Syllabus Olavo de Carvalho: "depondo" o Papa, má filosofia, flertes com heresias, falsas profecias, blasfêmia, imoralidade e mentiras

Com a graça da Virgem Santíssima esperamos que aqueles que possuem apreço sentimental por Olavo de Carvalho (1947-2022), vejam este artigo com isenção de ânimo, avaliando as fontes aqui dispostas para cada tópico salientado. De fato, é na tradição da Igreja Católica que se encontra a verdade sobre qualquer assunto. Esta lista (Syllabus) fazemos sem nenhuma intenção além do limite do estado laical.

Outras compilações:

Bíblia, Papas, Santos e Teólogos sobre a luta histórica entre duas forças, sendo a Igreja a Direita. Refutando "direita e esquerda são ruins"

Clique aqui para ver mais syllabus contra várias falsa-direitas 





-> MÁ FILOSOFIA


- É notório que Olavo separa a filosofia da teologia. Muitos alegam que seus erros teológicos são irrelevantes por causa disso, mas é preciso mostrar que tal erro é o racionalismo combatido há séculos pela Igreja e seus santos filósofos como S. Tomás e São Boaventura.

Contraste com a Tradição: Escritura, Papas e Santos falaram contra o racionalismo que coloca a filosofia antes da teologia, ou separa as duas 

- É notório também que Olavo não se declara tomista, quando a Igreja exige que o católico seja tomista filosoficamente.

Contraste com a Tradição: Pio XII: “É, pois, altamente deplorável que hoje em dia desprezem alguns a filosofia que a Igreja aceitou e aprovou...”
Papas contra a educação laica, neutra, mista (aos dois sexos juntos), sem filosofia cristã e com professores e alunos a-católicos 






-> CISMA na ramificação "Bentovacantista"


-> Cisma com a Santa Igreja Católica ao não aceitar a cabeça visível Dela e Sua hierarquia ou Bentovacantismo, termo cunhado pelo filósofo Edward Feser

19 de fevereiro de 2016: "Para mim, o Papa ainda é Bento XVI e fim de papo. Um Papa de verdade jamais sairia abraçando Fidel Castro e fazendo intriga contra Donald Trump. Aliás nem se meteria na disputa eleitoral de um país estrangeiro. Bergoglio é um sinal dos tempos. A profecia de La Salette está se cumprindo bem diante dos nossos olhos".
https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/599146823570729

21 de set de 2015: “.@pontifex_pt Esse homem não é Papa coisíssima nenhuma.”
https://twitter.com/odecarvalho/status/646099984115466240


9 de Junho de 2020, no Facebook:
"O Bergóio não apenas não é Papa; ele não é mais nem mesmo um membro da Igreja."

https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10158300779722192

Mesmo assim, era confuso sobre sua própria posição, e querendo fazer piada com o Santo Padre, como em 14 de jul de 2015, disse: "Sou um novo tipo de sedevacantista: não proclamo que o trono de Pedro está vazio, mas que é ocupado por uma cabeça vazia."
https://twitter.com/odecarvalho/status/621001458692042752


Contraste com a Tradição: Teólogos sobre a eleição não-canônica de um Papa ser válida, enquanto aceita universalmente, e outras possibilidades de ser dúbio



- Xingou o Cardeal de São Paulo com palavrões, e "proclamou publicamente" sua excomunhão, como se tivesse autoridade para tal


"ODILO SCHERER: Desafio você, publicamente, para um debate sobre o tema "VOCÊ ESTÁ EXCOMUNGADO OU NÃO?' " 9:43 AM · 22 de abr de 2015
https://mobile.twitter.com/OdeCarvalho/status/590858477796364288

Atenção: não queremos defender aqui a doutrina e prática do Cardeal, nem criticá-la, mas tão somente notar o fato que excomunhão automática de um prelado da Santa Igreja não compete ao leigo, e sim ao Sumo Pontífice. Se coubesse aos leigos proclamar a excomunhão automática dos outros, teríamos feito aqui com o Olavo antes mesmo deste entrar em cisma, dado que heresia, como parece sustentar (Deus sabe até onde foi sua aderência, ou se afirmava teses teológicas sem levar nada a sério), também é caso de excomunhão automática.

