antes, ele "conheceu Nossa Senhora. E podem imaginar com que encantos, com que enlevos, com que venerações ele passou por esse verdadeiro universo de belezas espirituais que é Nossa Senhora." [6]

"Jesus vendo sua Mãe e junto dela o discípulo que ele amava, disse a sua Mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo:  Eis aí a tua Mãe. " Jo 19

Conforme conta Santo Afonso Maria de Ligório [7] no "parecer de Silveira, é este o motivo por que S. João, ao consignar a cena no seu Evangelho, escreve: Em seguida disse ao discípulo: Eis a tua Mãe ! Note-se que Jesus Cristo não disse isto a João, mas ao discípulo. Fê-lo para significar que o Salvador nomeou Maria por Mãe universal de todos aqueles que, sendo cristãos, tem o nome de seus discípulos"

Ao que adicionamos que S.João aí foi o protótipo de apóstolo, o exemplo de discípulo, e isso por ter arrumado Nossa Senhora como Mãe dele.


3.Como afirmado antes, ele bebeu o cálice que Cristo bebeu, no sentido de ter completado tudo que era preciso para um martírio, embora não tenha sido martirizado

Conclusão e observações:

Alguns, como São Tomás, consideram Moisés o maior profeta do Antigo Testamento, e isto é certo, mas Elias tem uma missão profética maior (embora no Antigo ainda seja menor do que a de Moisés), pois abrange os dois testamentos, conforme visto em artigos anteriores que ele voltará no fim do mundo.

E são por essas razões acima que S. João seria mais apto para voltar no fim dos tempos no advento do anti-Cristo (acreditamos que antes haverão prefiguras da missão desse Apóstolo).


Dr.Plinio aplica todo o conhecimento de S.João citado por S.Vicente Ferrer para a vocação de um membro da TFP a qual salientamos essa interpretação porque ela é aplicada para um missão profética, da qual cremos ser ainda incumbência de S.João: "Que aplicações devemos fazer para nós mesmos? Não se trata aqui só do conhecimento de cada alma, mas dessas almas enquanto representando sociedades de almas, imensas correntes de opinião, civilizações, etc..
1- É característica de nossa vocação conhecer as sociedades de alma, conhecer as grandes correntes da opinião pública para saber dirigi-las. É uma participação desta sabedoria.
2- Segundo comentário: é mais nobre conhecer esse conjunto de almas e suas inter-relações, civilizações, etc., do que conhecer cada indivíduo. Porque é mais nobre conhecer o todo do que as partes.
Por quê? Porque o todo é mais nobre do que as partes.
3- Esse conhecimento nos indica a história de São João Evangelista. Se conheceu todos os homens desta maneira é porque ele teria um conhecimento da História. Quer dizer não se trata de conhecer os homens de hoje, de amanhã e depois de amanhã separados, mas é o processo histórico por onde do passado sai o presente, do presente sai o futuro."
[8]

Essa interpretação parece ter sentido porque logo em seguida na Escritura fala do fim do apóstolo, da qual tiramos a próxima conclusão.

-Depois da morte, o apóstolo foi designado para ficar na terra até o fim dos tempos na era do anti-Cristo.

"Por isso Pedro, vendo-o, disse a Jesus: Senhor, e deste que será ? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso ? Tu segue-me. Correu logo esta voz entre  os irmãos que aquele discípulo não morreria. Não lhe disse Jesus: Não morre, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso ?" Jo 21.

Deixando de lado a curiosidade de S.Pedro, podemos também interpretar por outras vias, afinal, um versículo só para criticar a curiosidade não é próprio de um livro Sagrado o qual tem em si uma fonte inesgotável de Sabedoria, mística e profecia.


