Dr.Plinio prevê em 1951-52 o liberalismo nos gestos e no convívio nas novas celebridades, o vazio simbólico nas expressões

foto usada no artigo
Artigos de Plinio Corrêa de Oliveira, com edição nossa.

1951 – O vazio nos gestos

Prevendo desde já a vinda de personalidades famosas de aspecto risonho, sem conteúdo e cultura, o prof.Plinio analisa dois tipos humanos e condenava aquele “sem profundidade mental, sem personalidade definida, sem princípios, sem convicções, sem fibra - que parece saber apenas sorrir, e sorrir sem motivo preciso” em contraste com o ar de seriedade de um auto-retrato de um pintor renascentista.

“Este é o tipo humano que com mais facilidade atrai a estima, o interesse, o entusiasmo dos que têm uma mentalidade inteiramente formada segundo o gosto do século XX.” [1]  Como não identificar essa frase com os inúmeros tipos célebres que surgiram depois na indústria de entretenimento principalmente (como o da foto ao lado) ?

1952 – O vazio simbólico na civilidade e convívio

Em outro artigo notava, com agudez de espírito, a atitude de pais e filhos em um pic-nic de família,  “nestes, nada da gravidade, da respeitabilidade, que convém à sua autoridade sagrada. Naqueles, nada da reverencia, do respeito, da submissão própria à piedade filial. Estas quatro pessoas não se apresentam aí, umas em relação às outras, tanto como membros de uma família, quanto como excursionistas ligados pela mera e plena camaradagem da excursão”.

Era um preparo para uma mentalidade pagã, liberal nos costumes e no convívio, imodesta nos gestos, enfim, um ideal “de uma espontaneidade naturalista e pagã, pois nele não se nota nada de especificamente sobrenatural e cristão.” [2]. No mesmo artigo, Dr.Plinio dá a solução para o problema contrapondo á primeira foto analisada a segunda foto de uma família tradicional.
CLIQUE: Plinio Corrêa de Oliveira e suas Profecias 
---------------------------------------------
Fonte
[1] Tipos Humanos Característicos, "Revista Catolicismo" Nº 10 - Outubro de 1951
[2] Espontaneidade Epicurista e Gravidade Cristã, "Revista Catolicismo" Nº 18 - Junho de 1952