Hipótese sobre a existência do texto faltante do Segredo de Fátima

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Outros artigos relacionados:

A Teologia da História prova a vinda do Reino de Maria, por Plinio Corrêa de Oliveira em 1971.

A plenitude da profecia é a prova da vinda da proximidade do tempo profetizado. Hipótese Teológica.



Extraído de: "O Príncipe dos Cruzados (Vol. I, parte I, 3a edição, Cap. V)".

Anterior deste capítulo:
Erros de fatimólogos sobre a sétima aparição de Nossa Senhora de Fátima já ter ocorrido
 
Conforme dizíamos no capítulo III, a plenitude da profecia é necessária para a vinda da sexta Era. Como essa plenitude da profecia precisa estar relacionada com o evento mais importante dos eventos proféticos até hoje, isto é, as aparições de Fátima, ela só poderá ser atingida com a divulgação integral do segredo de Fátima. Isso, é claro, se realmente houve uma parte omitida.

Aqui sustentaremos uma hipótese que se divide em três teses sobre o segredo: 1 - Falta ser revelada uma parte, 2 - O segredo completo consiste em seis partes, 3 - Será revelado pelo Papa Santo.

Porém, é preciso notar: tais conjecturas estão meramente no campo das hipóteses. Só o tempo as provará ou as dispensará, porque as hipóteses sobre os desígnios futuros de Deus nunca serão completas, isto é, nunca tratarão de todas as questões que as envolvem, visto que o homem desconhece todas as possibilidades, algo só da ciência da onisciência.

Defenderemos a primeira tese da hipótese somente pela via da estrutura do segredo. Ignoramos as alegações históricas sobre o segredo ser falso, etc (Adendo da 3a edição: o mais forte argumento para a existência de um segredo dito é que, após revelá-lo, a Mãe de Deus disse: isso, podeis dizer a Francisco. Ora, S. Francisco só via, e não escutava. Portanto, a cena era um cinema-mudo, em que nada se ouvia. É um acinte contra a inteligência humana alegar que Nossa Senhora estava pedindo para dizer o que ele tinha visto). Também não queremos mostrar que a parte faltante foi ignorada, por quem foi e por qual motivo, ou se foi escondida, ou se ainda está para ser revelada. Isso tudo foge do escopo desta hipótese.

Dividimos a estrutura do segredo completo assim:

Parte 1: Visão do inferno. 
Parte 2: Explicação da visão e profecias de ameaça. 
Parte 3: Visão do calvário da Igreja.

Ora, a maioria dos apoiadores da tese de que uma parte foi suprimida defendem-na lembrando da ausência de explicação da visão e as profecias de ameaça para a segunda visão, conforme ocorreu para a primeira. Concordamos. E sustentamos hipoteticamente que não só há a "quarta parte", mas a quinta e a sexta, na seguinte ordem: explicação da visão e profecia, visão, explicação e profecia da visão. A seguir, as razões para isso:


A harmonia com o panorama profético: sexta é a Era vitoriosa da Virgem Maria, sexta é a Era de Nosso Senhor Jesus Cristo dentro das Eras antigas, conforme visto neste capítulo. É o número do dia em que foi criada a obra final da criação: o homem, e é também o número de aparições de Nossa Senhora em Fátima: uma vez por mês de Maio até Outubro. Em suma, deveriam haver seis partes para espelhar essa harmonia numérica divinamente escolhida.

Harmonia com a aparição dos anjos: apareceram três vezes antes da Virgem Maria, assim, as visões do segredo podem espelhar o "três" das visões do anjo.

Harmonia com os três eventos maiores profetizados pelo conjunto das profecias: ao longo deste volume, conseguimos distinguir três eventos de grande importância, a saber, o Castigo Mundial, parte da primeira visão e profecia, a crise na Igreja, parte da segunda visão, e a restauração. O Castigo, a crise e a restauração possuem detalhes e agentes específicos detectados nos capítulos precedentes e mais adiante neste. Ora, desses três tópicos maiores, a restauração não foi mencionada no segredo, então, conjuntamente com a já citada ausente explicação e profecia relacionada à segunda parte, ela pode fazer parte do segredo. Isso quer dizer que há uma explicação e profecia acerca da terceira visão também. Afinal, a aparição mais importante na história da Igreja, a mais profética, e com o milagre mais impressionante corroborando-a, não parece capaz de não mencionar as coisas mais urgentes dentro da Santa Igreja em um tempo tão crítico como o posterior e atual. A não ser que Deus tenha planos mais belos fora do alcance destas hipóteses.

Razões para acreditar que a revelação das partes faltantes virá somente com o Papa Santo

A possibilidade de supressão da explicação da segunda visão: pois revelando-a por alguém, a Virgem Santíssima própria mostraria como o clero tramou contra Fátima e por isso, escondeu-a e interpretou-a, como se já não houvesse uma exegese celeste. Portanto, uma vingança de Nossa Senhora é bem conveniente, se realmente houve tal supressão.

A necessidade da plenitude da profecia, como dito antes: se a profecia for revelada por alguém sem influência na Igreja não afetará a opinião pública. Além disso, os documentos originais são bem guardados pelo Vaticano, de modo que quem disser ter o segredo original será, antes de tudo, suspeito de algum crime. Portanto, convém alguém insuspeito. Ninguém melhor que o Papa, porém, só um Papa sem compromisso com a campanha de silêncio sobre Fátima o faria, isto é, o Papa Santo, o qual será tradicionalista, pois a maioria dos prelados acredita no fim da história de Fátima, e não se moveriam.

A missão do Papa Santo: este Papa é a plenitude da profecia de algum modo, e completando a missão de proclamar a plenitude de todas as mensagens proféticas para o seu tempo, confirmará sua missão perante o mundo. Este Pontífice vem para chocar e causar divisão, e será muito conveniente à vingança de Nossa Senhora se uma parte do segredo foi omitida. Este Papa também vem para anunciar o Reino de Maria, assim, será conveniente que o anuncie segundo o segredo, na parte da visão que o cita (a terceira, sobre um Papa mártir), e na provável explicação da mesma visão.

Em resumo, se Nossa Senhora nos deu a graça de propor uma hipótese correta, e considerando que a quarta parte abaixo é uma hipótese aventada aqui, o segredo se divide harmonicamente da seguinte maneira:

Parte 1: Visão do inferno. 
Parte 2: Explicação da visão e profecias de ameaça. 
Parte 3: Visão do calvário da Igreja.
Parte 4: Explicação da visão e profecias de ameaça.
Parte 5: Visão da restauração.
Parte 6: Explicação da visão e profecias de ameaça.

Adendo da 3a edição: Na parte 2 deste volume, incluímos diversas hipóteses de Plinio Corrêa de Oliveira sobre o tema do segredo de Fátima, as quais parecem apontar para um segredo mais amplo e uma estrutura muito parecida a que estipulamos aqui. Apesar da estrutura ter sido organizada nesta terceira edição, não tínhamos contato com as hipóteses até a 1a edição, quando de modo desorganizado este artigo surgiu. Este adendo é um ato de reconhecimento dos grandes do passado, gesto que deve fazer parte não só da vida católica, como de todo ofício relativo ao de escrever.

 
Próximo deste capítulo:
Aparição e profecias em Fátima foram previstas cinco séculos antes