Syllabus Olavo de Carvalho: "depondo" o Papa, má filosofia, flertes com heresias, falsas profecias, blasfêmia, imoralidade e mentiras

Com a graça de Nossa Senhora esperamos que Olavo de Carvalho, assim como aqueles que possuem apreço sentimental por ele, vejam este artigo com isenção de ânimo, avaliando as fontes aqui dispostas para cada tópico salientado. De fato, é na tradição da Igreja Católica que se encontra a verdade sobre qualquer assunto.

Lista (Syllabus) de pontos do pensamento de Olavo de Carvalho. Outras compilações:

Bíblia, Papas, Santos e Teólogos sobre a luta histórica entre duas forças, sendo a Igreja a Direita. Refutando "direita e esquerda são ruins"

Clique aqui para ver mais syllabus contra várias falsa-direitas 


-> MÁ FILOSOFIA


- É notório que Olavo separa a filosofia da teologia, daí muitos alegam que seus erros teológicos são irrelevantes por causa disso. Talvez muitos não sabem, mas essa separação trata-se do racionalismo refutado há séculos pela Igreja e seus santos filósofos como Santo Tomás e São Boaventura.

Contraste com a Tradição: Escritura, Papas e Santos falaram contra o racionalismo que coloca a filosofia antes da teologia, ou separam as duas 

- É notório também que Olavo não se declara tomista, quando a Igreja exige que o católico seja tomista filosoficamente.

Contraste com a Tradição: Pio XII: “É, pois, altamente deplorável que hoje em dia desprezem alguns a filosofia que a Igreja aceitou e aprovou...”
Papas contra a educação laica, neutra, mista (aos dois sexos juntos), sem filosofia cristã e com professores e alunos a-católicos 


-> CISMA


-> Cisma com a Santa Igreja Católica ao não aceitar a cabeça visível Dela e Sua hierarquia

"Para mim, o Papa ainda é Bento XVI e fim de papo. Um Papa de verdade jamais sairia abraçando Fidel Castro e fazendo intriga contra Donald Trump. Aliás nem se meteria na disputa eleitoral de um país estrangeiro. Bergoglio é um sinal dos tempos. A profecia de La Salette está se cumprindo bem diante dos nossos olhos".
https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/599146823570729

“.@pontifex_pt Esse homem não é Papa coisíssima nenhuma.”
https://twitter.com/odecarvalho/status/646099984115466240


9 de Junho de 2020, no Facebook:
"O Bergóio não apenas não é Papa; ele não é mais nem mesmo um membro da Igreja."

https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10158300779722192


Contraste com a Tradição: Teólogos sobre a eleição não-canônica de um Papa ser válida, enquanto aceita universalmente, e outras possibilidades de ser dúbio




- Xingou o Cardeal de São Paulo com palavrões, e "proclamou publicamente" sua excomunhão, como se tivesse autoridade para tal


"ODILO SCHERER: Desafio você, publicamente, para um debate sobre o tema "VOCÊ ESTÁ EXCOMUNGADO OU NÃO?' " 9:43 AM · 22 de abr de 2015
https://mobile.twitter.com/OdeCarvalho/status/590858477796364288

 Atenção: não queremos defender aqui a doutrina e prática do Cardeal, nem criticá-la, mas tão somente notar o fato que excomunhão automática de um prelado da Santa Igreja não pode ser proclamada por um leigo, e sim pelo Sumo Pontífice. Se coubesse aos leigos proclamar a excomunhão automática dos outros, teríamos feito aqui com o Olavo antes mesmo deste entrar em cisma, dado que heresia, como parece sustentar (Deus sabe até onde vai sua aderência, ou se afirma teses teológicas sem levar nada a sério), também é caso de excomunhão automática.

É triste notar como ele começou "depondo" Cardeais, e acabou "depondo" o Papa. Um abismo leva ao outro, diz a a Sagrada Escritura. 