É triste notar como ele começou "depondo" Cardeais, e acabou "depondo" o Papa. Um abismo leva ao outro, diz a Sagrada Escritura. 



Xingando o Cardeal de comunista com palavrões: proclamando a excomunhão do Cardeal de São Paulo. Não recomendamos ver pelos palavreados.
https://www.youtube.com/watch?v=rSxL02k_9MI
https://mobile.twitter.com/OdeCarvalho/status/590666609485811713








-> FLERTES COM HERESIAS



- Contra a Doutrina Social da Igreja:

"[...] Daí a contradição grosseira das doutrinas sociais da Igreja, que, celebrando da boca para fora a livre iniciativa em matéria econômica, continuam a condenar o capitalismo liberal como um regime baseado no individualismo egoísta, e terminam por favorecer o socialismo [...]".

http://www.olavodecarvalho.org/textos/capitalismoecristianismo.htm

Caso for tirada do ar: https://web.archive.org/web/20150406073140/http://www.olavodecarvalho.org/textos/capitalismoecristianismo.htm

"É por isso que acho inútil qualquer teoria normativa sobre o que a sociedade deveria ser. Toda "ética política" -- inclusive a doutrina social da Igreja -- acaba dando encrenca. Deus, pensando nisso, fez os Dez Mandamentos para cada pessoa em particular, não para as sociedades." (nos comentários).

https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10152096276912192?comment_id=28980471&offset=0&total_comments=17

Contraste com a Tradição: Papas sobre a obrigatoriedade da Doutrina Social da Igreja ao católico
 
Bíblia, Papas e Santos confirmam: "fora da Igreja não há salvação"

- Disse ter entendido o cristianismo com René Guenon, um islâmico-maçom
https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/294098574075557

- Promoveu astrologia horária ensinada pelo filho Luiz Gonzaga.

Tipo de astrologia em que se faz perguntas como: "Conseguirei o emprego X?". 


Se duas pessoas fazem duas perguntas idênticas em momentos distintos, qual mapa vale? Se só a primeira que pensou no assunto, os astros determinam a vinda da pergunta, ou seja, determinismo minador do livre-arbítrio. Se se pode perguntar de novo, mais de um mapa pode responder, o que é contraditório, pois basta perguntar muitas vezes para termos respostas diferentes e até opostas.
https://web.archive.org/web/20100829093328/http://www.olavodecarvalho.org/textos/curso2.htm

Contraste com a Tradição: Doutrina Católica sobre a Astrologia com textos de S. Tomás, S. Agostinho, S. Afonso, Sixto V, etc

-Negou que a Nova Aliança tenha abolido a antiga:

“No que diz respeito aos judeus em especial, uma conclusão daí se segue inapelavelmente. Se D-us, ao instituir o sacrifício da missa, quisesse abolir no mesmo instante o antigo sacrifício mosaico, Ele o teria feito de maneira explícita e inequívoca. Se Ele não o fez, o mandato da Igreja não revoga o de Israel” (Visão Judaica, n. 25, agosto de 2004)
https://web.archive.org/web/20140707095323/http://www.olavodecarvalho.org/textos/visaojudaica_ago2004.htm

Contraste com a Tradição: As prefiguras da Santa Missa no antigo testamento. O sacrifício da Santa Missa revoga o sacrifício antigo.

-“Para consertar o Brasil é preciso consertar duas coisas primeiro: a Igreja Católica e a Maçonaria.” Olavo de Carvalho, 11 de Abril de 2015.
https://twitter.com/OdeCarvalho/status/586954805362429952

Contraste com a Tradição: Maçonaria: análise moral e teólogica. Vedado aos católicos apoiar ou ingressar. Seita-mestra da Revolução inimiga da Igreja. Falam os Papas

- Crê que a tariqa, seita esotérica islâmica secreta de natureza semelhante à maçonaria, em si mesma não é ruim (visualizar nos comentários)
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10152529104397192

- Elogiou o Corão afirmando que não veio do homem, mas de algo além. Como não afirma vir do inferno, sobra a opção de que as falsas revelações à Maomé são de origem divina. 

