Beato Bartolomeu Holzhauser vê a nossa era no apocalipse: heresia, guerras, castigo e no fim a restauração

Bartolomeu Holzhauser (1613-1658) foi um padre Alemão visionário, que escreveu uma interpretação ao livro do Apocalipse. Negritos nossos.

1 Ao anjo da igreja de Sardes, escreve: Eis o que diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as tuas obras:

A quinta idade da Igreja começa sobre o império de Carlos V e do Papa Leão X, pelo ano de 1520. Ela durará até o Papa santo e o Monarca poderoso que virá em nossa era, e será chamado o auxílio de Deus, isto é, a restauração de todas as coisas.

Uma era de Castigos, a Igreja Latina cheia de heresias


A quita era é uma era de aflição, desolação, humilhação e de pobreza para a Igreja, e ela pode ser chamada com razão de uma era purgativa (purgativus). Pois é nesta era que Jesus tem purificado e purificará seu trigo pelas guerras cruentas, pelas seduções, pela fome e a peste, e por outras calamidades horríveis, afligindo e empobrecendo a Igreja Latina por muitas heresias, e também pelos maus cristãos que tomarão um grande número de episcopados, e de número quase inumerável de mosteiros, de muito ricos devotados, etc, etc. A Igreja se verá oprimida e empobrecida pelas imposições e cobranças dos príncipes católicos (...) [1]

Pois a Igreja é humilhada e aviltada, porque ela é blasfemada pelos hereges e pelos maus cristãos, seus ministros são desnorteados (...) Isso é porque Deus purificará seu trigo e jogará a palha ao fogo, enquanto recolherá o bom trigo para colocar no celeiro. Enfim, a quinta idade da Igreja é uma idade de aflição, uma era de exterminação, uma era de defeitos cheios de calamidades. Porque restarão poucos católicos sobre a terra poupados do ferro, da fome e da peste. (...)

A Igreja de Sardes é um tipo de quinta idade, Porque o nome "Sardes" significa princípio de beleza, isto é, princípio e da perfeição que seguirá na sexta idade. Com efeito, as tribulações, o empobrecimento e outras adversidades são o começo e a causa da conversão dos homens, como, como o temor de Deus é o princípio da sabedoria. (...)

Nessa era é a do espírito do conselho, e por isso a tecnologia, e outros avanços intelectuais


Nessa idade se tem também o quinto espírito do Senhor, que é o espírito do conselho. Pois esse espírito serve para afastar as calamidades, ou para evitar os maiores males. (...)

A quinta idade idade é também uma figura da quinta idade do mundo,  que durou desde depois da morte de Salomão até o cativeiro da Babilônia. Com efeito:


A Igreja latina praticamente toda cheia de heresias


a. Do mesmo modo que na quinta época do mundo Israel tombou na idolatria do conselho de Jeroborão, e só permaneceu em Judá o culto do verdadeiro Deus, também, na quinta idade, uma muito grande parte da Igreja Latina abandonará a fé e cairá em heresias, não sobrará na Europa senão um pequeno número de bons católicos.

Por causa disso o Castigo


b. Por causa dessa conduta a sinagoga e toda a nação judaica foi afligida pelos pagãos e foi entregue à desolação, do mesmo modo agora, os cristãos, o império romano e outros reinos, de algumas calamidades não serão eles afligidos ? (...)

Que virá principalmente dos Turcos


c. Do mesmo modo que os Assírios vindos da Babilônia com os Caldeus para tomar Jerusalém, destruir o templo, incendiar a vila, despojar o santuário e conduzir em cativeiro o povo de Deus, etc, também, na quinta idade, não devemos temer que os Turcos farão seu pouca intrusão, e que eclodirão os planos sinistros contra a Igreja Latina, e que isso por causa de nossos crimes e nossas maiores abominações ?

Ninguém se importará com a doutrina, cada vai querer mover-se pelos instintos


d. (...) Ou, é também, nessa miserável era da Igreja, se relaxará sobre os preceitos divinos e humanos, e que a disciplina será contrariada, os santos cânones serão tidos por nada, e as leis da Igreja não serão mais observadas pelo clero que as leis civis pelo povo. Disso nós somos como os réptis sobre a terra e no mar, e como as aves no céu [N.T: referindo-se ao quinto dia do Gênesis] , cada se move para crer e fazer o que quiser, segundo o instinto da carne. [1]

CLIQUE: Profecias Católicas

-------------------------------
Fonte:
[1] Seção III, Cap.III, "Interprétation de l'Apocalypse" par le Vénerable Serviteur de Dieu Barthélemy Holzhauser, traduit du latin par le Chanoine de Wuilleret, Librairie de Louis Vives, Éditeur, Paris, 1856.Tradução nossa do Francês.