Plinio Corrêa de Oliveira: seu legado, relação das suas obras, e campanhas da TFP feitas em sua vida

Editado: tais artigos, em ordem cronológica aqui, foram retirados, no mesmo mês em que foram aqui publicados, da edição que então vigorava na Wikipedia de língua portuguesa (pt.wikipedia.org), seja na biografia de “Plinio Corrêa de Oliveira”, seja de outros lugares daquela enciclopédia livre e virtual. Fizemos somente alguns ajustes e incrementos. A pedido, colocamos esta declaração.

Segue a ordem cronológica
:

Plinio Corrêa de Oliveira: breve biografia


Plinio Corrêa de Oliveira: resumo da ação contra-revolucionária profética de 1928-42

Plinio Corrêa de Oliveira: resumo da ação contra-revolucionária profética de 1943-65

Plinio Corrêa de Oliveira: resumo da ação contra-revolucionária profética de 1966-77

Plinio Corrêa de Oliveira: resumo da ação contra-revolucionária profética de 1978-95

Plinio Corrêa de Oliveira: seu legado, relação de obras e campanhas da TFP feitas em sua vida

-Rompimentos

Entre membros da TFP após a sua morte

Após a morte do líder e inspirador da TFP, o advogado Plinio Corrêa de Oliveira, houve uma grande cisão dentro da sociedade. Depois de um tempo ficou evidente que dois grupos principais se dividiram: aqueles ligados aos fundadores da TFP, e aqueles ligados ao membro João Scognamiglio Clá Dias, que posteriormente veio a ser monsenhor e superior-geral dos "Arautos do Evangelho", associação que congrega grande parte dos membros da TFP que o seguiram, e tem direito pontifício concedido em 2001 pelo Papa João Paulo II. 

ARevista "Isto É" [1] de Novembro de 2013, explica que, desde a sua fundação, a TFP "funcionou sob o comando de oito pessoas chamados de fundadores. Únicos com direito a voto, eles determinavam, sozinhos, os rumos da organização (...). Segundo eles, foi sob a batuta do monsenhor João Clá que, em 1997, os reformistas, conhecidos como dissidentes, levaram a disputa pelo controle da TFP à Justiça. Alegando que uma sociedade civil não pode ser administrada sem a consulta de seus membros, eles pediram a mudança no estatuto da sociedade para ter direito a voto. Embora tenham perdido em primeira instância, em 1998, conquistaram, de forma plena, a posse da sigla TFP em 2004, além de bens e de sua diretoria. Vencida, a velha guarda saiu da sociedade e criou a Associação dos Fundadores, também em 2004. O processo hoje aguarda decisão final do Supremo Tribunal Federal".

Segundo a Revista "Veja" o "movimento rebelde" dissidente "anulou o estatuto da TFP, valendo-se de um dispositivo legal segundo o qual uma sociedade civil sem fins lucrativos não pode ser gerida sem consulta a seus integrantes. Em meio a várias idas e vindas jurídicas, os rebeldes convocaram uma assembléia, elegeram uma nova diretoria e, em plena quarta-feira santa, tomaram posse do casarão do bairro paulistano de Higienópolis onde funciona a sede da entidade. Chegaram acompanhados de cinqüenta policiais – e, ao entrar, constataram que vários tapetes e imagens haviam sido levados pelos seus antecessores. Os antigos gestores da TFP perderam o direito não apenas ao teto, mas também à sigla e até ao brasão" [2]

Atualmente, depois da perda do brasão e da sigla pelos fundadores da TFP, estes formaram a "Associação dos Fundadores da TFP", e, proibidos pela justiça de usar o nome "TFP", passaram a se chamar unicamente "Associação dos Fundadores" [3], mas também se reúnem no "Instituto Plinio Corrêa de Oliveira" (IPCO).

Aqueles ligados aos "Fundadores" ou "IPCO" seguem a Plinio Corrêa de Oliveira mantendo-se como leigos participantes de uma entidade civil, fazem campanhas e comunicados contra empreendimentos revolucionários, a esquerda e o progressismo católico. Promovem a missa tridentina e críticas ao Concílio Vaticano II. Mostram sua atuação e pensamento através do antigo Mensário "Revista Catolicismo" e do site oficial do IPCO.

Já os membros ligados ao Mons. João Clá passaram, diferenciando-se de Plinio Corrêa, a atuar como associação religiosa reconhecida pela Igreja, tendo padres como mentores. Celebram a nova missa de Paulo VI, recebem de bom grado o Concílio Vaticano II e o ecumenismo. A atuação e pensamento dessa entidade é divulgada pelo site da Associação e da Revista "Arautos". Eles podem ser identificados por usarem o hábito em que Plinio foi enterrado, usado na TFP quando este era vivo, e atualmente por algumas TFP's no mundo.