O próprio S.João diz que não é que o discípulo não morreria, mas que ele ficaria até a vinda do Senhor. E isto nos parece claro indício de morte mas ao mesmo tempo de estadia na terra. Ora, por que o Senhor falaria de morte e estadia na terra se fosse como qualquer morte ordinária onde os restos mortais jazem no sepulcro ? Não podemos admitir que esse mistério todo foi para dizer algo tão simples, algo tão banal. Os mistérios de Deus são a fonte da Sabedoria das coisas complexas, sumamente belas, e são chamados mistérios não por serem esotéricos, mas sim por serem acessíveis somente aos que possuem uma elevação e familiaridade com o sublime, aonde está encerrado a chave do mistério.


Por isso não é possível admitir, como admitiram muitos Santos e exegetas, que ele está no céu em corpo glorioso, pois isso tiraria o sentido místico do apóstolo que ficaria até a volta do Senhor. E tal fato é corroborado por alguns autores, como São Boaventura, Dionísio o Cartuxo, Suárez, Noel Alexandre e Jacinto Serry [9].
 
-S.João está do seguinte modo na terra: ressuscitado e na morada de Elias e Enoch: o paraíso terrestre


Portanto sobram três opções:

1. Morte ordinária com ressurreição no advento do anti-Cristo, mas como falamos acima que não poderia ser simples assim, o corpo incorrupto dele teria sido
transladado para esta habitação de Elias, esse seria o privilégio do "fique até que eu venha".
 
2.Voltará não ressuscitado, mas com um corpo parecido com os dos anjos quando tomam corpo, a maneira de Moisés na transfiguração de Cristo, só ressuscitando na ressurreição geral, e como dissemos antes, seu corpo estaria no paraíso terrestre, caso contrário seria um simples morte ordinária.


3.Morreu, ressuscitou e está na terra ainda, e isto teria de ser um lugar como o paraíso onde foi arrebatado Elias e Enoch, já que a constituição de S.João seria mais apropriada para este lugar, e também seria onde ele aguardaria até a sua missão final.
 
Respostas:
1.Não podemos admitir que só o corpo incorrupto dele está no paraíso terrestre, porque isso não cumpriria "ficar até que eu venha" pois é o corpo dele que ficou, não ele, e de modo semelhante muitos corpos incorruptos estão na terra, mas ninguém diz por isso que estes são "uma pessoa", e sim que são cadáveres, no entanto incorruptos.

2.A mesma refutação para a primeira opção serve: ele não ficou, e sim o corpo dele.

Portanto, a terceira opção é mais razoável, e corrobora isso as seguintes conveniências:


1.Só Nossa Senhora está no céu em corpo glorioso com o seu divino filho, e nisso porque Ele é o primogênito dentre os mortos e Filho de Deus, Verbo Divino, e ela porque é a criatura mais perfeita que Deus já criou, Rainha dos Anjos, merecedora do culto de hiper-dulia, e Imaculada. Se S.João estivesse no céu estaria com méritos semelhantes ao de Nossa Senhora, e mesmo ele tendo muitos méritos, não se pode dar tal privilégio a ele, algo que seria característica distintiva de Nossa Senhora.

2.A missão de S.João, se ele voltará, é preparar Elias e Enoch, e nisso poderia S.João sagrá-los Bispos para continuar a linhagem apostólica. como pensa Dr.Plinio.


3.Conforme conta Dr.Plinio [10] seria conveniente que S.João fosse ao paraíso preparar Elias e Enoch, contar a ele tudo que se passou desde então, e o que deverá acontecer, o que S.João ficou sabendo como mostrado aqui.

4.Ele representaria a Igreja ressuscitada na vinda de Elias e Enoch, porque de fato estes estariam lá para a última ressurreição da Igreja.

5."E disse-me: É necessário que ainda profetizes a muitas nações, povos, línguas e reis" Ap 10, 11. Apesar de ter outros sentidos, seria mais belo com o sentido literal, sendo cumprido com Elias e Enoch.

