Papa Francisco disse ser "tonteras" novos dogmas sobre Maria Santíssima, citando em homilia a Co-redenção

Este artigo foi ampliado para outro mais atual: Papa Francisco nega explicitamente a Co-redenção da Virgem Maria em descontinuidade com seus antecessores


No dia 12 de dezembro de 2019, o Papa Francisco, em homilia na missa solene da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco, em espanhol, negou implicitamente que Maria fosse Co-Redentora, além de rotular como "tonteras" outros dogmas sobre Nossa Senhora. A co-redenção, na época de Pio XII não foi proclamado porque o então Vigário de Cristo quis dar publicidade ao dogma da Assunção de Maria, o que ele acabou proclamando de modo solene e infalível depois.

Se Pio XII deveria ter proclamado os dois dogmas ao mesmo tempo como um ato heróico e contra-revolucionário não vem ao caso aqui, tampouco as razões teológicas que embasariam uma proclamação assim, embora só valha a pena notar que na época de Pio XII, se havia alguma questão teológica ainda pendente, não era dita no espírito que veremos a seguir.

Papa Francisco disse:

"Fiel ao seu Mestre, que é o seu Filho, o único Redentor, jamais quis tomar para si algo do seu Filho. Jamais se apresentou como co-redentora. Não, discípula.

(...) Quando aparecem com histórias de que teria de declará-la isto ou fazer este outro dogma ou este, não nos percamos em "tonteras": Maria é mulher, é Nossa Senhora, Maria é Mãe de seu Filho e da Santa Mãe Igreja hierárquica e Maria é mestiça, mulher dos nossos povos, mas que mestiçou Deus" [1].
 

Oração em reparação

Maria, Co-Redentora, rogai por nós! (7x)

Maria, Medianeira de todas as graças, rogai por nós! (7x)

Veja mais sobre a crise na Igreja:

Papa Francisco admitiu bispos comunistas indicados pelo Partido Comunista Chinês. Cardeal Zen chamou acordo de traição

João Paulo II homenageou o herege blasfemo Martinho Lutero nos quinhentos anos de seu nascimento

Bento XVI disse amar a Igreja cismática, lamentou as excomunhões do passado, e disse crescer na unidade ao rezar junto destes e outros hereges 

João Paulo II celebrou missa com homens e mulheres nus (índios), que ajudavam a ler a epístola e a levar as oferendas  

Papa Francisco chamou a Rainha dos Céus de moça normal, uma "moça de hoje"

Clique para entender a crise na Igreja

-----------------------------------------------------
[1] http://w2.vatican.va/content/francesco/es/homilies/2019/documents/papa-francesco_20191212_omelia-guadalupe.html