Papa Francisco contra quem tenta converter os outros para a fé católica. Um "novo" conceito de missionário

Proselitismo é tentar converter as pessoas. Com grifos nossos.

Da Rádio Vaticana, em 2015: "Neste sábado dia 21 de novembro o Papa Francisco recebeu na Sala Paulo VI os milhares de participantes no Congresso Mundial promovido pela Congregação para a Educação Católica. O Santo Padre respondeu a perguntas tendo sublinhado a ideia de uma educação que seja inclusiva e aberta.

Da África à Terra Santa, da Índia aos bairros pobres de Nápoles – foram muitos os testemunhos apresentados ao Papa Francisco, que foi tomando apontamentos e respondendo às várias questões que foram sendo levantadas. Sublinhamos aqui uma importante referência do Santo Padre à educação cristã, declarando que deve evitar o proselitismo:

Educar cristãmente não é apenas fazer uma catequese: isso é uma parte. Não é fazer proselitismo! Nunca façais proselitismo nas escolas! Nunca! Educar cristãmente é levar em frente os jovens e as crianças nos valores humanos em toda a realidade. E uma dessas realidades é a transcendência”" [1].

"mas estar seguro da própria identidade não significa fazer proselitismo. O proselitismo é uma armadilha, que até Jesus condena um pouco, en passant, quando fala aos fariseus e saduceus: "Vós que dais a volta ao mundo para encontrar um prosélito e depois vos recordais disto...". Mas, é uma cilada. E o Papa Bento tem uma expressão muito bonita, disse-a em Aparecida mas penso que a tenha repetido noutra parte: 'A Igreja cresce não por proselitismo, mas por atracção' " [2].

"Para se poder cumprir eficazmente esta tarefa, é preciso evitar de fechar-se em particularismos e exclusivismos e também de impor uniformidade segundo planos meramente humanos (cf. Exort. ap. Evangelii gaudium, 131). O compromisso comum de anunciar o Evangelho permite superar qualquer forma de proselitismo e a tentação da competição. Estamos todos ao serviço do único e mesmo Evangelho!" [3].

"24. Ortodoxos e católicos estão unidos não só pela Tradição comum da Igreja do primeiro milênio mas também pela missão de pregar o Evangelho de Cristo no mundo de hoje. Esta missão exige o respeito mútuo entre os membros das comunidades cristãs e exclui qualquer forma de proselitismo" [4].

Salmo em reparação (Salmo 6)

"Senhor, não me arguas no teu furor, nem me castigues na tua ira. Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou enfermo; sara-me, Senhor, porque meus ossos estremeceram. E a minha alma turbou-se em extremo, mas Tu, Senhor, até quando ? Volta-te, Senhor, e livra a minha alma, e salva-me pela tua misericórdia.

Porque na morte não há quem se lembre de Ti, e na habitação dos mortos, quem Te louvará ? Estou esgotado à força de tanto gemer, lavarei meu leito com lágrimas todas as noites, regarei com elas o lugar do meu descanso. 

Os meus olhos se turbaram por causa do furor, envelheci no meio de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade, porque o Senhor ouviu a voz do meu pranto.

O Senhor ouviu a minha súplica, o Senhor ouviu a minha oração. Sejam confundidos, e em extremo conturbados todos os meus inimigos, retirem-se e sejam num momento cobertos de vergonha".

Veja mais sobre a crise na Igreja:

Papa Francisco diz: "todos nós nos encontraremos no céu". Há espaço para o inferno na teologia de Francisco ?

Papa Francisco diz: "O Corão é um livro profético de paz". O que pensar ? 

João Paulo II celebra missa com homens e mulheres nus (índios), que ajudam a ler a epístola e a levar as oferendas  

Papa Bento XVI em fotos mostra que revolucionou os símbolos, roupas e paramentos Papais

Papa Bento XVI refuta em fotos os que o chamam de "mestre da liturgia"

Clique para entender a crise na Igreja

---------------------------------------
[1] Rádio Vaticana, 21 de novembro de 2015. Disponível no link: http://pt.radiovaticana.va/news/2015/11/21/papa_francisco_educa%C3%A7%C3%A3o_crist%C3%A3_inclusiva_sem_proselitismo/1188631
[2] Encontro com os sacerdotes diocesanos. Discurso do Santo Padre, Capela Palatina do Palácio Real de Caserta, Sábado, 26 de Julho de 2014.
[3] Celebração das vésperas na solenidada da conversão de São Paulo Apóstolo, Homilia do Papa Francisco, Basílica de São Paulo Extra-muros, Domingo, 25 de Janeiro de 2015.

[4] Declaração comum do Papa Francisco e do Patriarca Kirill de Moscovo e de toda a Rússia, Havana (Cuba), 12 de fevereiro de 2016. 2016-02-13 Rádio Vaticana. http://www.news.va/pt/news/a-declaracao-conjunta-de-francisco-e-kirill-texto