Por estas e outras razões acreditamos que os fundadores foram, entre esses dois grupos, aqueles que mantiveram fiéis aos princípios de Plinio Corrêa de Oliveira.

- Discípulos e membros notórios dentre os que ficaram fiéis à Tradição

Entre os fiéis ao Dr. Plinio, podem ser citados no âmbito intelectualJuan Gonzalo Larrain, escritor de um livro com previsões de Plinio Corrêa de Oliveira, o príncipe Dom Bertrand de Orléans e Bragança, escritor do livro "Psicose Ambientalista", o jornalista Nelson Ramos Barreto, autor de alguns livros sobre reforma agrária e política, o historiador Armando Alexandre dos Santos, autor de vários livros sobre Monarquia e assuntos afins, o engenheiro Adolpho Lindenberg, conhecido por ser presidente de uma famosa construtora paulista, autor de um livro sobre Economia de Mercado, Luis Dufaur, blogueiro e autor do livro "A aparição de La Salette", único livro no Brasil com o segredo original da aparição, os irmãos Solimeo: Gustavo Antonio, Plinio Maria e Luis, autores de diversos livros, em geral biografias de santos, Mathias Von Gersdoff, autor de diversos livros na Alemanha, John Horvat II, escritor e membro da TFP Americana, Pe. David Francisquini (embora seja padre, sempre foi próximo do Grupo), e autor de alguns livros defendendo a doutrina católica. 

-Livros de Plinio Corrêa de Oliveira [4] até a publicação deste artigo

1943 - "Em Defesa da Ação Católica" - 2 edições, 4.500 exemplares.

1951 - "Via Sacra" - 28 edições, 290 mil exemplares.

1959 - "Revolução e Contra-Revolução" - 26 edições, 10 idiomas, 123,7 mil exemplares.

1960 - "Reforma Agrária, Questão de Consciência" - 10 edições em 6 países, 41 mil exemplares. 

1964 - Texto “Acordo com o regime comunista: para a Igreja, esperança ou autodemolição?” - 77 edições em 8 idiomas, num total de 171 mil exemplares. Reproduzido na íntegra em 39 jornais ou revistas de treze países.

1964 - "Declaração do Morro Alto" - 3 edições, 32 mil exemplares.

1965 - "Baldeação Ideológica Inadvertida e Diálogo" - 20 edições em 5 idiomas, 136 mil exemplares.

1969 - Grupos ocultos tramam a subversão na Igreja (edição especial da Revista "Catolicismo" no.220-221, maio-junho/69) - Transcrito em jornais ou revistas em 9 países, 256 mil exemplares.

1974 - Manifesto "A Política de Distensão do Vaticano com os Governos Comunistas. Para a TFP: omitir-se ? ou resistir ?" - Publicado em 21 jornais de 10 países.

1976 - "A Igreja ante a escalada da Ameaça Comunista - Apelo aos Bispos Silenciosos" - 4 edições, 51 mil exemplares.

1977 - “Tribalismo indígena, ideal comuno-missionário para o Brasil no século XXI” - 9 edições e 87,5 mil exemplares. Publicado no Brasil e nos Estados Unidos.

1981 - "Sou Católico: Posso ser Contra a Reforma Agrária?" - 4 edições, 29 mil exemplares.

1981 - Mensagem “O Socialismo autogestionário: em vista do comunismo, barreira ou cabeça de ponte?” - 34,5 milhões de exemplares, 178 edições em 53 países.

1982 - "As CEBs...das quais muito se fala, pouco se conhece. A TFP as descreve como são" - 6 edições, 72 mil exemplares.

1985 - "A Propriedade Privada e a Livre Iniciativa, no Tufão Agro-Reformista" - 2 edições, 16 mil exemplares.

1985 - "Guerreiros da Virgem - A Réplica da Autenticidade / A TFP Sem Segredos" - Uma edição, 2 mil exemplares.

1986 - "No Brasil, a Reforma Agrária leva a Miséria ao Campo e à Cidade. A TFP Informa, Analisa e Alerta" - 5 edições, 55 mil exemplares.

1987 - "Projeto de Constituição Angustia o País" - 4 edições, 73 mil exemplares.

1993 - "Nobreza e Elites Tradicionais Análogas nas Alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza Romana"- 11 edições, 6 idiomas, 56 exemplares.

Póstumas

1997 - "O Universo é uma catedral, exertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira recolhidos por Leo Daniele".

1998 - "A cavalaria não morre, exertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira recolhidos por Leo Daniele".

1998 - "À procura de almas com alma, exertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira recolhidos por Leo Daniele".

2008 - "A Inocência Primeva e a Contemplação Sacral do Universo, no pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira", IPCO.

2014 - "A calma e sua gentil superioridade, exertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira recolhidos por Leo Daniele".