Xingando o Cardeal de comunista com palavrões: proclamando a excomunhão do Cardeal de São Paulo. Não recomendamos ver pelos palavreados.
https://www.youtube.com/watch?v=rSxL02k_9MI
https://mobile.twitter.com/OdeCarvalho/status/590666609485811713


-> FLERTES COM HERESIAS


- Contra a Doutrina Social da Igreja:

"[...] Daí a contradição grosseira das doutrinas sociais da Igreja, que, celebrando da boca para fora a livre iniciativa em matéria econômica, continuam a condenar o capitalismo liberal como um regime baseado no individualismo egoísta, e terminam por favorecer o socialismo [...]".

http://www.olavodecarvalho.org/textos/capitalismoecristianismo.htm

Se ele tirar do ar: https://web.archive.org/web/20150406073140/http://www.olavodecarvalho.org/textos/capitalismoecristianismo.htm

"É por isso que acho inútil qualquer teoria normativa sobre o que a sociedade deveria ser. Toda "ética política" -- inclusive a doutrina social da Igreja -- acaba dando encrenca. Deus, pensando nisso, fez os Dez Mandamentos para cada pessoa em particular, não para as sociedades." (nos comentários).

https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10152096276912192?comment_id=28980471&offset=0&total_comments=17

Contraste com a Tradição: Papas sobre a obrigatoriedade da Doutrina Social da Igreja ao católico
 
Bíblia, Papas e Santos confirmam: "fora da Igreja não há salvação"

- Disse ter entendido o cristianismo com René Guenon, um islâmico-maçom
https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/294098574075557

- Promoveu astrologia horária ensinada pelo filho Luiz Gonzaga.

Nesse tipo de astrologia a pessoa faz perguntas como: "Conseguirei o emprego X?". 


Se os astros respondem isso o universo seria determinista. Afinal, se não se pode fazer a mesma pergunta em outro momento, quando o mapa for outro, então vale o mapa de quando a pergunta primeiramente foi formulada. Ora, quem defende isso só pode afirmar que são os astros que fazem a pessoa pensar na pergunta, mas isso é determinismo, ou seja, os astros determinam o pensamento, o que é absurdo. 

Mas se tanto faz o momento da pergunta, vale mais de um mapa, o que é contraditório porque serão respostas diferentes, muitas vezes opostas, o que se consegue facilmente perguntando várias vezes.
https://web.archive.org/web/20100829093328/http://www.olavodecarvalho.org/textos/curso2.htm

Contraste com a Tradição: Doutrina Católica sobre a Astrologia com textos de S. Tomás, S. Agostinho, S. Afonso, Sixto V, etc

-Negou que a Nova Aliança tenha abolido a antiga:

“No que diz respeito aos judeus em especial, uma conclusão daí se segue inapelavelmente. Se D-us, ao instituir o sacrifício da missa, quisesse abolir no mesmo instante o antigo sacrifício mosaico, Ele o teria feito de maneira explícita e inequívoca. Se Ele não o fez, o mandato da Igreja não revoga o de Israel” (Visão Judaica, n. 25, agosto de 2004)
https://web.archive.org/web/20140707095323/http://www.olavodecarvalho.org/textos/visaojudaica_ago2004.htm

Contraste com a Tradição: As prefiguras da Santa Missa no antigo testamento. O sacrifício da Santa Missa revoga o sacrifício antigo.

-“Para consertar o Brasil é preciso consertar duas coisas primeiro: a Igreja Católica e a Maçonaria.” Olavo de Carvalho, 11 de Abril de 2015.
https://twitter.com/OdeCarvalho/status/586954805362429952

Contraste com a Tradição: Maçonaria: análise moral e teólogica. Vetado aos católicos apoiar ou ingressar. Seita-mestra da Revolução inimiga da Igreja. Falam os Papas

- Crê que a tariqa, seita esotérica islâmica secreta de natureza semelhante à maçonaria, em si mesma não é ruim (ver nos comentários)
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10152529104397192

- Elogiou o Corão afirmando que não vem do homem, mas de algo além dele. Como não diz que é do inferno, então crê que as ditas revelações de Deus e dos anjos a Maomé são verídicas. 

“É um fenômeno extraordinário, pelo fato de que o receptor da mensagem é totalmente analfabeto, e o corão não só é uma obra prima da língua árabe, mas é a obra-prima, é a obra modelar da língua árabe, ela praticamente funda a língua árabe. Não existe um fenômeno literário similar que a gente possa comparar, mas mais ou menos, mutatis mutandi, guardada as devidas proporções, nós diríamos que o Corão tem para a língua árabe a função inaugural, fundante que a tradução da Bíblia em alemão teve para a cultura alemã, a tradução de Lutero. Mas mesmo assim a comparação é falha, pois o Corão fixa os padrões gramaticais, estilísticos, que até hoje vigoram na língua árabe. 