“É um fenômeno extraordinário, pelo fato de que o receptor da mensagem é totalmente analfabeto, e o corão não só é uma obra prima da língua árabe, mas é a obra-prima, é a obra modelar da língua árabe, ela praticamente funda a língua árabe. Não existe um fenômeno literário similar que a gente possa comparar, mas mais ou menos, mutatis mutandi, guardada as devidas proporções, nós diríamos que o Corão tem para a língua árabe a função inaugural, fundante que a tradução da Bíblia em alemão teve para a cultura alemã, a tradução de Lutero. Mas mesmo assim a comparação é falha, pois o Corão fixa os padrões gramaticais, estilísticos, que até hoje vigoram na língua árabe. 

O fenômeno em si já é tão esquisito. Como que um sujeito que não sabe escrever, ele pega uma coisa dessa e dita? A possibilidade dele ter inventado aquilo é praticamente nula”.

Filosofia Islâmica – Aula 12 – História da Filosofia
https://www.youtube.com/watch?v=khc5b3_v40Y

Contraste com a tradição (São Tomás de Aquino): "No entanto, os iniciadores de seitas errôneas seguiram caminho oposto, como se tornou patente em Maomé.

Ele (Maomé) seduziu os povos com promessas referentes aos desejos carnais, excitados que são pela concupiscência. Formulou também preceitos conformes àquelas promessas, relaxando, desse modo, as rédeas que seguram os desejos da carne. Além disso, não apresentou testemunhos da verdade, senão aqueles que facilmente podem ser conhecidos pela razão natural de qualquer medíocre ilustrado. Além disso, introduziu, em verdades que tinha ensinado, fábulas e doutrinas falsas. Também não apresentou sinais sobrenaturais. Ora, só mediante estes há conveniente testemunho da inspiração divina, enquanto uma ação visível, que não pode ser senão divina, mostra que o mestre da verdade está inspirado de modo invisível. Mas Maomé manifestou ter sido enviado pelo poder das armas, que também são sinais dos ladrões e dos tiranos. Ademais, desde o início, homens sábios, versados em coisas divinas e humanas, nele não acreditaram. Nele, porém, acreditaram homens que, animalizados no deserto, eram totalmente ignorantes da doutrina divina. No entanto, foi a multidão de tais homens que obrigou os outros a obedecerem, pela violência das armas, a uma lei. Finalmente, nenhum dos oráculos dos profetas que o antecederam dele deu testemunho, visto que ele deturpou com fabulosas narrativas quase todos os fatos do Antigo e do Novo Testamento. Tudo isso pode ser verificado ao se estudar a sua lei. Já também por isso, e de caso sagazmente pensado, não deixou para leitura de seus seguidores os livros do Antigo Testamento, para que não o acusassem de impostura. Fica assim comprovado que os que lhe dão fé à palavra creem levianamente"

(Suma contra os Gentios, Livro I, Capítulo VI). 




- Confirmou as teses do filho que incentivava a começar a conhecer a religião pela religião dos seus pais, mesmo sendo estes hereges:

Resumo do hangout:
29:00 - É preciso estudar alguns anos uma e outra religião para compará-las
30:30 - É difícil comparar as religiões
31:45 - Vai na mais próxima de você, na de sua família, se aquela não for a sua religião, mude, mas tente
35:35 - Ponto de vista religioso dos antepassados é mais vantajoso
36:55 – “Isso é perfeito” diz Olavo, o pai.

Hangout Prof. Olavo de Carvalho & Prof. Luiz Gonzaga de Carvalho
Canal ICLS: https://www.youtube.com/watch?v=DDAojGlTawM

Contraste com a Tradição:
Bíblia, Papas e Santos confirmam: "fora da Igreja não há salvação"




-Afirmou que Maomé, fundador de uma religião falsa que tanto perseguiu a Santa Igreja, era um santo

Em áudio disponível no youtube (em ocasião não identificada):

“Se você estudar a vida de Maomé, você vai ver: o senso de justiça, de equilíbrio, de bondade, esse cara era um negócio do outro mundo, o sujeito era um santo (...)".



