Hipótese sobre o Brasão Pontifical do Papa Santo através da explicação dos elementos presentes

Para entender a explicação dos elementos no brasão, exige-se a leitura prévia de alguns artigos, entre eles:

Anterior deste capítulo:
Hipótese Teológica: a futura indumentária do Papa Santo

Nossa Senhora de La Salette profetiza a vinda dos Apóstolos dos Últimos Tempos

A vinda do Papa Santo e do último Papa exposta na Escritura

Clique aqui para ler mais profecias católicas

Extraído de: "O Príncipe dos Cruzados (Vol. I, parte I, 3a edição, Cap. III)".


A seguinte hipótese se baseia tanto no que foi já visto, ao longo deste volume, quanto pelo que se verá, principalmente nos capítulos IV e V, onde tratamos do Papa Santo. Um dos motivos que nos faz crer que seu Brasão será previamente conhecido, é que sua missão está envolta em atmosfera profética, o que torna muito conveniente que seu brasão esteja, antes mesmo de seu pontificado, já confeccionado.

Exemplificamos por um fato. Disse São João Eudes que quando Nossa Senhora pensou em quem seria a Mãe do Messias, desejou ser sua escrava. Então, o Arcanjo Gabriel lhe apareceu, conforme narrado na Escritura, e o Verbo de Deus Se incarnou. Adicionamos a seguinte hipótese: a Virgem Maria, pela sua sublimidade de raciocínio, e mente límpida sem pecado, chegou a uma espécie de cume da contemplação e entendimento de como seria a Mãe de Deus. Em seguida, apareceu S. Gabriel para corroborar tal pensamento. Uma "espécie de cume" porque o ápice mesmo só se atinge na Eternidade. Em outras palavras: atingiu-se a grandeza contemplativa da plenitude da profecia (conceito visto no começo deste capítulo) sobre o mistério. Então, esgotou-se toda inspiração profética, dada por Deus, sobre aquele mistério.

Adendo da 3a edição: sabe-se, entretanto, que uma das razões pelas quais o Verbo Se fez carne pelo seio da Virgem Maria foi sua profunda humildade mostrada nesse ato de escravidão ao Altíssimo, mesmo sabendo quanto era agraciada. Ou seja, o ápice da contemplação só foi atingido por causa do cume da humildade. Isso não anula o argumentado, mas é importante lamentar como, durante toda a 1a edição desse livro, faltou levar em conta a humildade marial. É necessário também fazer uma reparação da glória de Maria Santíssima, pois na última edição ainda se lia no final do último parágrafo uma frase que parecia rebaixar sua honra, mas só estava mal escrita.

Assim como a Virgem Maria chegou ao ápice da contemplação profética sobre a vinda do Messias, a humanidade haveria de chegar em alguma espécie de cume para esse Papa também. Assim como as profecias e teologia da história daquele tempo falavam da vinda de Deus Encarnado, as profecias públicas
e privadas (vide capítulos IV e V) e teologia da história deste tempo (capítulo II) falam de um vindouro Papado, embora um Vigário de Cristo esteja infinitamente abaixo de Cristo Deus. Aqui se encaixa a hipótese de um brasão pontifical prévio, o qual não precisa ser revelado por Deus, como é o presente caso.

-> Elementos do Brasão Pontifical futuro hipotetizado aqui
 
- São Pedro Papa


A Tríplice Tiara: confeccionada para ser colocada na cabeça da famosa estátua de São Pedro no Vaticano, por exemplo, quando é festa do santo.
O motto: "Dicit ei: Pasce agnos meos" S. João XXI, 16. "Disse Jesus: apascenta meus cordeiros". Isso Ele diz após a primeira, e a segunda vez em que pergunta para São Pedro se ele O amava. O motto se refere à segunda, porque é o segundo grande Papa Santo a vir depois de uma Era de tribulação (como veremos no capítulo IV). O terceiro virá no tempo do Anticristo, quando o rebanho (agnos, cordeiros em latim) cristão atingirá sua plenitude, o estado de ovelha, o Reino de Maria. Outros paralelos evangélicos com estes três Papas, reforçados por comentários de exegetas, são apresentados no capítulo IV.


