Papa Francisco nomeou Arcebispo a um padre já suspenso pelo antecessor, e ex-membro de grupo comunista revolucionário


D. Castillo Mattasoglio, já arcebispo, carrega
o ídolo Pachamama em culto em Lima,
influenciado pelo então recente Sínodo

O portal infovaticana informou que, depois da renúncia obrigatória aos 75 anos de idade, o Cardeal Arcebispo de Lima, Peru, Dom Cipriani, da Opus Dei, foi substituído por um padre com o qual teve singulares atritos. Segue o portal:


"Esta semana o Santo Padre Francisco elegeu a Carlos Castillo Mattasoglio para suceder a Mons. Juan Luis Cipriani como arcebispo de Lima. A nomeação não está isenta de polêmica, pois, tal e como pôde saber InfoVaticana, Mattasoglio esteve vinculado por anos ao Partido Comunista Revolucionário e ao grupo terrorista Sendero Luminoso, responsável pela morte de milhares de pessoas no Peru.

Não se trata, no entanto, da única mácula que encontramos no passado de Mattasoglio, que exerceu durante anos como professor na Pontificia Universidad Católica del Perú: no ano de 2013, o então arcebispo Cipriani decidiu não renovar o ‘mandato canônico’ que permitia a Mattasoglio – e a outros três professores – dar classes de Teologia. O motivo? Agravos à hierarquia eclesiástica.

A decisão do Cardeal Cipriani causou certo agitação e uma resposta irada da universidade, mas era completamente lícita: estava amparada pelo artigo 103 dos estatutos universitários e pela concordata assinada entre a Santa Sé e a República do Peru em 1980, segundo a qual os professores de ciências religiosas devem contar com o consentimento expresso do bispo local.

A universidade, que o Vaticano já proibiu de denominar-se ‘pontifícia’ e ‘católica’ por negar-se a adequar seus estatutos à nova lei eclesiástica, recusou acatar a disposição do arcebispo de Lima. Não ouvindo a este, se limitou a declarar que adotaria ‘as medidas necessárias para garantir o cumprimento dos planos de estudo’.

(...) Segundo confirmaram à InfoVaticana fontes próximas ao caso, o atual arcebispo de Lima liderou uma revolta contra seu predecessor. Assim, a pesar de sua condição de sacerdote da diocese de Lima, se negou a assumir responsabilidades pastorais. Esse foi o modo que escolheu para expressar sua descontentamento com a decisão do arcebispo, à cuja autoridade devia, em teoria, submeter-se.

Ou seja, o Papa Francisco designou como arcebispo de Lima um religioso com um histórico de afrontas e desacatos à autoridade eclesiástica.

A trajetória acadêmica de Mattasoglio

Um detalhe interessante sobre a vida acadêmica do novo arcebispo de Lima é sua tese doutoral, que versa sobre o Frei Bartolomé de las Casas (religioso do S.XVI que, servindo-se de falácias combinadas com meias verdades, denunciou os abusos dos espanhóis na América). Este fato, tomado isoladamente, não quer dizer nada; mas se o unimos a outros detalhes da biografia de Mattasoglio, tem uma singular importância.

Assim, a seus inconfessáveis vínculos com o Partido Comunista Revolucionario, devemos somar sua duradoura relação com o padre Gustavo Gutiérrez, autor do livro "Teología de la Liberación" [1].

Salmo em reparação (Salmo 6)

"Senhor, não me arguas no teu furor, nem me castigues na tua ira. Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou enfermo; sara-me, Senhor, porque meus ossos estremeceram. E a minha alma turbou-se em extremo, mas Tu, Senhor, até quando? Volta-te, Senhor, e livra a minha alma, e salva-me pela tua misericórdia.

Porque na morte não há quem se lembre de Ti, e na habitação dos mortos, quem Te louvará? Estou esgotado à força de tanto gemer, lavarei meu leito com lágrimas todas as noites, regarei com elas o lugar do meu descanso. 

Os meus olhos se turbaram por causa do furor, envelheci no meio de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade, porque o Senhor ouviu a voz do meu pranto.

O Senhor ouviu a minha súplica, o Senhor ouviu a minha oração. Sejam confundidos, e em extremo conturbados todos os meus inimigos, retirem-se e sejam num momento cobertos de vergonha".

Veja mais sobre a crise na Igreja:

Papa Francisco admite bispos comunistas indicados pelo Partido Comunista Chinês. Cardeal Zen chamou acordo de traição

João Paulo II homenageia o herege blasfemo Martinho Lutero nos quinhentos anos de seu nascimento

Bento XVI disse amar a Igreja cismática, lamentou as excomunhões do passado, e disse crescer na unidade ao rezar junto de a-católicos

João Paulo II celebrou missa com homens e mulheres nus (índios), que ajudavam a ler a epístola e a levar as oferendas

Papa Francisco chamou a Rainha dos Céus de moça normal, uma "moça de hoje". Dois meses depois disse que a Virgem Maria não nasceu santa

Clique para entender a crise na Igreja

--------------------
[1] Julio Llorente | 26 enero, 2019. Link: https://infovaticana.com/2019/01/26/el-nuevo-arzobispo-de-lima-fue-suspendido-como-profesor-de-teologioa-pr-cipriani/