No embalo da recente descoberta do original "Chave dos Profetas", a chamada Magnum Opus do Pe. Vieira, e dado o fato de que há algum tempo estão publicadas versões compiladas seguindo diversas cópias de bibliotecas européias, decidimos publicar aqui o sumário destas últimas, já que os mesmos não facilmente se encontram na internet.
Poder-se-á comparar, assim, com a versão original prometida para acesso público na internet, confirmando o que já se tem e analisando o que é inédito.
*NESTE ARTIGO:
- NOTÍCIAS SOBRE A IMPORTANTE DESCOBERTA DO MANUSCRITO
- FOTOS DOS SUMÁRIOS
- ARTIGOS DESTE SITE ENGLOBANDO A PROFÉTICA DO PE. VIEIRA (EXEGESE E TEOLOGIA DA HISTÓRIA)
1. NOTÍCIAS SOBRE A DESCOBERTA DO MANUSCRITO:
Pesquisadores encontram manuscrito do padre António Vieira perdido há 300 anos: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/pesquisadores-encontram-manuscrito-do-padre-antonio-vieira-perdido-ha-300-anos.shtml (bom panorama histórico - leitura no modo visualização ou assinante)
Manuscrito original do padre António Vieira, apresentado em Lisboa - Vatican News (apresentação e próximas ações sobre o manuscrito - leitura livre): https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-05/manuscrito-original-padre-antonio-vieira-apresentado-em-lisboa.html
2. FOTOS DOS SUMÁRIOS. Foram três livros, em dois volumes físicos, lançados pela Loyola em 2013 no Brasil (antes, o mesmo trabalho já havia sido feito por Arnaldo do Espírito Santo em 2000):
Clique nas imagens para ampliá-las
Clique nas imagens para ampliá-las
3. ARTIGOS DESTE SITE ENGLOBANDO A PROFÉTICA DO PE. VIEIRA (EXEGESE E TEOLOGIA DA HISTÓRIA)
Tudo foi publicado no VOLUME I, PARTE 1, 3A EDIÇÃO, 2021, "Da Teologia da História às profecias" (versão melhorada integralmente na clareza, apresentação e gramática onde havia pena original):
(Cap. I) A vinda do Reino de Maria provada por Teologia da História, "segundo" o Pe. Antonio Vieira
(Cap. IV, 3a edição) Dois teólogos (incluso um admirado por S. Teresinha) convergem exegeticamente com o Pe. Vieira sobre um triunfo futuro
O estudo teve como base os dois tomos de "Defesa perante o Tribunal do Santo Ofício", do Pe. Vieira (outra editora). À época, era o que tínhamos à mão, e o que nos serviu, uma vez que nosso trabalho não foi uma extensão, nem um "melhoramento" do Pe. Vieira (ímpia idéia), e sim o que o título do livro diz: "Da Teologia da História às profecias"
Muitas dessas profecias particulares são
posteriores ao exímio jesuíta, o qual adentra, no seu livro, em tema mais teológico, também de alto interesse.
Compilado relacionado de doutrina tradicional contra acusações falsas veiculadas seja a este site, seja aos temas que ele destaca, como o próprio trabalho do augusto Pe. Vieira, que merece ser analisado, assim como ele apreciou inúmeros teólogos anteriores e contemporâneos seus:
Doutrina Católica sobre o milenarismo (crasso, mitigado, etc). Nossa posição