João Paulo II doou 200 mil US$ para construir catedral cismática, o que foi lembrado na visita do Papa Francisco à Romênia


O vídeo acima é citado na notícia abaixo.

Contraste com a doutrina tradicional: É lícito ministrar para a-católicos sacramentos, sacramentais e chamá-los ao culto católico, ou ao coral da Igreja? Communicatio in sacris passiva

É lícito receber de a-católicos sacramentos, sacramentais ou ir ao culto deles em algum caso? Communicatio in Sacris ativa

Sagrada Escritura, Papas e Santos contra o ecumenismo ou contra a oração com os hereges e cismáticos




No dia 31 de Maio de 2019, o Papa Francisco, em viagem a Romênia, visitou um templo cismático, como infelizmente é de praxe.

O noticiário "Rome Reports" comentou a visita do Papa lembrando que o Patriarca de Bucarest Daniel lembrou que João Paulo II, em visita anterior, tinha doado duzentos mil dólares (200.000 US$) para a construção do templo da I.O. da Romênia, o que foi relatado pelo "Rome Reports" como algo normal [1] .

É triste dizê-lo: enquanto muitos sacerdotes católicos apostólicos romanos, fielmente submissos ao Vigário de Cristo e à Sé Romana, tinham dificuldades financeiras para construir lugares dignos para a Liturgia Tradicional Romana, o Vigário de Cristo dava dinheiro para ajudar na construção de uma Catedral cismática no estilo antigo.

O Papa Francisco, continuador fiel dos Pontificados anteriores desde João XXIII, lembrou a frase mais ecumênica de João Paulo II naquela ocasião:

"Há vinte anos, diante deste Sínodo, disse o Papa João Paulo II: «Vim contemplar o Rosto de Cristo esculpido na vossa Igreja; vim venerar este Rosto sofredor, penhor duma esperança renovada» [Discurso ao Patriarca Teoctist e ao Santo Sínodo, 8/V/1999, n. 3: Insegnamenti di Giovanni Paolo II XXII/1 (1999), 938]. Hoje também eu, desejoso de ver o rosto do Senhor no rosto dos irmãos, vim aqui, peregrino, irmão peregrino, para vos ver; de coração, agradeço a vossa recepção" [2].

Há vinte anos, o ato Papal podia dar a impressão de uma esperança de fim do cisma na Romênia. Vinte anos depois, o dinheiro foi o que ficou.

Como retribuição, o Patriarca convidou ao Papa e todos os católicos a rezarem em latim na Catedral, ou seja, o latim continua a ser a língua que mostra a unidade da Igreja no mundo, e o que chama a atenção do Patriarca greco-cismático. Mas há décadas, o latim tem sido abandonado pela hierarquia eclesiástica.

Rezemos para que os cismáticos voltem à união em caridade e fé com a Santa Sé que legisla, julga e administra em todo o orbe terrestre.

Salmo penitencial em reparação (Salmo 6)

Nossa Senhora da Caridade, rogai por nós!

"Senhor, não me arguas no teu furor, nem me castigues na tua ira. Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou enfermo; sara-me, Senhor, porque meus ossos estremeceram. E a minha alma turbou-se em extremo, mas Tu, Senhor, até quando? Volta-te, Senhor, e livra a minha alma, e salva-me pela tua misericórdia.

Porque na morte não há quem se lembre de Ti, e na habitação dos mortos, quem Te louvará? Estou esgotado à força de tanto gemer, lavarei meu leito com lágrimas todas as noites, regarei com elas o lugar do meu descanso. 

Os meus olhos se turbaram por causa do furor, envelheci no meio de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade, porque o Senhor ouviu a voz do meu pranto.

O Senhor ouviu a minha súplica, o Senhor ouviu a minha oração. Sejam confundidos, e em extremo conturbados todos os meus inimigos, retirem-se e sejam num momento cobertos de vergonha".
 
Veja mais sobre a crise na Igreja:

Bento XVI rezando com hereges e cismáticos e indo ao templo destes (fotos e vídeo)

Papa Francisco aparece em foto de mãos dadas com um Padre pró-movimento homossexual. Como entender?

Papa Francisco admite bispos comunistas indicados pelo Partido Comunista Chinês. Cardeal Zen chamou acordo de traição

João Paulo II homenageia o herege blasfemo Martinho Lutero nos quinhentos anos de seu nascimento

Bento XVI diz amar a Igreja cismática, lamenta as excomunhões do passado, e diz crescer na unidade ao rezar junto destes e de hereges

Papa Francisco criticou o moralismo e os "profetas de calamidades", em missa com cajado bruxo (2019) 

Clique aqui para entender a crise na Igreja

----------------------------------------------------
[1] El Papa reza en la espectacular nueva catedral ortodoxa de Bucarest. Link: https://www.youtube.com/watch?v=2L0FiDv2W-0&app=desktop
[2] Viagem Apostólica à Romênia: Encontro com o Sínodo permanente da Igreja Ortodoxa Romena (Bucareste, 31 de maio de 2019) | Francisco. Link: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2019/may/documents/papa-francesco_20190531_romania-chiesa-ortodossaromena.html