Contraste com a Tradição: Bíblia, Papas e Santos confirmam: "fora da Igreja não há salvação"






-> BLASFÊMIA



- Escreveu Mensagem de Natal fazendo uma comparação metafórica blasfema com o Corão, pois compara a Mãe de Deus com o pedófilo falso-profeta fundador do Islamismo: 

“Maomé não corresponde a Cristo, mas a Maria, o portador humano do Verbo divino; Cristo não é Maomé, é o Verbo divino, o Logos, Kalimat’ullah”. 
http://www.olavodecarvalho.org/lembrete-de-natal/









-> FALSAS PROFECIAS


-Escreveu no seu “clássico” de 1997 que votaria no PT se ele propagasse o socialismo puro, “sem gurus”. Disse ali que o Lula é um homem decente (”Nova Era e Revolução Cultural”, 3a Ed., Apêndice II, Nota). 

"Aos que, lido este apêndice, enxergarem no autor um hidrófobo antipetista, advirto que votei em Lula para presidente e o faria de novo, com prazer, se ele tomasse as seguintes providências:

l. Banir do seu partido o elenco de vedettes intelectuais que, formadas numa atmosfera marxista, e apegadas a ela como um bebê à saia da mãe, insistem em manter aprisionado nela o movimento socialista que anseia por novas idéias. Exorcizar de vez os fantasmas de Marx, Lênin, Débray, Althusser, Gramsci e tutti quanti, e permitir que a idéia socialista cresça livre de gurus e totens."

Saiu do ar. Confiram na íntegra no wayback machine (site que guarda páginas antigas da internet): https://web.archive.org/web/20160303201850/http://www.olavodecarvalho.org/livros/nept.htm

Contraste com a Tradição: Papas falaram contra o comunismo e o socialismo?

- “O Brasil se dividirá entre olavettes e não olavettes”. 

Nosso Senhor Jesus Cristo disse que veio para trazer a espada. Entretanto, para alguns a profecia parece se cumprir com Olavo também. Pelo menos algo é certo após a comparação: muitos olavettes viraram "judas". O caso mais conhecido é o de Felipe Moura Brasil, que popularizou o autor no Brasil ao organizar um livro seu por uma editora notória. Fonte da afirmação:
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10152149727977192

- Exemplo da falta de critério no que acredita: crédito a uma previsão furada em 2012

 Olavo de Carvalho · 15 de novembro de 2012 ·

"Lembram-se da previsão do Euclides de Oliveira, de que em 13 de novembro de 2012 aconteceria algo que afetaria os destinos do mundo? A morte do comandante militar do Hamas JÁ criou um estado de guerra".


https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151244193417192






 

-> IMORALIDADES (torpilóquio, conversas indiscretas, etc)


- Contou sua experiência fumando maconha

“Fumei maconha duas vezes. Numa delas tive uma taquicardia dos diabos, com a mente paradoxalmente calma. Na outra -- a mais interessante -- eu fechava os olhos e via o meu próprio pensamento como formas geométricas coloridas fluindo no espaço. Era bonito, mas aí eu ficava contemplando a forma visível das minhas idéias e dali a pouco não sabia mais a respeito do quê estava pensando. Hoje sei que a "revolução copernicana" de Kant consiste precisamente nisso, só que não passa logo como o efeito da maconha. Quando digo que Kant é pior que maconha, não é piada”.
https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/685892104896200

- Contou suas experiências em um prostíbulo

Não recomendamos ver. Altamente imoral e esdrúxulo.
https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/282060655279349

- Contou experiência homossexual com regozijo. Não recomendamos ver. Repugnante e esdrúxulo.

