Sumário do "Clavis Prophetarum" do Pe. Antônio Vieira (Ed. Loyola, 3 livros, 2013) para comparar com o original recém encontrado

No embalo da recente descoberta do original "Chave dos Profetas", a chamada Magnum Opus do Pe. Vieira, e dado o fato de que há algum tempo estão publicadas versões compiladas seguindo diversas cópias de bibliotecas européias, decidimos publicar aqui o sumário destas últimas, já que os mesmos não facilmente se encontram na internet. 

Poder-se-á comparar, assim, com a versão original prometida para acesso público na internet, confirmando o que já se tem e analisando o que é inédito.

 

 

*NESTE ARTIGO:

  1. NOTÍCIAS SOBRE A IMPORTANTE DESCOBERTA DO MANUSCRITO
  2. FOTOS DOS SUMÁRIOS
  3. ARTIGOS DESTE SITE ENGLOBANDO A PROFÉTICA DO PE. VIEIRA (EXEGESE E TEOLOGIA DA HISTÓRIA)

 

 

 

 

1. NOTÍCIAS SOBRE A DESCOBERTA DO MANUSCRITO:

Pesquisadores encontram manuscrito do padre António Vieira perdido há 300 anos: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/pesquisadores-encontram-manuscrito-do-padre-antonio-vieira-perdido-ha-300-anos.shtml (bom panorama histórico - leitura no modo visualização ou assinante)

Manuscrito original do padre António Vieira, apresentado em Lisboa - Vatican News (apresentação e próximas ações sobre o manuscrito - leitura livre): https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-05/manuscrito-original-padre-antonio-vieira-apresentado-em-lisboa.html 

 

 

2. FOTOS DOS SUMÁRIOS. Foram três livros, em dois volumes físicos, lançados pela Loyola em 2013 no Brasil (antes, o mesmo trabalho já havia sido feito por Arnaldo do Espírito Santo em 2000):

Clique nas imagens para ampliá-las

 


Clique nas imagens para ampliá-las









 

 

 


 

3. ARTIGOS DESTE SITE ENGLOBANDO A PROFÉTICA DO PE. VIEIRA (EXEGESE E TEOLOGIA DA HISTÓRIA)

Tudo foi publicado no VOLUME I, PARTE 1, 3A EDIÇÃO, 2021, "Da Teologia da História às profecias" (versão melhorada integralmente na clareza, apresentação e gramática onde havia pena original):



(Cap. I) Sobre a condenação do Pe. Antônio Vieira (1608-1697), seus erros e as características do que ele chamou Quinto Império (similar ao Reino de Maria de S. Luís de Montfort)

(Cap. I) A vinda do Reino de Maria provada por Teologia da História, "segundo" o Pe. Antonio Vieira

(Cap. IV) A vinda do Reino de Maria provada pelos profetas do Antigo Testamento, baseada em parte nas indicações do Pe. Antônio Vieira 

(Cap. IV) A vinda do Reino de Maria provada pelos Salmos, baseada em parte nas indicações do Pe. Antônio Vieira

(Cap. IV) A vinda do Reino de Maria provada pelo Novo Testamento e nas orações da Igreja, baseada em parte nas indicações do Pe. Antônio Vieira

(Cap. IV) A vinda do Reino de Maria provada pelo livro do Apocalipse, baseada em parte nas indicações do Pe. Antônio Vieira

(Cap. IV, 3a edição) Dois teólogos (incluso um admirado por S. Teresinha) convergem exegeticamente com o Pe. Vieira sobre um triunfo futuro

 

O estudo teve como base os dois tomos de "Defesa perante o Tribunal do Santo Ofício", do Pe. Vieira (outra editora). À época, era o que tínhamos à mão, e o que nos serviu, uma vez que nosso trabalho não foi uma extensão, nem um "melhoramento" do Pe. Vieira (ímpia idéia), e sim o que o título do livro diz: "Da Teologia da História às profecias"

Muitas dessas profecias particulares são posteriores ao exímio jesuíta, o qual adentra, no seu livro, em tema mais teológico, também de alto interesse.

 

Compilado relacionado de doutrina tradicional contra acusações falsas veiculadas seja a este site, seja aos temas que ele destaca, como o próprio trabalho do augusto Pe. Vieira, que merece ser analisado, assim como ele apreciou inúmeros teólogos anteriores e contemporâneos seus:  

Doutrina Católica sobre o milenarismo (crasso, mitigado, etc). Nossa posição