Questão Teológica: se há vida (inteligente ou não) orgânica extra-terrestre (incluindo condenação de Pio II sobre isso)


“Mas Deus, que é nosso Rei antes dos séculos, operou a salvação no meio da terra”, Sl LXXIII, 12


Extraído de: "O Príncipe dos Cruzados (Volume II, 2a edição)".

Artigo sujeito à censura eclesiástica. Antes da proposta teológica, seguem uns trechos da Tradição Católica (Adendo da 2a edição: só tivemos notícia disso muito tempo depois).  


Papa Pio II
 (1458-1464)

"Em 14 de novembro de 1459, o Papa Pio II escreveu uma encíclica intitulada "Cum sicut accepimus", na qual se condenava os erros de Zanini de Solcia. Zanini estava ensinando coisas como: sexo antes do casamento é legal; Jesus morreu por causa da lei das estrelas; todos os cristãos serão salvos, e por fim, mas não por menos, “Deus criou outro mundo fora este, e que no seu tempo muitos outros homens e mulheres existiram e consequentemente Adão não foi o primeiro homem” (Denzinger 717c). 

Por volta de 140 anos depois, Giordano Bruno promoveu a ideia de mundos alienígenas. Ele eventualmente foi excomungado e executado, mas em grande parte por sustentar outras doutrinas heterodoxas." (Visto em: https://www.robertsungenis.org/2022/10/robert-sungenis-review-of.html Reviewed by Robert Sungenis September 2, 2022. Link da resenha: https://drive.google.com/file/d/1BB5Ojh5gg7SYXIwtiGLEv7-FHAz7OZjR/view)

Se pode haver Igreja Católica em outros planetas

Não pode haver outro sucessor de São Pedro. Chega a ser infantil ter que tratar disso. O Papa é um só, por isso, não há Igreja Católica fora da terra. “Mas Deus, que é nosso Rei antes dos séculos, operou a salvação no meio da terra”, Sl 73, 12. Ou seja, a salvação para a alma está na terra, e não nos outros planetas: isso é claro também pela instituição da Igreja por Nosso Senhor nesta terra (Adendo da 2a edição: o Papa Pio II já tinha condenado a existência de outros mundos segundo sustentado por um tal Zanini de Solcia).

1. Se há ET com forma humana, com pecado original e descendente de Adão

Nosso Senhor ordena a pregação por toda a terra (S. Marcos XVI, 15), e não em outros planetas. 

Isso nos leva a uma das alternativas: não existe extraterrestre (ET), ou eles não precisam de pregação, isto é, não possuem pecado original. Dessa segunda alternativa, podemos tratar de duas hipóteses: eles têm forma humana ou não. Se têm, interessa saber se são descendentes de Adão ou não.

1.1. Se há ET com forma humana, sem pecado original, e não descendente de Adão

A Igreja recomenda o batismo e a Santa religião a todos os homens, e se há algum sem pecado, Nosso Senhor não remiu a todos conforme a Doutrina (Nossa Senhora faz parte do gênero humano, mas foi "ante previsa merita" Imaculada, isto é, pela previsão dos méritos do Salvador foi concebida sem pecado original. De fato, na Tradição da Igreja, a Virgem Maria é considerada Co-Redentora).

O Santo Padre Pio XII condenou a tese de que Adão significava o conjunto dos primeiros pais, ou havia na terra homens não descendentes de Adão:

"37. Mas, tratando-se de outra hipótese, isto é, a do poligenismo, os filhos da Igreja não gozam da mesma liberdade, pois os fiéis cristãos não podem abraçar a teoria de que depois de Adão tenha havido na terra verdadeiros homens não procedentes do mesmo protoparente por geração natural, ou, ainda, que Adão signifique o conjunto dos primeiros pais; já que não se vê claro de que modo tal afirmação pode harmonizar-se com o que as fontes da verdade revelada e os documentos do magistério da Igreja ensinam acerca do pecado original, que procede do pecado verdadeiramente cometido por um só Adão e que, transmitindo-se a todos os homens pela geração, é próprio de cada um deles" (Humani Generis, Agosto de 1950, Pio XII).

1.2. Se há ET com forma humana, sem pecado original e descendente de Adão

Não é possível, pois a Igreja deixa claro que todos os homens a partir de Adão tiveram pecado original, a não ser Nosso Senhor e Sua Virgem Mãe. Por isso, a Igreja quer batizar e catequizar a todos os homens. Todos os homens são filhos da ira, segundo Ef II, 3.

2.1. Se há ET sem forma humana e sem pecado original

Cristo Deus Se encarnou como homem e remiu pelo Seu Sangue o gênero humano na terra, logo, é o gênero humano com sua forma que foi exaltado por Deus, e escolhido para obter a alma imortal.