- Ordem Carmelita

 
Estrutura branca e preta do brasão com a estrela branca: A ordem do Carmo é representada neste brasão, o que dá o tom profético à missão do pontificado. Ele será dessa Ordem, assim como o Grande Monarca e o Grande General serão, embora membros terceiros
, segundo visto no capítulo II.

- TFP

Dois leões rompantes iguais ao da TFP: representam o Grande Monarca e o Grande General. Defendemos, nos capítulos precedentes, que ambos serão da TFP, no sentido dado na "introdução e pressupostos" deste volume. O próprio leão já contém um símbolo relacionado ao futuro pontificado: a letra 'thau'. A cruz, ou 'thau', lembra um episódio narrado pelo Profeta Ezequiel, em que um Anjo marcou com um 'thau' a testa de todos aqueles que não se conformavam com a corrupção de costumes vigente à época. Os inconformes depois foram salvos do castigo que Deus mandou aos homens daquele tempo. Tal parte da Escritura indica, entre outras coisas, o Castigo Mundial, ou Bagarre, como visto detalhadamente no capítulo IV.
Cruz de Santiago:
embora a cruz original seja bem antiga, a de duas cores é um símbolo da TFP, usada nos hábitos dos chamados "eremitas" e "camaldulenses". Dr. Plinio, como já visto no artigo anterior, também usou esta cruz junto com a capa de terceiro carmelita. A cruz simboliza a Igreja em militância: a junção da cruz e a espada. Já suas cores, a combatividade e pureza, respectivamente, o vermelho sangue de Cristo e a pureza alva de Maria.

- Três apóstolos principais na Bagarre

Foice do leão da direita cortando a seara da terra (trigo):
O leão é o Grande Monarca, e a seara da terra está sendo segada, como mostrado na interpretação do Venerável Holzhauser sobre o Apocalipse, no capítulo V.
Foice do leão da esquerda cortando o cacho de uva:
O leão é o grande General, e a ação é novamente a descrita nas profecias do Venerável.
Coroa no leão da direita:
mostra a realeza do Monarca, em contraste com o General. Estrela branca na parte preta do brasão: é o Papa Santo, que de certa maneira toca a cruz de Santiago, simbolizando que ele engendra os outros, do modo como foi descrito no artigo do grande Holzhauser há séculos.
 
Ambas as foices tem formato de cruz no fim, e são iguais em forma e cor para simbolizar mais uma semelhança entre o General e o Monarca, que é o pertencimento aos apóstolos dos últimos tempos, como dito desde o capítulo II.

Brasão de Pio IX


- Pio IX


Certos elementos são análogos ao Brasão de Pio IX, pois seu pontificado foi como um prefigura do Papa Santo, como evidenciado no artigo seguinte. Tanto era assim que muitos na época já o consideravam o Papa Santo. São João Bosco profetizou que Pio IX haveria de retomar os Estados Pontifícios. Essa profecia é belamente considerada correta, quando tomamos Pio IX como uma prefigura do Papa Santo. A Beata Taigi também profetizou de modo semelhant
e.

Ponta e cor das chave
s:
a ponta da chave com a cruz que abre a fechadura é igual a de Pio IX.
Dois leões e um com a coroa:
além do sentido já dado aos leões, eles também simbolizam o brasão de Pio IX, onde se pode ver dois leões com uma coroa cada. A coroa é a mesma usada no brasão para o leão da direita n
o Brasão hipotético.
Cachecol vermelho: idêntico ao usado no brasão de Pio IX.

- Nossa Senhora

Base da chave: originalmente de Pio IX, foi modificada para representar um "M" de Maria, pois todas as ações Pontificais, no uso destas chaves de S. Pedro, estarão marcadas com o espírito mariano. Assim, se mantém o simbolismo e o visual do Brasão, pois o "M" rememora o Rosário.


Próximo deste capítulo: Hipótese Teológica: S. Pedro Papa e Pio IX como prefiguras do Papa