A Escritura, a Igreja e os Santos dizem se o homem veio de Adão ou do macaco ou de outro animal?

Adão nomeando os animais
São Boaventura, rogai por nós!

Extraído de: "O Príncipe dos Cruzados (Volume II, 2a edição)".


Refutando o Darwinismo no campo filosófico com a metafísica tomista e outros autores 

Já mostramos as falhas do design inteligente como alternativa usando da filosofia:

Tomismo contra o Design Inteligente desde William Paley. Filosofia da natureza Católica contra o Design Inteligente

Já salientamos teologicamente o erro darwinista:

A Escritura, a Igreja e os Santos dizem se o homem veio de Adão ou do macaco ou de outro animal?

Veja também: 
Refutando o Darwinismo como ciência nos ramos da biologia. Suas falsas contribuições científicas, e argumentos falsos contra ele

***

A intenção deste estudo é mostrar o erro de muitos católicos que atualmente acreditam ser uma fantasia dizer que a humanidade não veio de um homem criado diretamente por Deus, chamado de Adão nas Escrituras.

Tomamos como certa, nesse artigo teológico, que o animal não tem a alma imortal do homem, isto é, a objeção materialista não é levada em conta aqui.


Em outro artigo deste volume, tratamos de questões filosóficas e científicas sobre mutações, e se mutações mudam ou não a espécie, e se o mundo tem tantos milhões de anos, assim como tratamos de experimentos e provas científicas.

***


Começamos esta questão por colocar as alternativas e as sub-alternativas relacionadas:

1.O homem veio do bicho.

1.1.Isto se fez aos poucos, por mecanismos naturais ou por intervenção divina à conta-gotas, diferenciando-se o homem do seu ancestral.

1.1.1.Deus conferiu a alma quando alcançou o homem um desenvolvimento determinado.

1.1.1.1.Então, o homem passou a entender a lei divina e obedecê-la.

1.1.1.2.Só depois de um tempo o homem
passou a entender a lei divina e obedecê-la.

1.1.2.Deus conferiu a alma ao mesmo tempo que mudou a estrutura do homem.

(Reparem que 1.1.1.1 e 1.1.1.2
são duas sub-alternativas) 

1.2.Veio do bicho ao ser gerado naturalmente como seu ancestral, mas Deus agiu neste momento e o criou como homem.

1.2.1.Logo em seguida, Deus conferiu a alma imortal. 

1.2.2.Demorou um tempo até que o homem tivesse sua alma, isto é, a espécie se reproduziu, ou pelo menos o primeiro homem viveu sem alma durante certo tempo.

2.O homem não veio do bicho, mas Deus agiu diretamente e o criou como homem.

2.1.Logo em seguida, Deus criou sua alma, isto é, o homem nunca viveu sem alma.

2.2.O homem viveu um tempo sem alma, como animal, até que Deus a criou.


Note-se que o mesmo teria que ser feito para o outro sexo (seja homem ou mulher, dependendo de quem foi criado primeiro). Não trataremos disto, porque se refutarmos tratando destas alternativas, este ponto se torna irrelevante.

Primeiro, vamos provar certas sentenças
confirmadas por trechos da Tradição Católica, e ao final compararemos com as alternativas anteriores.

-O primeiro homem, Adão, foi criado por Deus diretamente do barro à imagem e semelhança de Deus, isto é, com alma vivente e inteligência. Em seguida a mulher foi feita.


Sagrada Escritura

Deus fez o homem com inteligência e vontade própria desde o princípio:

"Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" Gn I, 26


"E criou Deus o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, e criou-os varão e fêmea" Gn I, 27


"O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou no seu rosto um sopro de vida, e o homem tornou-se alma (pessoa) vivente" Gn II, 7 

"Como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente (Gn 2,7); o segundo Adão é espírito vivificante". I Cor XV, 45

Adão foi feito único,
mas isto não seria possível se ele tivesse pouca diferença entre o último animal do qual ele evoluiu. "Adão pôs nomes convenientes a todos os animais, a todas as aves do céu, e a todos os animais selváticos. Mas não se achava para Adão um adjutório semelhante a ele". Gn II, 20.

O primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva:

"Não permito à mulher que ensine nem que se arrogue autoridade sobre o homem, mas permaneça em silêncio. Pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva. E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão". I Tm II, 12-14

"Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher". S. Mateus XIX, 4

"Mandou, pois, o Senhor Deus um profundo sono a Adão: e, enquanto ele estava dormindo, tirou uma das suas costelas, e pôs carne no lugar dela. E da costela, que tinha tirado de Adão, formou o Senhor Deus uma mulher, e a levou a Adão". Gn II, 21-22
.

Papa Pelágio I

“Por isso eu confesso que (...) Adão e sua mulher, que não nasceram de outros pais, mas foram criados, um do barro da terra, o outro da costela do homem (...)" [1].

IV Concílio de Latrão (1215) confirmado e repetido depois por Paulo VI (ver referência)

"Deus do começo do tempo fez tudo simultaneamente (simul) de uma vez só do nada ambas as ordens de criaturas, as espirituais e corporais, isto é, a angélica e a terrestre, e então (deinde) a criatura humana, que compartilha de ambas as ordens, sendo composto de espírito e corpo" [2].

Concílio Vaticano I

Este mesmo verdadeiro Deus, pela sua bondade e pela Onipotente virtude (...) com Seu livre-arbítrio, no início do tempo fez do nada uma e outra criatura, a espiritual e a corporal, isto é, a angélica e a terrena, e então a humana, constituída de espírito e corpo [Conc. Later. IV, c. 1, Firmiter]. (...).

5. Se alguém não professar que o mundo e todas as coisas que nele estão, sejam espirituais, materiais, foram produzidas segundo a sua substância do nada por Deus, ou professar que Deus não criou por vontade livre de qualquer necessidade, mas necessariamente como necessariamente ama a Si mesmo, ou negar que o mundo foi criado para a glória de Deus, seja excomungado [3].

Leão XIII

"Recordamos coisas conhecidas de todos e de qual não há dúvida: depois que no sexto dia da criação formou Deus ao homem do barro da terra e infundiu no seu rosto o sopro da vida, quis dar-lhe uma companheira, tirada admiravelmente da costela do mesmo enquanto dormia" [4].

Pio XII contra o poligenismo

"37. (...) os fiéis cristãos não podem abraçar a teoria de que depois de Adão tenha havido na terra verdadeiros homens não procedentes do mesmo protoparente por geração natural, ou, ainda, que Adão signifique o conjunto dos primeiros pais; já que não se vê claro de que modo tal afirmação pode harmonizar-se com o que as fontes da verdade revelada e os documentos do magistério da Igreja ensinam acerca do pecado original, que procede do pecado verdadeiramente cometido por um só Adão e que, transmitindo-se a todos os homens pela geração, é próprio de cada um deles" [5].

João Paulo II é tomado por alguns como o Papa que aceitou o evolucionismo, mas na terceira homilia do dia 29 de Janeiro de 1986, chamada "A obra criativa de Deus", depois da qual é acusado de propagar tais teorias, o Papa polonês repete a constituição Dei Filius do primeiro Concílio do Vaticano, que é baseado na afirmação do IV Concílio de Latrão já citado. De qualquer forma, citações de um só Papa podem não fazer parte da doutrina católica, já que o Papa é sujeito ao erro. Mais importante do que a palavra de um Papa em um tema é a palavra de uma sequência de Papas no mesmo tema.

Sínodo dos Bispos de Colônia

"Nossos primeiros parentes foram criados imediatamente por Deus. Portanto, declaramos que a opinião daqueles que não temem em afirmar que o ser humano, homem em relação ao seu corpo, emergiu da contínua mudança espontânea da natureza imperfeita até a mais perfeita, está claramente contra a Sagrada Escritura e a Fé" [6].

Santo Tomás de Aquino

"Alguns entenderam que o corpo do homem foi, primeiro, formado no tempo e, depois, Deus lhe infundiu a alma nele já formado. – Mas é contra a razão da perfeição da primeira instituição das coisas, que Deus tivesse feito o corpo sem a alma ou a alma sem corpo; pois ambos fazem parte da natureza humana. E tal seria ainda mais inconveniente em relação ao corpo, que depende da alma, do que inversamente. – E então, para excluir essa opinião, outros ensinavam que quando se diz: Criou Deus o homem, quer se significar a produção do corpo simultaneamente com a alma; e o que se acrescenta: E inspirou no seu rosto, um sopro de vida, deveria entender-se o Espírito Santo, assim como o Senhor o insuflou nos Apóstolos, conforme o dito: "Recebei o Espírito Santo". Mas tal exposição fica excluída, como diz Agostinho (De Civ. Dei xiii, 24), pelas palavras da Escritura. Pois ela ao que antes disse acrescenta: "E foi feito o homem uma alma vivente"; o que o Apóstolo (1 Cor 15:45) refere, não à vida espiritual, mas à animal. Logo, por sopro da vida deve entender-se a alma; de modo que quando se diz: "Inspirou no seu rosto um sopro de vida", é como uma exposição do que se dissera antes; pois a alma é a forma do corpo" [7].