O fenômeno em si já é tão esquisito. Como que um sujeito que não sabe escrever, ele pega uma coisa dessa e dita? A possibilidade dele ter inventado aquilo é praticamente nula”.

Filosofia Islâmica – Aula 12 – História da Filosofia
https://www.youtube.com/watch?v=khc5b3_v40Y

Santo Tomás de Aquino falando do Islamismo e comparando com a fé cristã:

"No entanto, os iniciadores de seitas errôneas seguiram caminho oposto, como se tornou patente em Maomé.

Ele (Maomé) seduziu os povos com promessas referentes aos desejos carnais, excitados que são pela concupiscência. Formulou também preceitos conformes àquelas promessas, relaxando, desse modo, as rédeas que seguram os desejos da carne. Além disso, não apresentou testemunhos da verdade, senão aqueles que facilmente podem ser conhecidos pela razão natural de qualquer medíocre ilustrado. Além disso, introduziu, em verdades que tinha ensinado, fábulas e doutrinas falsas. Também não apresentou sinais sobrenaturais. Ora, só mediante estes há conveniente testemunho da inspiração divina, enquanto uma ação visível, que não pode ser senão divina, mostra que o mestre da verdade está inspirado de modo invisível. Mas Maomé manifestou ter sido enviado pelo poder das armas, que também são sinais dos ladrões e dos tiranos. Ademais, desde o início, homens sábios, versados em coisas divinas e humanas, nele não acreditaram. Nele, porém, acreditaram homens que, animalizados no deserto, eram totalmente ignorantes da doutrina divina. No entanto, foi a multidão de tais homens que obrigou os outros a obedecerem, pela violência das armas, a uma lei. Finalmente, nenhum dos oráculos dos profetas que o antecederam dele deu testemunho, visto que ele deturpou com fabulosas narrativas quase todos os fatos do Antigo e do Novo Testamento. Tudo isso pode ser verificado ao se estudar a sua lei. Já também por isso, e de caso sagazmente pensado, não deixou para leitura de seus seguidores os livros do Antigo Testamento, para que não o acusassem de impostura. Fica assim comprovado que os que lhe dão fé à palavra creem levianamente"
(Suma contra os Gentios. Livro I, Capítulo VI). 





- Confirmou as teses do filho astrólogo que incentiva a começar a conhecer a religião pela religião dos seus pais, mesmo sendo estes hereges:

Resumo
29:00 - É preciso estudar alguns anos uma e outra religião para compará-las
30:30 - É difícil comparar as religiões
31:45 - Vai na mais próxima de você, na de sua família, se aquela não for a sua religião, mude, mas tente
35:35 - Ponto de vista religioso dos antepassados é mais vantajoso
36:55 – “Isso é perfeito” diz Olavo, o pai.

Hangout Prof. Olavo de Carvalho & Prof. Luiz Gonzaga de Carvalho
Canal ICLS
https://www.youtube.com/watch?v=DDAojGlTawM

Contraste com a Tradição:
Bíblia, Papas e Santos confirmam: "fora da Igreja não há salvação"




-Afirmou que Maomé, fundador de uma religião falsa que tanto perseguiu a Santa Igreja, era um santo

Em áudio disponível no youtube (não identificada a ocasião):

“Se você estudar a vida de Maomé, você vai ver: o senso de justiça, de equilíbrio, de bondade, esse cara era um negócio do outro mundo, o sujeito era um santo (...)".



Contraste com a Tradição: Bíblia, Papas e Santos confirmam: "fora da Igreja não há salvação"




-> BLASFÊMIA



- Escreveu Mensagem de Natal fazendo uma comparação metafórica blasfema com o Corão, pois compara a Mãe de Deus com o pedófilo falso-profeta fundador do Islamismo: 

“Maomé não corresponde a Cristo, mas a Maria, o portador humano do Verbo divino; Cristo não é Maomé, é o Verbo divino, o Logos, Kalimat’ullah”. 
http://www.olavodecarvalho.org/lembrete-de-natal/



-> FALSAS PROFECIAS


-Escreveu no seu “clássico” de 97 que votaria no PT se ele propagasse o socialismo puro, “sem gurus”. Disse ali que o Lula é um homem decente (”Nova Era e Revolução Cultural”, 3 Ed., Apêndice II, Nota). 