6."Darei às minhas duas testemunhas o poder de profetizar, revestidas de saco, durante mil duzentos e sessenta dias." Ap 11, 3. Essa parte se refere à Elias e Enoch, como vimos antes, e as "minhas duas testemunhas" parece indicar algo que pertence ao vidente, tanto que não é um anjo ou voz de uma espécie qualquer que diz isso, e sim um simples "foi-me dito". E durante todo o apocalipse, parece S.João intercalar coisas que ele faz, pensa da profecia ou diz sobre no meio, então podemos ter um exemplo.

7.As duas partes da Escritura acima estão no contexto da sexta trombeta do Anjo, que vem soltar a praga referente à essa era, como vimos antes, e isso parece indicar mais a intencionalidade de indicar uma prefigura de S.João no começo da sexta era (segundo a contagem pelas pragas), isto é, a prefigura da terceira testemunha do Apocalipse, e o próprio apóstolo, a terceira testemunha de fato que viria antes da última praga, a sétima, concomitante com o advento do Senhor, quando "todas as tribos da terra chorarão" Mt 24, 30.

8."Na verdade vos digo que não passará esta geração, sem que se cumpram todas estas coisas" Mt 24, 34. Além da geração sacerdotal que se estenderá conforme muitos sustentam, pode-se dizer que "estas coisas" são as que aconteceram durante a era apostólica, mesmo em prefiguras. Mas ficaria ainda mais bela a passagem se se referisse também à geração primeira, isto é, a dos apóstolos, e o único que poderia salvar essa interpretação é S.João Apóstolo como terceira testemunha.


9.Apocalipse 10, 11 vem antes de Ap 11, 3, e antes do Apóstolo medir o santuário em Ap 11, 1-2, que parece ser uma separação dos bons e dos maus, além de uma salvaguarda de um pouco do santuário no fim dos tempos, que seriam os escolhidos no fim dos tempos que não se juntariam ao anti-Cristo. Essa medida do santuário, que tem sentido de guarda dos eleitos parece estar intimamente ligada às duas testemunhas, que vem logo em seguida, o que reforça a segunda conveniência. 



10.Os autores que sustentam a volta de S.João dão uma razão de conveniência: "É preciso que, no fim do mundo, Jesus Cristo receba o testemunho não só da lei natural e da lei mosaica, representadas respectivamente por Enoch e Elias, mas também da lei da graça, da qual João será o protótipo" [11]

Resumindo, nossas hipóteses chegaram a seguinte conclusão geral, que não queremos apresentar como absolutamente correta:


São João Evangelista morreu realmente e possui a visão beatífica (é santo), e sua morte foi tranquila, não por martírio. Ele era o predileto dos apóstolos e o maior deles, com mais atributos proféticos, o que faz a comparação entre ele e outros apóstolos do Novo Testamento ser parecida com a comparação entre Elias e os profetas do Antigo. Depois da morte, o apóstolo foi designado para ficar na terra até o fim dos tempos na era do anti-Cristo, quando será a terceira testemunha do apocalipse com Elias e Enoch. Ele está do seguinte modo na terra: ressuscitado e na morada de Elias e Enoch: o paraíso terrestre.

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Fontes: 
[1] pg.711, "La mort et l'Assomption de la Sainte Virge", Pe.Martin Jugie AA, Biblioteca Apóstolica Vaticana, Studi e Testi, n.114, Cidade do Vaticano, 1944, pp.710 a 726, apud Refutação da TFP a uma investida Frustra, Átila Sinke Guimarães, pg. 361 
[2] Catena Aurea, comentário em Mt, 20, 20-23
[3] Na página 717 e 720 do livro dele
[4] Reunião do Santo do Dia, 27.12.1966, Terça-feira
[5] Reunião do Santo do Dia, 27/12/1969
[6] Idem
[7] Glórias de Maria, Cap.II, 1, pg.48, Ed.Santuário
[8] Idem, Reunião citada
[9] op.cit. Pe.Jugie pp.723-724 
[10] Reunião do Santo do Dia, 27.12.1966, Terça-feira
[11] Pe.Jugie, op.cit. p. 716