Dizer que há uma outra forma animal com alma imortal é dizer que Nosso Senhor poderia encarnar-Se nela, assim como Ele Se encarnaria na humana mesmo sem o pecado original, segundo alguns teólogos.

Isso é contraditório com a história da salvação da humanidade, e induz a pensar em uma revelação não revelada, oculta há tempos, e separada da Igreja, porém, isso é impossível porque anula Apocalipse XXII, 18-20: "Eu declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro, que, se alguém lhes fizer acréscimos, Deus o castigará com as pragas escritas neste livro. Se alguém tirar qualquer coisa das palavras da profecia deste livro, Deus lhe tirará a sua parte do livro da vida, da cidade santa e das coisas que estão escritas neste livro".


3. Se há plantas e animais (vida orgânica, considerando como "vida" todo ser que tem em si a causa de seu movimento) Extra-terrestres

Deus no Gênesis (I, 29-30) fala da finalidade dos animais e plantas. Ora, se as plantas e animais servem ao homem, e se não há homens ET's, como visto antes, não há plantas e animais ET's, pois estes não teriam finalidade longe dos homens.

Outra hipótese decorre destes seres vivos serem passíveis de dominação enquanto podem ser estudados, ou seja, não deixam de ter a finalidade de servir ao homem na criação.

Assim, pode-se argumentar que o “separar a luz das trevas”, uma finalidade dos astros em “luzirem sobre a terra, e presidirem ao dia e à noite, e separarem a luz das trevas” (Gn I, 17-18), simbolizava a iluminação da razão através do estudo das plantas e animais que estão nesses lugares, isto é, a possibilidade de observação, sem domínio. Por isso, ou o homem não pode se aproximar para dominá-los, ou quando chega perto, estes seres desaparecem como algum tipo de ilusão.

Tal interpretação parece falsa por dois motivos: “separar a luz das trevas” pode ser uma metáfora para o estudo dos astros em que a razão se ilumina e sai das trevas. Mantém-se assim o valor interpretativo do versículo, pois haverá a possibilidade de estudo sobre substâncias inorgânicas. Ademais, não parece que Deus fez algo como um animal ou planta que não se pode alcançar, mas é observável, ao mesmo tempo que determinou uma finalidade diferente aos animais e plantas terrestres.

Resumo

A função dos luminares e das estrelas, segundo a Escritura, é “luzirem sobre a terra, e presidirem ao dia e à noite, e separarem a luz das trevas.”(Gn 1, 17-18) então, se encontrarmos animais ou vegetais nestes luminares, e estes animais ou vegetais puderem servir de alimentos, a história da salvação não é confiável porque estas coisas podem servir ao homem (a Escritura seria falha sobre a finalidade completa dos astros, que serve também para agricultura e pecuária). Então, tem-se o absurdo de considerar a Escritura incompleta no que tange aos meios para à salvação e a ordem da criação em vista disso. O mesmo raciocínio serve para encontrar seres inteligentes por lá, não mencionados na Escritura.

Dado que todas as plantas e animais da terra foram hierarquicamente colocadas abaixo do homem e, por isso, sujeitos a ele (Gn I, 29-30), mas nada foi dito dos animais e plantas ET’s, chegamos ao problema de antes: o absurdo de considerar a Escritura incompleta em relação às finalidades das coisas do universo, enquanto servem para a salvação.

***

Em conclusão, a aparição de ET's na terra, com forma humana ou não, só pode ser uma manifestação de anjos caídos. E o mesmo se pode dizer das plantas, porque sabemos que os demônios podem fazer uma ilusão de jardim em outro planeta. No entanto, podemos considerar, até onde vai este estudo, a possibilidade de substância inorgânica (sem vida) presente naqueles lugares, pois o estudo desta favorece a astronomia e a astrofísica, meios legítimos para conhecer a Deus e Sua obra.

Se a ciência encontrar esses modos de vida em outros planetas, parecer-nos-á obras do maligno, e de nada adianta provar posteriormente que ali estão por muito tempo, pois os infernais também existem e tramam contra a salvação do gênero humano há mais tempo.

De qualquer forma, se algo na doutrina tradicional da Igreja estiver em desacordo com este artigo, abdicaremos desta interpretação bíblica, mas ainda acreditaremos na inerrância da Sagrada Escritura, isto é, será esta interpretação a errônea.


Cristo Rei do Universo
A Escritura, a Igreja e os Santos dizem se o homem veio de Adão ou do macaco ou de outro animal?


Clique para ver mais: Defesa da Tradição Católica contra Falsas ciências ou superstições