Ele tirou do ar. Vejam no wayback machine (site que guarda páginas antigas da internet): https://web.archive.org/web/20160303201850/http://www.olavodecarvalho.org/livros/nept.htm

- “O Brasil se dividirá entre olavettes e não olavettes”. 

Nosso Senhor Jesus Cristo disse que veio para trazer a espada, mas parece aqui que a profecia tem a ver com as idéias de Olavo (lembramos que muitos ditos olavettes já viraram "traidores do movimento": o caso mais conhecido é o de Felipe Moura Brasil, que o popularizou no Brasil ao editar um livro seu em uma editora grande):
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10152149727977192

- Exemplo da falta de critério no que acredita: crédito a uma previsão furada em 2012

 Olavo de Carvalho · 15 de novembro de 2012 ·

"Lembram-se da previsão do Euclides de Oliveira, de que em 13 de novembro de 2012 aconteceria algo que afetaria os destinos do mundo? A morte do comandante militar do Hamas JÁ criou um estado de guerra".


https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151244193417192






 

-> IMORALIDADES


- Contou sua experiência fumando maconha

“Fumei maconha duas vezes. Numa delas tive uma taquicardia dos diabos, com a mente paradoxalmente calma. Na outra -- a mais interessante -- eu fechava os olhos e via o meu próprio pensamento como formas geométricas coloridas fluindo no espaço. Era bonito, mas aí eu ficava contemplando a forma visível das minhas idéias e dali a pouco não sabia mais a respeito do quê estava pensando. Hoje sei que a "revolução copernicana" de Kant consiste precisamente nisso, só que não passa logo como o efeito da maconha. Quando digo que Kant é pior que maconha, não é piada”.
https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/685892104896200

- Contou suas experiências em um prostíbulo

Não recomendamos ver, pois é altamente imoral e esdrúxulo.
https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/282060655279349

- Contou experiência homossexual com regozijo. Não recomendamos ver, pois é altamente imoral e esdrúxulo.

“Momentos inesquecíveis: 
Quando eu estava no ginásio, um colega meu, negão parrudo, propôs que tivéssemos uma experiência homossexual....”
(Não recomendamos ver, pois é altamente imoral. https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10154275867757192)

Contraste com a Tradição (respondendo objeções que Olavo e outros colocam para justificar essas coisas): Bíblia e santos sobre a modéstia no falar, como palavrões, chocarrice, etc. Respostas às objeções

Sobre o vício do falar imodesto, por Santo Afonso Maria de Ligório



-> MENTIRAS E CONTRADIÇÕES


- Criticou os EUA em seu “famoso” livro, mas depois passou a defender o país (aqui visamos somente mostrar a contradição do “Magnum opus” do filósofo):
http://accao-integral.blogspot.com.br/2014/07/eua-berco-da-revolucao-mundial.html?spref=fb

- Mentiu sobre o Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, conhecido mundialmente, com milhões de cópias vendidas mundialmente, discípulos no mundo todo, e que também teve a TFP, sociedade fundada por ele, atacada por muitos atentados terroristas em vários países:

"Não morro de amores pela TFP e não hesitaria, noutras circunstâncias, em argumentar que é estúpida e herética, mas não vejo sentido em bater em quem já está apanhando". 

Disse isso na época que a TFP estava sendo internamente processada e dividida.
http://www.olavodecarvalho.org/dogma-e-a-mentira/

"Bem, nada tenho contra o dr. Plinio, mas ele viveu numa época em que era muito mais perigoso ser comunista do que anticomunista. O único risco que ele correu na vida foi o de que acabasse o seu estoque de água Perrier.

E, malgrado todos os seus méritos, a instituição que ele fundou, com todo o dinheiro que recebeu do Lindenberg e de outros patrocinadores, nunca produziu os resultados práticos que eu produzi sem patrocinador nenhum.

