Papa Francisco aceitou crucifixo blasfemo com símbolo comunista e diz que a obra não o ofendeu, elogia o "artista", e usa um colar com a "obra"

Vídeo da fala destacada aqui.

No dia 13 de Julho de 2015, na volta de sua viagem pelo Paraguai e outros países da América do Sul, o Papa Francisco se explicou sobre o presente recebido do presidente comunista Evo Morales: um crucifixo blasfemo com um símbolo comunista (ver foto). A blasfêmia foi feita pelo falecido Padre Espinal, homenageado na viagem pelo Papa, que também usou um colar com a "obra" em miniatura. Assim se pronunciou o vigário de Cristo (grifos nossos):

"Vejamos o contexto daquela época. Espinal (Padre comunista autor da blasfêmia) era um entusiasta desta análise marxista da realidade, também da teologia, e usando o marxismo para isto. E nasceu esta obra. Também os poemas que compôs Espinal são deste gênero, poesias de protesto. Era sua vida, seu pensamento. Era um homem especial, com tanta genialidade humana. Lutava com boa intenção. Fazendo hermenêutica neste sentido, entendo essa obra. Para mim não foi uma ofensa. Mas vendo seu contexto. Isso o digo aos senhores para que não haja opiniões equivocadas” [1].

"– Onde ficou a cruz? 

– Tenho-a comigo. O presidente Morales quis dar-me duas condecorações, a mais importante da Bolívia e a outra é a Ordem do Padre Espinal, uma nova ordem. Se eu as levo? Bom, em primeiro lugar nunca recebi uma condecoração, não me convém. Ele fez com boa vontade e com vontade de me dar agradar, e pensei que isso vem do povo da Bolívia e rezei para saber o que fazer com isso. Se levo comigo para o Vaticano vão parar no museu, vai terminar aí e ninguém jamais as verá, então pensei em deixá-los com a Virgem de Copacabana, a mãe da Bolívia, e as duas condecorações que recebi irão para o santuário de Copacabana. Por outro lado o Cristo tenho comigo. Obrigado" [2].

O episódio causou confusão visto que em um primeiro momento ao ver a blasfêmia o Papa Bergoglio fez uma cara de estranheza, o que foi interpretado como uma cara de desgosto, no entanto, como o próprio explicou depois, tendo antes o porta-voz do Vaticano, o Pe. Lombardi, falado o mesmo, foi uma feição de surpresa, pois não conhecia o autor da "obra". Assim muitos confundiram-se dizendo que o Papa teria dito "não está certo isso", quando na verdade ele disse "não sabia disso", isto é, que a blasfêmia tinha sido feita pelo Pe. Espinal, conforme explicava para ele Evo Morales [3]. 

Abaixo se vê o colar usado pelo Papa na foto acima com aproximação.

Salmo em reparação (Salmo 129)

"Desde o mais profundo clamei a Ti, Senhor. Senhor, ouve a minha voz. Estejam atentos os teus ouvidos à voz da minha súplica. Se examinares, Senhor, as nossas maldades, quem, Senhor, poderá subsistir?

Mas em Ti se acha a clemência, e por causa da tua lei pus em Ti, Senhor, a minha confiança. A minha alma está confiada na sua palavra, a minha alma esperou no Senhor.

Desde a vigília da manhã até a noite, espere Israel no Senhor. Porque no Senhor está a misericórdia, e há nele copiosa redenção. E Ele mesmo redimirá Israel de todas as suas iniquidades".

Veja mais sobre a crise na Igreja:

Papa Francisco citou maometanos que dizem: "O corão é um livro de paz, um livro profético de paz", e completa "compreendo isto"

João Paulo II celebrou missa com homens e mulheres nus (índios), que ajudavam a ler a epístola e a levar as oferendas  

Papa Bento XVI em fotos mostrou que revolucionou os símbolos, roupas e paramentos Papais

Papa Bento XVI refutou em fotos os que o chamam de "mestre da liturgia"

Clique aqui para ver mais provas da crise na Igreja

-----------------------
[1] Rome Reports, "Vuelo Papal: Francisco explica qué pensó ante el crucifijo de Evo", 2015-07-13. Disponível em: http://www.romereports.com/2015/07/13/vuelo-papal-francisco-explica-que-penso-ante-el-crucifijo-de-evo
[2] "El papa Francisco habló sobre el polémico crucifijo que le regaló Evo Morales", LA NACION, Lunes 13 de julio de 2015. Disponível em: http://www.lanacion.com.ar/1810017-el-papa-francisco-hablo-sobre-el-polemico-crucifijo-que-le-regalo-evo-morales
[3] "Hammer-sickle crucifix raises eyebrows during pope’s visit to Bolivia", July 9, 2015, By Cindy Wooden Catholic News Service. Disponível em: http://cnstopstories.com/2015/07/09/hammer-sickle-crucifix-raises-eyebrows-during-popes-visit-to-bolivia/#more-1731