Papa Francisco participou de missa cismática e disse que é uma graça, lembrou quando fazia isso no passado, e pediu orações ao cismático

No Domingo do dia 30 de Novembro de 2014 na Igreja Patriarcal de São Jorge, Istambul, Turquia, pertencente aos cismáticos gregos há séculos, o Papa Reinante Francisco lembrou com júbilo de sua 'communicatio in sacris' com os hereges-cismáticos "ortodoxos" de Buenos Aires, e diz que a oportunidade de fazer o mesmo na Turquia é uma graça de Deus. Assim se exprimiu ao Patriarca cismático:

"Santidade, caríssimo irmão Bartolomeu!

Muitas vezes, como arcebispo de Buenos Aires, participei na Divina Liturgia das comunidades ortodoxas presentes naquela cidade, mas poder encontrar-me hoje nesta Igreja Patriarcal de São Jorge para a celebração do Santo Apóstolo André, o primeiro chamado e irmão de São Pedro, patrono do Patriarcado Ecuménico, é verdadeiramente uma graça singular que o Senhor me dá (...).

Temos a certeza de que, ao longo desta estrada, somos apoiados pela intercessão do Apóstolo André e do seu irmão Pedro, considerados pela tradição os fundadores das Igrejas de Constantinopla e de Roma. Imploramos de Deus o grande dom da unidade plena e a capacidade de o acolher nas nossas vidas. E não nos esqueçamos jamais de rezar uns pelos outros" (Link: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2014/documents/papa-francesco_20141130_divina-liturgia-turchia.html)

A Doutrina Católica, segundo textos da Tradição, sobre a comunicação nas coisas divinas com os a-católicos

É lícito ministrar para a-católicos sacramentos, sacramentais e chamar ao culto católico, ou ao coral da Igreja? Communicatio in sacris passiva

É lícito receber de a-católicos sacramentos, sacramentais ou ir ao culto deles em algum caso? Communicatio in Sacris ativa

Sagrada Escritura, Papas e Santos contra o ecumenismo ou contra a oração com os hereges e cismáticos


Salmo em reparação (Salmo 129)

"Desde o mais profundo clamei a Ti, Senhor. Senhor, ouve a minha voz. Estejam atentos os teus ouvidos à voz da minha súplica. Se examinares, Senhor, as nossas maldades, quem, Senhor, poderá subsistir?

Mas em Ti se acha a clemência, e por causa da tua lei pus em Ti, Senhor, a minha confiança. A minha alma está confiada na sua palavra, a minha alma esperou no Senhor.

Desde a vigília da manhã até a noite, espere Israel no Senhor. Porque no Senhor está a misericórdia, e há nele copiosa redenção. E Ele mesmo redimirá Israel de todas as suas iniquidades".

Veja mais sobre a crise na Igreja:

Papa Francisco beijou Bíblia da seita Valdense e pediu perdão aos hereges valdenses pelos "erros" da Igreja 

João Paulo II celebrou missa com homens e mulheres nus (índios), que ajudavam a ler a epístola e a levar as oferendas  

Papa Bento XVI refutou em fotos os que o chamam de "mestre da liturgia"  

O Concílio Vaticano II conclamou a urgência de um governo mundial, incluso para promover o desarmamento e condenar "qualquer espécie de guerra"

Clique aqui para ver mais provas da crise na Igreja