O problema do dr. Plinio é que ele era chique demais. Para falar ao coração do povo é preciso uma certa dose de breguice congênita."

https://olavodecarvalhofb.wordpress.com/2015/06/18/dr-plinio-2/

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153248344402192&set=a.10150106636082192.289910.698992191&type=1&permPage=1&hc_location=ufi


Esta frase aqui abaixo de 2015 contradiz a acusação acima de que a TFP “é estúpida e herética” (não remendamos ver pelo linguajar utilizado):

"(...) O dr. Plinio está irremediavelmente falecido e eu nunca falei mal dele. Por que querem me indispor com o defunto?"
 https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/486169784868434

- Posição dúbia e mutável sobre o cismático Dom Marcel Lefebvre

Em 2008 falou que a Igreja deveria pedir desculpas a Dom Marcel, isto é, foram excomungados injustamente.

“Roma é que tem voltar à plena comunhão com eles, Dom Lefebvre nunca fez nada de errado, eles é que estão errados, o Papa, Bento XVI tem que ir lá pedir desculpas para ele, eles foram punidos sem ter feito nada, o delito deles foi ser cristãos e ter agido com sua consciência (...) ”  True Outspeak - 2008-06-30, 32:30-33:16 (não recomendamos ver, pois há palavrões)
https://www.youtube.com/watch?v=pYBiHinjB4g

Já em 2017 diz que foram excomungados.

"Um padre da Sociedade São Pio X proibiu um jovem de entrar na sua igreja porque este era meu amigo.
OK, siô padre. Vá me julgando sem me conhecer, só pelo zunzum que, na sua cabeça, vale como Palavra de Deus.
Mas, infelizmente, você e sua turma é que foram excomungados. Eu não".
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10155180451297192

Pouco depois de dizer que foram excomungados, diz que a excomunhão foi suspensa (provavelmente porque está cheio de admiradores lefebvristas). Mesmo assim ainda contradiz sua posição de 2008 acima.

“ (...) A excomunhão deles já foi suspensa, mas ela é um fato histórico que deveria induzir à humildade, não à arrogância. Muito menos à arrogância maledicente.”
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10155182333887192

- Invés de lamentar seu passado islâmico, reconhecendo que no passado inspirou uma comunidade islâmica, assim como inspirou seu filho a ser muçulmano, age como nunca tivesse feito nada disso. Caso tivesse lamentado esse passado, calaria todos os críticos, ao mesmo tempo que serviria de edificação a muitos.

Clique para ver maior


Print das partes de trechos de um estudo.

Sidi Muhhamad Isa, reconhecido pela foto, é Tales de Carvalho, filho de Sidi Muhhamad, ou Olavo de Carvalho, como era chamado na tariqa antigamente. 

Logo, o “parente muito próximo”, que foi um dos fundadores da Tariqa Maryammiyya, é o pai, Olavo de Carvalho.

Estudo completo: http://www.ibeipr.com.br/conteudo/academicos/misticaislamica.pdf



Clique para ver maior
Outro prova apareceu no dia 16 de setembro de 2017, quando uma das filhas de Olavo, Heloisa de Carvalho Martin Arribas, escreveu uma carta aberta na rede social facebook contando várias imoralidades do pai, confirmando a história da seita islâmica que ele fundou. O trecho da carta relevante para o que mostramos aqui:

"Na comunidade muçulmana que você criou em sua casa na Bela Vista, todos te apoiavam e te seguiam incondicionalmente. Na época, eu não sabia que aquilo era uma seita. Quando tudo explodiu, as pessoas te largaram, muitas sumiram e algumas ficaram loucas. Como no caso da Liana, uma pessoa boa que você usou, de quem você realmente pegou dinheiro indevidamente e que te processou por isso. Ela só não ganhou porque estava perturbada demais para ser sensata no processo, e você acabou beneficiado pelo “in dubio pro reo” ". 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10210074946015877&set=a.3374073596327.2125697.1403927290&type=3




-> CONCLUSÃO

Esta lista de pontos do pensamento de Olavo de Carvalho que contrastam com artigos que iluminam a doutrina Católica Tradicional deve ser suficiente para que o próprio ou algum admirador veja que é a Santa Igreja o caminho a ser seguido, apesar da crise atual Nela.

Rezemos para que o Olavo, que é uma pessoa com capacidade intelectual e cultura, se curve diante de Nossa Senhora Co-Redentora, e faça assim que tantos outros se curvem também, entre os quais estaremos nós, em ação de graças por isso e pedindo perdão pelos nossos pecados.