Paulo VI mandou fazer sala no Vaticano com formato de cabeça de serpente e escultura horripilante com significado a-católico



Em 1964 começou o projeto, ainda sob pontificado de Paulo VI, que originou em uma sala no Vaticano com formato de cabeça de serpente e uma escultura horripilante com significado a-católico. 

A sala foi inaugurada pelo Papa Paulo VI em 1971 e a escultura, somente em 1977. Atualmente a sala possui o nome de "Sala de Audiências Paulo VI".

Sala com formato de serpente, tal como a serpente antiga, o diabo

A sala foi feita por Pier Luigi Nervi, um engenheiro modernista. Já foram notadas algumas semelhanças da sala com uma cobra, conforme a imagem acima.

Olhos da serpente: nas duas janelas simétricas, redondas, iguais aos da serpente.

Dentes da serpente: nas duas colunas brancas do palco que terminam no chão em forma pontiaguda iguais aos dentes da serpente.

Cabeça da serpente: o teto tem forma parecida à pele da serpente, e a curva do teto, que se vê pelo lado de fora também na primeira foto, lembra os olhos da serpente que ligeiramente levantam a altura da cabeça-testa da serpente.

Escultura horrível de Nosso Senhor Jesus Cristo com significado a-católico

Como se não fosse suficientemente horripilante a sala ter forma de serpente, uma outra escultura "adorna" o cenário em volta do Vigário de Cristo, que ali costuma fazer audiências públicas desde a inauguração da sala.

Pericle Fazzini, escultor moderno que parece esculpir coisas mais parecidas com ídolos do que qualquer outra coisa, foi o "artista" chamado para fazer a imagem no centro da sala.


Fazzini interpreta sua "obra", chamada “Resurezzione”, como Nosso Senhor Jesus Cristo que "emerge de uma cratera produzida por uma bomba nuclear; uma explosão atroz, um vórtice de violência e energia” [1]. Também afirma que a explosão se dá no Horto das Oliveiras, lugar onde Nosso Senhor rezou em sua agonia, meditando nos eventos futuros da Paixão.


Portanto, não se trata da Ressurreição histórica, trata-se de um Deus que é explodido atrozmente.
Sala assustadora com o então Papa Bento XVI

Além disso, Ele é explodido no Horto das Oliveiras, o que nos leva a pensar nesse lugar onde Nosso Senhor rezou só, onde os apóstolos dormiram, onde Ele teve Sua agonia, manteve a fé e pediu pelo Colégio Apostólico, isto é, pediu pela perseverança da Igreja em tempos de dificuldade. A explosão de Cristo Nosso Senhor nesse cenário é terrível porque o simbolismo também se aplica a uma explosão do que sobrou de fé em tempos de perseguição. Nesse tempo de pouca fé, equivale a explodir o resto da esperança.

Fazzini alega que a escultura é feita como se "Cristo tivesse ressuscitado de novo dessa explosão do Horto das Oliveiras". Ou seja, parece explodir o pouco de fé, explodir a esperança, para engendrar um novo Deus, uma nova ressurreição, advinda não do poder de Deus, mas da matéria (fissão nuclear).

Detalhes da escultura lembram os anjos das trevas

Pior ainda, dado o exposto pela interpretação do artista e pelo formato macabro da sala, não é difícil duvidar da finalidade em certos elementos da imagem, ou ainda, em uma "mão" das profundezas guiando o artista para esses detalhes que talvez ele mesmo não tenha percebido.

Como tem sido notado por muitos, e disposto na imagem abaixo, um lado da imagem do "Cristo", se espelhado no outro, forma dois chifres e uma imagem que lembra o bode, símbolo do demônio chamado Baphomet, que preside os pecados de idolatria e ocultismo.

Também são amedrontadoras as ditas "raízes, terra e outros elementos da natureza" que explodem junto do "Cristo" explodido, pois mais parecem caveiras e formas macabras que lembram as figuras horríveis dos anjos decaídos.
Na imagem, com o lado esquerdo espelhado no direito, 
vemos uma forma com dois chifres
Por fim, notamos que o vento sopra sobre o "Cristo" da direita para a esquerda como se vê pela roupa e barba voando, quando se olha de perto na imagem. Se recordamos que Nosso Senhor "colocará os cabritos à sua esquerda, e os eleitos à direita", como diz a Sagrada Escritura, pode ser interpretado como uma força que quer transformar eleitos em cabritos, ventos que jogam para a esquerda de Deus, ventos que levam à perdição.

Peçamos a Deus que um futuro Papa Santo mande levantar algum tipo de edifício por cima da sala Paulo VI representando o calcanhar da Virgem e uma cruz. Afinal, se a sala tem o formato de cabeça de serpente, nada mais coerente que fazer por cima o calcanhar dAquela que esmagou a cabeça da serpente, conforme profetizado pelo Gênesis III, 15: "Ela esmagará a tua cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" [Ipsa conteret caput tuum et tu insidiaberis calcaneo eius].


Salmo em reparação (Salmo 6)

Nossa Senhora do Apocalipse, rogai por nós!

"Senhor, não me arguas no teu furor, nem me castigues na tua ira. Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou enfermo; sara-me, Senhor, porque meus ossos estremeceram. E a minha alma turbou-se em extremo, mas Tu, Senhor, até quando? Volta-te, Senhor, e livra a minha alma, e salva-me pela tua misericórdia.

Porque na morte não há quem se lembre de Ti, e na habitação dos mortos, quem Te louvará? Estou esgotado à força de tanto gemer, lavarei meu leito com lágrimas todas as noites, regarei com elas o lugar do meu descanso. 

Os meus olhos se turbaram por causa do furor, envelheci no meio de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade, porque o Senhor ouviu a voz do meu pranto.

O Senhor ouviu a minha súplica, o Senhor ouviu a minha oração. Sejam confundidos, e em extremo conturbados todos os meus inimigos, retirem-se e sejam num momento cobertos de vergonha".

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[1] "Pericle Fazzini, 74, a Sculptor for Vatican", 5 Dez 1987, New York Times. Link: https://www.nytimes.com/1987/12/05/obituaries/pericle-fazzini-74-a-sculptor-for-vatican.html