“Momentos inesquecíveis: 
Quando eu estava no ginásio, um colega meu, negão parrudo, propôs que tivéssemos uma experiência homossexual....”
(Não recomendamos clicar, pois é altamente imoral: https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10154275867757192)

Contraste com a Tradição (respondendo objeções que Olavo e outros colocam para justificar o falar impuro): Bíblia e santos sobre a modéstia no falar, como palavrões, chocarrice, etc. Respostas às objeções

Sobre o vício do falar imodesto, por Santo Afonso Maria de Ligório








-> MENTIRAS E CONTRADIÇÕES


- Criticou os EUA em livro. Depois passou a defender o país (aqui visamos somente mostrar a contradição do “Magnum opus” do filósofo):
http://accao-integral.blogspot.com.br/2014/07/eua-berco-da-revolucao-mundial.html

- Mentiu sobre Plinio Corrêa de Oliveira, conhecido além das fronteiras, com milhões de cópias vendidas. A TFP, sociedade que fundou, foi alvo de muitos atentados terroristas em vários países, onde inspirou co-irmãs:

"Não morro de amores pela TFP e não hesitaria, noutras circunstâncias, em argumentar que é estúpida e herética, mas não vejo sentido em bater em quem já está apanhando". 

Dito quando a TFP estava sendo internamente processada e dividida.
http://www.olavodecarvalho.org/dogma-e-a-mentira/

"Bem, nada tenho contra o dr. Plinio, mas ele viveu numa época em que era muito mais perigoso ser comunista do que anticomunista. O único risco que ele correu na vida foi o de que acabasse o seu estoque de água Perrier.

E, malgrado todos os seus méritos, a instituição que ele fundou, com todo o dinheiro que recebeu do Lindenberg e de outros patrocinadores, nunca produziu os resultados práticos que eu produzi sem patrocinador nenhum.

O problema do dr. Plinio é que ele era chique demais. Para falar ao coração do povo é preciso uma certa dose de breguice congênita."

https://olavodecarvalhofb.wordpress.com/2015/06/18/dr-plinio-2/

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153248344402192&set=a.10150106636082192.289910.698992191&type=1&permPage=1&hc_location=ufi


Esta frase abaixo de 2015 contradiz a acusação acima de que a TFP “é estúpida e herética” (não remendamos ver pelo linguajar utilizado):

"(...) O dr. Plinio está irremediavelmente falecido e eu nunca falei mal dele. Por que querem me indispor com o defunto?"
 https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/486169784868434

- Leitores de Olavo de Carvalho reconhecem:
"O Olavo de Carvalho foi escrever uma década atrás o que o Plinio escreveu há sessenta anos. Em boa parte, e não tudo".

Mantendo espiral do silêncio em relação a Dr. Plinio, principalmente quando trata da história do pensamento conservador brasileiro, Olavo ventila a falsa idéia de seu pioneirismo no embate direitista brasileiro.

Esta não é uma observação original. Diz um conservador no youtube em 2021 (descrição do vídeo):

"Plínio Correa de Olíveira foi talvez o mais importante escritor conservador do Século XX. Muito antes de Olavo de Carvalho escrever sobre a mentalidade revolucionária dos pós-modernos e globalistas, Plínio já os explicava e revelava os planos dos mesmos de destruir os nossos valores. Plínio fundou também uma das maiores organizações de caráter conservador do mundo, a TFP".

O expositor do canal fala assim (texto sem revisão do autor): "Quando eu li o livro do Plinio, o livro que iremos comentar hoje, Revolução e Contra-Revolução, eu já tinha lido Olavo de Carvalho, "o mínimo que você precisa saber para não ser um idiota", bastante coisa do Olavo, outros autores mais modernos.

Quando eu li Plinio Corrêa de Oliveira, a primeira coisa que me veio à mente foi: ele está escrevendo muita coisa que outros já escreveram. Ele está escrevendo muita coisa que o Olavo escreve.

Inclusive parágrafos inteiros do livro do Plinio são muito similares aos que você vai encontrar no Plinio (...).

Mas eu recomendo muito. Leiam. O Olavo de Carvalho foi escrever uma década atrás o que o Plinio escreveu há sessenta anos. Em boa parte, e não tudo. Há coisa que o Olavo criou também que não foi escrita pelo Plinio".