-Livros sobre Plinio Corrêa de Oliveira e sua obra

1980 - "Meio Século de Epopéia Anti-Comunista", Coleção Tudo sobre a TFP - 6 edições, espanhol, português e inglês. 55 mil exemplares.

1988 - "Um Homem, uma Obra, uma Gesta: Homenagem das TFP's a Plinio Corrêa de Oliveira".

1996 - "O Cruzado do Século XX", Roberto de Mattei (prefácio do Cardeal Stickler) - 4 idiomas

2001 - "Plinio Corrêa de Oliveira: Previsões e Denúncias em defesa da Igreja e da Civilização Cristã", Juan Gonzalo Larrain Campbell - Português e espanhol (2009)

2012 - "A atualidade de Revolução e Contra-Revolução de Plinio Corrêa de Oliveira", Dr. Ivanaldo Santos.

2015 - "Begegnung mit Plinio Corrêa de Oliveira: Katholischer Streiter in stürmischer Zeit" (prefácio de Roberto de Mattei), Mathias von Gersdorff.

-Livros e abaixo-assinados da TFP e de membros feitos em vida de Plinio Corrêa de Oliveira

1967 - "Frei, o Kerensky Chileno", Fábio Vidigal Xavier da Silveira - 10 edições, 3 idiomas, 129 mil exemplares.

1967 - "As Aparições e a mensagem de Fátima confome os manuscritos da Irmã Lúcia", Antonio Augusto Borelli Machado - 157 edições, 13 idiomas, 3,5 milhões de exemplares (até Junho de 1997, edição 46).

1967 - Coleção "Diálogos Sociales" (quatro folhetos de 32 páginas cada) - 14 edições, 2 idiomas, 460 mil exemplares 

1968 - Abaixo-assinado de 2 milhões de sul-americanos, pedindo a S.S. Paulo VI medidas contra a infiltração comunista na Igreja.

1970 - "Considerações sobre o Ordo Missae de Paulo VI", Arnaldo Vidigal Xavier da Silveira.

1976 - "La Iglesia del Silencion en Chile - La TFP proclama la verdad entera", TFP-Chile - 5 países, 29,5 mil exemplares. 

1980 - "Na "Noite Sandinista", o incitamento à Guerrilha dirigido por sandinistas "cristãos" à esquerda católica no Brasil e na América Espanhola" (edição especial da Revista "Catolicismo", julho-agosto de 1980) - Em português e espanhol, 6 países, 80,5 mil exemplares.

1984 - "The Whole Truth about SWAPO - Idealistic Christians and Heroes of freedom and Justice ? Or Instruments of International Communist Agression ?", TFP-USA - 11 edições, 4 idiomas, 90 mil exemplares.

1984 - "Refutação da TFP a uma investida Frustra vol.I: Três Cartas e Um comentário anti-TFP" (parecer do Pe.Victorino Rodríguez, O.P.)Átila Sinke Guimarães, Gustavo Antonio Solimeo.

1984 - "Refutação da TFP a uma investida Frustra vol.II: 470 Fichas Hagiográficas em Defesa da TFP", Gustavo Antonio Solimeo, Antonio A. Borelli Machado.

1985 - " "Brainwashing": a myth exploited by the new "therapeutic inquisition" ", TFP-USA - 16 mil exemplares.

1985 - "Servitudo ex Caritate" (parecer do Pe.Victorino Rodríguez, O.P.), Átila Sinke Guimarães.

1986 - "A TFP: uma vocação, TFP e famílias, TFP e famílias na crise espiritual e temporal do século XX" (Dois volumes, prefácio de Plinio Corrêa de Oliveira), Comissão de Estudos da TFP.

1990 - 5.218.020 assinaturas pela independência da Lituânia em 26 países. Esse abaixo-assinado na época entrou para o Guinness Book of the Records como o maior da História.

1990 - "Ser ou não ser monarquista: eis a questão !", Armando Alexandre dos Santos.

1992 - "Parlamentarismo, sim ! Mas à brasileira: com Monarca e com Poder moderador eficaz e paternal" (prefácio de S.A.R. Dom Luiz de Orléans e Bragança), Armando Alexandre dos Santos.

------------------------------------------
[1] A nova TFP N° Edição:  2298 |  29.Nov.13. Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/337199_A+NOVA+TFP
[2] REVISTA VEJA. Edição 1851 . 28 de abril de 2004. Disponível em: http://veja.abril.com.br/280404/p_094.html
[3] Revista "Conjur". 11 de março de 2013, 9h31. Elton Bezerra. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2013-mar-11/disputa-controle-tfp-decidida-supremo
[4] Revista Catolicismo, Edição Especial, Novembro de 1995, pg.13. Disponível em: http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=2274D05A-3048-560B-1C75B408A11AEC9E&mes=Novembro1995&pag=13