Neo-Catecumenato é heresia judaica-protestante, diz Bispo. Compilação de problemas com a missa, doutrina e piedade deste grupo

Extraído de: "O Príncipe dos Cruzados (Volume II, 2a edição)".

Este artigo visa levantar alguns problemas do Caminho Neocatecumenal: missa, doutrina e piedade que existe por detrás.

-> Caminho Neocatecumenal é uma comunidade judaico-protestante, diz Bispo.

Trecho da entrevista com D. Athanasius Schneider feita pelo diretor do Centro de Ensino Superior John Henry Newman da Hungria, no dia 6 de Março de 2016 (Link: http://newman.hu/index.php/interview-with-schneider/):

"Sr. Dániel Fülep, diretor do Centro: Enquanto se persegue a tradição, existem alguns novos movimentos modernos que estão muito respaldados. Um deles é a comunidade de Kiko. Qual é a sua opinião sobre o Caminho Neocatecumenal?

Sua Excelência Dom Schneider: Este é um fenômeno muito complexo e triste. Para falar abertamente: É um cavalo de Troia na Igreja. Eu os conheço muito bem, porque fui um delegado episcopal para eles durante vários anos no Cazaquistão, em Karaganda. E os ajudei em suas missas e reuniões e li os escritos de Kiko, seu fundador, portanto, conheço-os bem. Quando falo abertamente, sem diplomacia, devo dizer: O Caminho Neocatecumenal é uma comunidade judaico-protestante dentro da Igreja apenas com uma decoração católica. O aspecto mais perigoso está em relação à Eucaristia, porque a Eucaristia é o coração da Igreja. Quando o coração está em más condições, todo o corpo está em mau estado. Para o neocatecúmeno, a Eucaristia é primariamente um banquete fraternal. Isto é protestante, uma atitude tipicamente luterana. Eles rejeitam a ideia e o ensino da Eucaristia como um verdadeiro sacrifício. Até mesmo argumentam que o ensino tradicional, e a fé na Eucaristia como sacrifício, não é cristã, mas pagã. Isto é completamente absurdo, isto é tipicamente luterano, protestante. Durante as suas liturgias eucarísticas tratam o Santíssimo Sacramento de uma forma tão banal, que às vezes se torna horrível. Eles se sentam para receber a Sagrada Comunhão, e, em seguida, se os fragmentos são perdidos, já que não se importam com eles, e depois da Comunhão eles dançam, invés de rezar e adorar Jesus em silêncio. Isto é realmente mundano e pagão, naturalista.

Sr. Fülep: O problema não poderia ser apenas na prática …

Sua Excelência Dom Schneider: 
O segundo perigo é a sua ideologia. A ideia principal do Neocatecumenato de acordo com seu fundador Kiko Arguello é a seguinte: a Igreja tinha uma vida ideal até Constantino, no século IV, somente esta era, de fato, a verdadeira Igreja. E com Constantino a Igreja começou a se degenerar: degeneração doutrinal, degeneração litúrgica e moral, tendo a Igreja alcançado o ápice desta degeneração doutrinária e litúrgica com os decretos do Concílio de Trento. No entanto, contrariamente à sua opinião, o oposto é verdadeiro: esse foi um dos aspectos de maior destaque da história da Igreja, por causa da clareza da doutrina e da disciplina. De acordo com Kiko, o obscurantismo da Igreja durou desde o século IV até o Concílio Vaticano II. Foi somente com o Vaticano II que a luz entrou no Igreja. Isto é uma heresia, porque significa dizer que o Espírito Santo abandonara a igreja. E isto é muito sectário e muito alinhado com Martinho Lutero, quando afirmou que, até ele, a Igreja estivera em obscuridade e foi unicamente por meio dele que a luz veio à Igreja. A posição de Kiko é fundamentalmente a mesma, só que Kiko postula o obscurantismo da Igreja de Constantino até o Vaticano II (...)".

-> Outros problemas no Neo-Catecumenato em contraste com compilados da Tradição

Além dos problemas doutrinas levantados acima, podemos citar mais alguns que são comuns neste grupo.

- Arte supostamente sacra que chega a ser ofensiva contra a piedade


Eis dois exemplos de quadros de Kiko Arguello, um dos fundadores do caminho. Tais "obras" parecem mais ídolos que imagens sagradas.

Contrastes com a Tradição: Papas e Teólogos contra a arte deformada, insólita, simplória, como cubista, abstrata, moderna, etc.

Papas e Teólogos contra a arte sacra eclesiástica com aspecto profano e a multidão de imagens e estampas desordenadas no templo


- Cartão de Kiko Arguello falando de Nosso Senhor Jesus Cristo, e em seguida dos judeus como "o seu povo"


Afirmação estranha, pois dá margem ao entendimento de que a aliança antiga não foi abolida pela nova aliança, e os judeus seriam o povo de Deus, quando na verdade os judeus de religião não são católicos, e portanto não podem ser do povo de Deus. Além disso, é mais suspeito ainda quando sabemos que as celebrações neo-catecumenais estão cheias de elementos judaicos.

- Celebração da missa nova

O problema disso: O missal da missa nova de Paulo VI favorece o protestantismo?

- Liturgicismo

Abunda no Neo-Catecumenato. Contraste:

Papas, Santos e teólogos contra a participação ativa liturgicista na missa em desprezo do terço e piedades não-litúrgicas. Resposta a objeções

Papas, santos e teólogos contra o liturgicismo do uso da língua vernácula

Bíblia, Papas e santos contra o liturgicismo opositor dos belos paramentos, do canto gregoriano ou polifônico

- Problema de saúde mental em uma das fundadoras, Carmen Hernandez

Em vários vídeos na internet, alguns já antigos, verifica-se que a fundadora dificilmente articula palavras e pensamentos. Este indício de senilidade é indício de má origem do movimento também. Exemplos:

Discurso de Carmen en el Encuentro Vocacional con el Camino Neocatecumenal - Fátima 2010 (Link: https://www.youtube.com/watch?v=7fozw4WX79I)

Neste vídeo escutamos pessoas rindo do discurso:

"seubisanmasclaro que terminando los papas eh desde Pío V hasta nosé todos… Pío XI, Pío XII, Pío hileboadandeso forforte hilepranpeisior";

"Por que porque la serpiente tiene en si la fabrica de la vida";

"mismo estupidas completamente puedes quien quiere in jemer en africa."

Em outro vídeo se vê Cardeais e até mesmo o Papa Bento XVI rindo do discurso:

Los Neocatecumenales van al Vaticano (Comedia) (Link: https://www.youtube.com/watch?v=EglJlajm-Do&feature=youtu.be)

Clique aqui para ver mais Doutrina Católica contra os erros sobre a vida católica

-------------------------------------------