Santo Atanásio

"Assim, o primeiro homem que foi chamado em hebraico Adão, conservava no começo, segundo as santas Escrituras, o seu espírito voltado para Deus na mais pura liberdade" [8].

"Com efeito, pela presença do Verbo, a corrupção natural não os teria tocado, como afirma a Sabedoria: 'Deus criou o homem para a incorruptibilidade e o fez imagem de sua própria eternidade; é por inveja do diabo que a morte entrou no mundo' Sb 2, 23-24" [9].

São Basílio

"Mais acima, foi dito que Deus criou; aqui, se descreve como criou. Tomou do pó da terra e plasmou com as próprias mãos. Pensa como foste modelado. Considera a oficina da qual saiu a tua natureza. Deus te tomou nas mãos. Modelado pelas mãos de Deus, não sejas manchado pela malícia, nem alterado pelo pecado. Não caias das mãos de Deus. És um vaso plasmado por Deus, feito por Deus. Glorifica teu criador" [10].

Santo Agostinho

"Entre os animais terrenos ocupa o primeiro lugar o homem, feito por Deus à sua imagem, e feito um só, mas não deixado só, pela razão que assinalei (...). O próprio nascimento da mulher, feito da costela do homem, também nos adverte da grande estima em que deve ter tida a união entre o marido e a mulher (...)" [11].

S
ão Boaventura

"Quanto ao corpo humano, no estado em que foi inicialmente criado, deve-se admitir o seguinte, conforme a fé ortodoxa: O corpo do primeiro homem foi tirado do lodo da terra de tal forma que ficou sujeito à alma, sendo-lhe proporcional a seu modo (...). A mulher foi formada do lado do varão, como companheira e auxiliar para a propagação sem mancha" [12].


-Antes de Adão não havia morte, então, não há a possibilidade de homens vivendo e morrendo antes de Adão. 

Sagrada Escritura
 
"Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão". I Cor XV, 22

"No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir). Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos". Rm V, 14-15.


Papas

A mesma citação de Pio XII acima confirma.

- Conclusão

A primeira e a segunda alternativa, que alegam que o homem veio do bicho, são refutadas pela primeira sentença apoiada por trechos da Tradição Católica. As sub-alternativas 1.1.1.1, 1.2.2., 1.1.2.2. e 2.2. são adicionalmente refutadas pela segunda sentença.

 

Veja também:

Questão Teológica: se há vida (inteligente ou não) orgânica extra-terrestre 

Clique para ver mais: Defesa da Tradição Católica contra Falsas ciências ou superstições


-----------------------------------------
[1] Denzinger 228a. Carta do ano 561 ao Rei Childeberto I
[2] IV Concílio de Latrão (1215): DS 800; cf. DS 3002 e Paulo VI, Credo do Povo de Deus § 8. Denz. 428.
[3] Constituição dogmática Dei Filius, 24 de abril de 1870. Link: https://w2.vatican.va/content/pius-ix/it/documents/constitutio-dogmatica-dei-filius-24-aprilis-1870.html 
[4] Leão XIII, Encíclica Arcanum Divinae Sapientiae.
[5] Humani Generis, Agosto de 1950, Pio XII. Link: http://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_12081950_humani-generis.html
[6] Acta et decreta Concilii Provinciae Coloniensis (Colinieae, 1862), 30. Citado em Catholicism and Evolution, Michael Chaberek O.P., Ed., Ed.Angelico Press, 2015, pg.73 
[7] Suma Teológica, Parte 1, Q.91, art.4, resp.3
[8] Contra os pagãos, parte I, I, 2.
[9] A encarnação do Verbo, cap.I, 5, 2] Contra os pagãos, parte I, I, 2.
[10] A origem do homem, segunda homilia, 4.[7] A origem do homem, segunda homilia, 4.
[11] A cidade de Deus, Livro XII, cap.27
[12] Brevilóquio, II parte, cap X, 1.