(Revisão Conservadora - Revolução e Contra Revolução de Plínio Correa de Oliveira, canal  "Aventuras da História Brasileira". Visto em 02/03/2021: https://youtu.be/yoomKHW2DDs?list=LL&t=1769)

- Posição dúbia e mutável sobre o cisma lefebvrista

2008: a Igreja deveria pedir desculpas a Dom Marcel, isto é, foram excomungados injustamente.

“Roma é que tem voltar à plena comunhão com eles, Dom Lefebvre nunca fez nada de errado, eles é que estão errados, o Papa, Bento XVI tem que ir lá pedir desculpas para ele, eles foram punidos sem ter feito nada, o delito deles foi ser cristãos e ter agido com sua consciência (...) ”  True Outspeak - 2008-06-30, 32:30-33:16 (não recomendamos ver, pois há palavrões)
https://www.youtube.com/watch?v=pYBiHinjB4g

2017: os lefebvristas foram excomungados.

"Um padre da Sociedade São Pio X proibiu um jovem de entrar na sua igreja porque este era meu amigo.
OK, siô padre. Vá me julgando sem me conhecer, só pelo zunzum que, na sua cabeça, vale como Palavra de Deus.
Mas, infelizmente, você e sua turma é que foram excomungados. Eu não".
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10155180451297192

Pouco depois deste lembrete da excomunhão, afirmou que a excomunhão foi suspensa (provavelmente porque tinha admiradores lefebvristas). Mesmo assim ainda contradiz sua posição de 2008 acima:

“ (...) A excomunhão deles já foi suspensa, mas ela é um fato histórico que deveria induzir à humildade, não à arrogância. Muito menos à arrogância maledicente.”
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10155182333887192

- Invés de lamentar seu passado islâmico, reconhecendo que no passado inspirou uma comunidade islâmica, assim como inspirou seu filho a ser muçulmano, age como nunca tivesse feito nada disso. Caso tivesse lamentado esse passado, calaria todos os críticos, ao mesmo tempo que serviria de edificação a muitos.

Clique para ver maior


Print das partes de trechos de um estudo.

Sidi Muhhamad Isa, reconhecido pela foto, é Tales de Carvalho, filho de Sidi Muhhamad, ou Olavo de Carvalho, como era chamado na tariqa antigamente. 

Logo, o “parente muito próximo”, que foi um dos fundadores da Tariqa Maryammiyya, é o pai, Olavo de Carvalho.

Estudo completo: http://www.ibeipr.com.br/conteudo/academicos/misticaislamica.pdf



Clique para ver maior

Outra prova emergiu no dia 16 de setembro de 2017, quando uma das filhas de Olavo, Heloisa de Carvalho Martin Arribas, escreveu uma carta aberta na rede social facebook contando várias imoralidades do pai, e confirmando a seita islâmica que ele fundou. O trecho da carta relevante para o objetivo aqui:


"Na comunidade muçulmana que você criou em sua casa na Bela Vista, todos te apoiavam e te seguiam incondicionalmente. Na época, eu não sabia que aquilo era uma seita. Quando tudo explodiu, as pessoas te largaram, muitas sumiram e algumas ficaram loucas. Como no caso da Liana, uma pessoa boa que você usou, de quem você realmente pegou dinheiro indevidamente e que te processou por isso. Ela só não ganhou porque estava perturbada demais para ser sensata no processo, e você acabou beneficiado pelo “in dubio pro reo” ". 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10210074946015877&set=a.3374073596327.2125697.1403927290&type=3







-> CONCLUSÃO

Esta lista de pontos do pensamento de Olavo de Carvalho que contrastam com artigos que iluminam a doutrina Católica Tradicional deve ser suficiente para que algum admirador veja que é a Santa Igreja o caminho a ser seguido, apesar da crise atual Nela.

Rezemos para que os admiradores do Olavo, uma pessoa que teve capacidade intelectual e cultura, se curvem diante de Nossa Senhora Co-Redentora, e façam assim que tantos outros se curvem também, entre os quais estaremos nós, em ação de graças por isso e pedindo perdão pelos nossos pecados.