Papa Francisco disse que educação sexual nas escolas é necessário, mesmo admitindo o direito dos pais

Recomendamos a leitura prévia:

Papas contra a educação sexual não dada privadamente pelos pais

Papas contra a educação laica, neutra, mista (aos dois sexos juntos), sem filosofia cristã e com professores e alunos a-católicos

No dia 27 de Janeiro de 2019, na viagem de volta a Roma da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, houve uma coletiva de Imprensa do Santo Padre Francisco. Perguntaram, como de costume, os jornalistas ao Vigário de Cristo. Tirado do site do vaticano, com sublinhados nossos [1]:

"Edwin Cabrera Uribe:

Por fim, Santo Padre, um problema comum em toda a América Central, incluindo o Panamá e boa parte da América Latina: as gravidezes de adolescentes, de jovens; as gravidezes precoces. No ano passado, foram dez mil só no Panamá e, na América Central, não foi diferente. Os detratores da Igreja Católica culpam a Igreja porque se opõe à educação sexual nas escolas. A Igreja Católica tem muitas escolas e universidades na América Latina. Gostaria de saber a opinião do Papa Francisco sobre a educação sexual.

Papa Francisco:

Penso que, nas escolas, é preciso dar educação sexual. O sexo é um dom de Deus, não é um monstro; é o dom de Deus para amar. Questão diferente é que alguém o use para ganhar dinheiro, para explorar os outros… É preciso oferecer uma educação sexual objetiva: assim como é, sem colonizações ideológicas. Porque se, nas escolas, se dá uma educação sexual imbuída de colonizações ideológicas, destrói-se a pessoa. O sexo como dom de Deus precisa de ser educado, não com rigidez: o termo «educar» deriva de e-ducere, ou seja, extrair da pessoa o melhor e acompanhá-la no caminho. O problema está nos responsáveis pela educação, a nível nacional, regional, em cada unidade escolar: que professores escolhem para isso? Que manuais? Já os vi de todas as cores. Há coisas que fazem amadurecer e outras que causam dano. Não sei se é objetiva ou não a afirmação de que não há educação sexual no Panamá… Sem entrar no problema político do Panamá, digo que é preciso haver educação sexual para as crianças. O ideal é que se comece em casa, com os pais. Nem sempre é possível, devido a muitas situações familiares, ou porque não sabem como a fazer. A escola supre isto e deve fazê-lo; caso contrário, fica um vazio que acaba preenchido por qualquer ideologia".

Lembramos somente que hoje em dia a maioria das escolas são laicas, mistas ou mesmo a-católicas embora algumas vezes levem o nome de católica.

Salmo em reparação (Salmo 6)

"Senhor, não me arguas no teu furor, nem me castigues na tua ira. Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou enfermo; sara-me, Senhor, porque meus ossos estremeceram. E a minha alma turbou-se em extremo, mas Tu, Senhor, até quando? Volta-te, Senhor, e livra a minha alma, e salva-me pela tua misericórdia.

Porque na morte não há quem se lembre de Ti, e na habitação dos mortos, quem Te louvará? Estou esgotado à força de tanto gemer, lavarei meu leito com lágrimas todas as noites, regarei com elas o lugar do meu descanso. 

Os meus olhos se turbaram por causa do furor, envelheci no meio de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade, porque o Senhor ouviu a voz do meu pranto.

O Senhor ouviu a minha súplica, o Senhor ouviu a minha oração. Sejam confundidos, e em extremo conturbados todos os meus inimigos, retirem-se e sejam num momento cobertos de vergonha".

Veja mais sobre a crise na Igreja:

Papa Francisco admite bispos comunistas indicados pelo Partido Comunista Chinês. Cardeal Zen chamou acordo de traição

João Paulo II homenageia o herege blâsfemo Martinho Lutero nos quinhentos anos de seu nascimento

Bento XVI diz amar a Igreja cismática, lamenta as excomunhões do passado, e diz crescer na unidade ao rezar junto deles e hereges 

João Paulo II celebra missa com homens e mulheres nus (índios), que ajudam a ler a epístola e a levar as oferendas  

Papa Francisco chamou a Rainha dos Céus de moça normal, uma "moça de hoje"

Clique para entender a crise na Igreja

-----------------------------------------------------
[1] Link: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2019/january/documents/papa-francesco_20190127_panama-volo-ritorno.html